ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri) by advisor "Cordeiro, Leandra"
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- Abandono Escolar no Ensino SuperiorPublication . Dias, Alexandra Raquel Jesus; Ribeiro, Esperança Jales; Cordeiro, LeandraO abandono no Ensino Superior constitui-se como uma problemática que evidencia uma situação de risco, sendo que os motivos que o desencadeiam podem ser de cariz social, financeiro, familiar, psicológico, ou outros. A decisão de abandonar um percurso de formação pode vir a ter um impacto preponderante no resto da vida dos implicados e, também no futuro do desenvolvimento do país, uma vez que, acarreta uma redução de profissionais qualificados. Este fenómeno tem ganho maior expressão a nível político e social, e como tal, objeto de atenção para a comunidade científica e para as Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo prende-se com o conhecimento e a análise da relação entre os fatores explicativos do abandono em alunos de uma IES e os dados de natureza sociodemográfica dos respondentes. A metodologia usada é de natureza quantitativa, e o instrumento utilizado para a recolha de dados incidiu num inquérito por questionário, organizado para o efeito, passado a várias licenciaturas de uma IES Politécnica do Centro do país. A amostra é constituída por 231 estudantes, em que 62,8% são do género feminino e 37,2% são do género masculino. Para a análise dos dados utilizou-se o programa informático SPSS para o Windows, versão 23. No respeitante aos resultados, apresentam-se os motivos que os estudantes consideram que estão relacionados com o abandono, assim como as estratégias que podem ser implementadas para o mitigar. Relativamente à análise inferencial não se encontraram diferenças significativas nos fatores com maior relevância na justificação do abandono, em função dos dados sociodemográficos. Em relação ao descontentamento com o curso foram encontradas diferenças significativas, o que permite concluir que esta variável acabará por ter um peso entendido como determinante na explicação do abandono.
- Dinâmicas relacionais e ajustamento parental em famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: contributos de um estudo de casoPublication . Neto, Márcia Cristina da Costa Simões; Felizardo, Sara; Cordeiro, LeandraA família, enquanto suporte social da criança, interfere significativamente no seu bemestar. Uma família com uma boa dinâmica, estrutura e organização, possivelmente tende a conseguir proporcionar à criança mais estabilidade, meios e apoio em diversos contextos, principalmente, a nível escolar. Após o conhecimento do diagnóstico, estas famílias terão de aprender a se reorganizar. Novas responsabilidades, tarefas e rotinas surgirão, às quais, é expectável que estas famílias consigam responder. Pautando-se este estudo pelo paradigma qualitativo, com a realização de um estudo de caso de sujeito único, a questão central desta investigação é “Quais as perceções de pais e técnicos sobre as dinâmicas relacionais e mudanças familiares no contexto de ajustamento parental ao diagnóstico, educação e cuidado de uma criança com PEA?” Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada, a desenvolver-se numa lógica de entrevista exploratória, tendo sido realizada aos pais e à técnica de Intervenção Precoce na Infância (IPI); pesquisa documental (relatórios clínicos, desenvolvimentais e escolares, bem como planos de intervenção); escalas de avaliação familiar, Índice de Stress Parental; genograma e ecomapa. Evidenciam-se os principais resultados obtidos, a saber: toda a família sofreu alterações nas rotinas após o diagnóstico e apresenta níveis expressivos de stress parental, em especial no Domínio dos Pais. No que toca aos recursos, a técnica de Intervenção Precoce na Infância teve um papel crucial no processo de educação e inclusão e, no suporte social, destaca-se a família alargada. O processo de inclusão escolar ocorreu sem grandes percalços, tendo a escola um impacto bastante positivo na vida da criança. Por fim, esta família não sentiu grandes mudanças devido ao confinamento e todas as outras restrições devido ao Covid-19.
- Intervenção com uma Família sobre a Implementação de Regras e LimitesPublication . Alves, Mariana Martins; Cordeiro, Leandra; Fonseca, SusanaAs famílias multidesafiadas são famílias em risco psicossocial, uma vez que as funções familiares são realizadas de forma insatisfatória. Nas famílias em risco existe uma maior probabilidade das crianças não receberem os cuidados básicos necessários. O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) é uma resposta social em que o profissional intervém diretamente com a família, tendo como intuito ajudar a criar as competências parentais necessárias. Assim, os programas de educação parental são uma das principais estratégias. O CAFAP tem como principais objetivos proporcionar a parentalidade positiva, garantir a satisfação das necessidades emocionais e sociais das crianças e/ou jovens, entre outros. O estágio foi realizado no CAFAP da Guarda, que tem como modalidades a Preservação Familiar, a Reunificação Familiar e o Ponto de Encontro Familiar, sendo esta uma das respostas das Aldeias SOS da Guarda. Esta resposta integra o Programa de Fortalecimento Familiar. Ao longo do estágio foram realizadas várias atividades, nomeadamente visitas domiciliárias; participação nas reuniões de equipa e nas supervisões externas; participação nos programas de educação parental, etc. Para a intervenção realizada com uma família do CAFAP da Guarda, as atividades foram baseadas em três eixos de intervenção, e em cada eixo foram delineados objetivos a cumprir. O primeiro eixo foca-se na criação de atividades relacionadas com o estabelecimento de regras e limites, para tal foi efetuada a atividade do sistema de pontos. O segundo eixo destaca a realização de atividades baseadas numa disciplina positiva, sendo um dos objetivos a importância de elogiar o outro. O terceiro eixo prioriza o desenvolvimento das competências emocionais, como por exemplo aprendermos a autoelogiarmo-nos. De forma geral, esta intervenção teve uma receção positiva, uma vez que a família demonstrou estar sempre disponível para qualquer necessidade que surgisse. As atividades foram fundamentais e de certa forma contribuíram para auxiliar tanto os pais quanto a criança envolvida.