Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Aguiar, Maria Cristina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-EscolarPublication . Cairrão, Daniela Alexandra da Costa; Aguiar, Maria Cristina; Gomes, HelenaO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais, mais propriamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e ainda uma investigação que tem como título “As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação PréEscolar”. No que diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas, pode referir-se que foi feita uma análise sobre as experiências vividas em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os Padrões de Desempenho Docente. O trabalho de investigação realizado teve como objetivo averiguar as conceções e práticas dos educadores de infância relativamente ao potencial didático das canções infantis na aprendizagem da Matemática, pois através da pesquisa bibliográfica foi possível averiguarmos uma forte conexão entre estas duas áreas e sabemos que na aprendizagem e desenvolvimento das crianças as várias áreas do saber estão fortemente articuladas. Desta forma, foram feitas entrevistas semiestruturadas a alguns educadores de infância, de modo a compreendermos se essa mesma articulação era feita e de que forma. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer a perspetiva dos educadores de infância relativamente às canções infantis como sendo um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Conseguimos concluir que os educadores utilizam frequentemente as canções para a aprendizagem da Matemática.
- O contributo da expressão musical para o desenvolvimento do oral das crianças que frequentam educação pré-escolarPublication . Castro, Ana Catarina Cunha Santos; Balula, João Paulo Rodrigues; Aguiar, Maria CristinaO presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso, bem como uma investigação que pretende perceber qual o contributo da expressão musical para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em idade pré-escolar. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a entrevistas a educadores de infância do concelho de Viseu e do concelho de Fafe. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim-de-infância é muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, contribuindo para promoção da interdisciplinaridade ao nível das diferentes áreas de conteúdo.