ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Cordeiro, Leandra"
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- Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco: Relatório de Estágio realizado numa EMATPublication . Lima, Joana Catarina Cardoso; Cordeiro, Leandra; Ribeiro, Esperança JalesO presente Relatório reflete sobre o Estágio realizado num Centro Distrital do norte do país Instituto de Segurança Social I.P., maioritariamente na Segurança Social de uma cidade de interior do Distrito, no Núcleo de Infância e Juventude (NIJ) mais concretamente na Equipa Multidisciplinar de Assessoria aos Tribunais (EMAT). Enquanto estagiária, para além de adquirir o máximo de informação, o principal objetivo foi participar em tudo o que era conhecimento referente à área da Assessoria Técnica aos Tribunais. Foi possível estudar e aplicar a respetiva Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, assim como aplicar instrumentos e respetivos modelos de Relatórios Sociais. Os objetivos na sua maioria foram executados e cumpridos, com o auxílio das orientadoras técnicas. Os objetivos do estágio centraram-se em desenvolver competências profissionais (estudo-investigação, diagnóstico, planificação e avaliação da intervenção social) e pessoais (organização, empatia e escuta); ao mesmo tempo que se reconheciam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do contexto da EMAT. No que respeita à reflexão sobre o trabalho desenvolvido, esta foi ao encontro das expectativas, tendo-se efetivado de forma enriquecedora.
- Intervenção psicossocial no âmbito de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens: indicadores e causas do absentismo escolar na perspetiva de alunos do 3.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Daniela Cristina de Sá Neiva; Felizardo, Sara; Cordeiro, LeandraO presente relatório apresenta os resultados do trabalho final de estágio, integrado no segundo ano do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. No decurso do estágio, participei no desenvolvimento e implementação das atividades de colaboração e apoiei nas atividades regulares da CPCJ, nomeadamente, na observação e acompanhamento de processos. Com o suporte dos membros da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, foi possível identificar as principais causas e fatores que influenciam o absentismo escolar, na perspetiva de jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Para o efeito, os dados foram recolhidos junto de uma amostra de 56 alunos pertencentes às turmas de 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano. O instrumento utilizado no presente estudo, foi o inquérito por questionário, sendo que a posterior análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 29.0. Após a análise dos resultados, foi possível concluir que o absentismo escolar é fortemente influenciado pelo contexto familiar dos jovens, mas também por indicadores do ambiente escolar. Entre as causas identificadas, destaca-se, na perceção dos jovens, a pressão exercida pelos encarregados de educação, com o intuito de obterem bons resultados escolares, assim como, o desconhecimento por parte das famílias sobre o grupo de pares dos seus filhos e as contingências de quando faltam às aulas. Foi possível compreender que existem diferenças de género face ao absentismo escolar e que a idade e o ano de escolaridade são fatores que contribuem para o absentismo. Por fim, foi possível verificar que a relação saudável entre professor-aluno é importante para o desenvolvimento escolar dos alunos de Cabeceiras de Basto.
- Relatório de EstágioPublication . Branquinha, Armanda Filipa Lopes; Xavier, Paula; Cordeiro, LeandraAs CPCJ são entidades não judiciais que desempenham um papel crucial na promoção de direitos e proteção das crianças e jovens do nosso país. As suas competências estão fundamentadas na Lei 147/99, de 1 de setembro que, nas suas sucessivas revisões, rege como e quando deve ser realizada a intervenção, com vista à promoção e proteção. As problemáticas do quotidiano que levam as famílias a serem apoiadas pelas CPCJ têm diversas origens e, na maioria das vezes, são transversais ao sistema familiar. Neste âmbito, é necessário compreender o conceito de família enquanto grupo, como também enquanto conjunto de pessoas, para além dos fatores de risco e situações de perigo que justificam a intervenção das CPCJ. Assim sendo, ao longo do relatório é possível perceber quais foram os pontos positivos e menos positivos da intervenção, enquanto técnica de intervenção psicossocial com crianças e jovens em risco, como também os maiores desafios sentidos na intervenção realizada pela CPCJ.
