ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Martins, Ana Patrícia"
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- A generalização de ideias matemáticas no 6.º ano de escolaridade em tarefas que recorrem a episódios da História da MatemáticaPublication . Ferreira, Liliana Silva; Martins, Ana PatríciaA integração da História da Matemática no ensino da Matemática é defendida por alguns autores. Embora haja autores que defendem a sua integração, existem autores que não partilham da mesma opinião. Após análises de documentos curriculares, como Programas de Matemática e Metas curriculares de Matemática bem como manuais escolares verificou-se que, atualmente, não se dá enfase ao uso da História da Matemática para a lecionação de conteúdos matemáticos, ao nível do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação tem como objetivo aferir formas de trabalho na sala de aula de Matemática que recorram a episódios da História da Matemática, isto porque esse recurso pode trazer consigo várias potencialidades no ensino/aprendizagem da Matemática bem como podem contribuir para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas. Para tal, foram formuladas as seguintes questões: (1) Que tópicos matemáticos do 6.º ano de escolaridade permitem uma abordagem do ponto de vista da História da Matemática, privilegiando o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (2) Que exemplos existem nos manuais escolares do 6.º ano de escolaridade, ao nível da abordagem histórica de conceitos matemáticos, que privilegiem o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas? (3) Que estratégias de generalização mobilizam os alunos na resolução de tarefas matemáticas envolvendo episódios da História da Matemática? Nesta investigação, de natureza qualitativa, foram recolhidos dados através de uma observação participante. Atendendo aos objetivos do estudo foram recolhidos dados, em algumas aulas de Matemática de uma turma de 6.º ano de escolaridade, sendo eles as notas de campo e os registos dos alunos (resoluções das tarefas implementadas). Os resultados deste estudo pretendem mostrar como o uso de tarefas que recorrem a episódios da História da Matemática permitem e contribuem para o desenvolvimento da generalização de ideias matemáticas, no 6.º ano de escolaridade, bem como auxiliam os alunos a compreender os conteúdos programáticos que se pretendem lecionar.
- A importância do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática no 1.º CEBPublication . Silva, Daniela Margarida Rodrigues; Martins, Ana PatríciaO presente Relatório Final de Estágio compreende duas partes, uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas componentes de Matemática e Ciências Naturais, enquanto a segunda parte se fixa no projeto de investigação que tem como objetivo dar resposta à questão-problema: Como se articulam as conceções dos professores sobre a utilização dos materiais didáticos na sala de aula de Matemática com as práticas?. De modo a verificar que conceções têm os professores do 1.º CEB de material didático, averiguar a frequência e objetivos de utilização dos materiais didáticos nas práticas docentes e conhecer os constrangimentos destes profissionais perante alguns recursos educativos, o estudo tem por base uma metodologia mista. Esta envolveu uma fase quantitativa, por meio de um questionário aplicado a 48 professores e uma fase qualitativa com três entrevistas. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas e estabelecer relações ou aprofundar, por intermédio da entrevista, algumas questões que não se viram esclarecidas inicialmente com o questionário. Os resultados obtidos permitem perceber que os professores consideram que um material didático pode ser tudo o que o auxilie na sua prática e que promova aprendizagens significativas aos alunos, desenvolvendo uma atitude positiva face à área disciplinar de Matemática. Os professores fazem uso destes recursos porque facilitam a compreensão dos conteúdos programáticos, promovem aulas mais atrativas e desempenham um papel relevante na construção de conhecimentos por parte dos alunos. Esses usos passam pelos materiais mais tradicionais que estão disponíveis na sala de aula, quer estruturados ou não estruturados e recorrem aos tecnológicos apenas pontualmente. Contudo, muitas instituições escolares não possuem ofertas formativas na área em destaque ou materiais na quantidade e variedade que seria expectável. Nestes casos, os professores recorrem à sua elaboração ou aquisição se os querem implementar em tarefas de aula, a fim de promover aprendizagens significativas aos alunos, nos vários conteúdos curriculares.
- Materiais didáticos na aprendizagem da MatemáticaPublication . Santos, Vera Lúcia Costa; Gomes, Helena; Martins, Ana PatríciaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e pretende apresentar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas em ambos os ciclos, assim como o projeto de investigação na área disciplinar de Matemática, no âmbito do 2.º CEB. Este projeto de investigação teve como foco o ensino-aprendizagem da Matemática apresentando como questão problema Em que medida o recurso a materiais didáticos no ensino da Matemática no 2.º CEB potencia aprendizagens significativas?, tendo como objetivos identificar as potencialidades do uso de barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, no ensino-aprendizagem da Matemática no 2.º CEB e conceber tarefas matemáticas com recurso a materiais didáticos que sejam potenciadoras de aprendizagens significativas. A partir da revisão detalhada da literatura sobre o tema, criou-se e analisou-se um conjunto de tarefas matemáticas, com recurso a materiais didáticos, apresentando-se propostas de roteiros numa perspetiva de ensino exploratório, sendo o público-alvo alunos do 2.º CEB. O estudo trata-se de uma Investigação Baseada em Design (IBD), apoiando-se numa experiência de prática pedagógica. Esta metodologia parte de uma hipótese, tratando-se neste caso da questão problema já mencionada anteriormente, à qual a investigação pretende dar resposta. As tarefas matemáticas construídas com base no ensino exploratório e com recurso a materiais didáticos, designadamente barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, permitiram concluir que o uso de materiais didáticos é potenciador de aprendizagens significativas. As barras de Cuisenaire e o tangram apresentam potencialidades para trabalhar os números racionais não negativos. Todavia a tarefa apresentada com recurso às barras de Cuisenaire aborda o sentido da fração como relação parte-todo e medida, enquanto que a tarefa em que se utiliza o tangram trabalha-se o sentido da fração como medida. A tarefa com recurso a espelhos, mira e papel vegetal revelou potenciar aprendizagens significativas ao nível das isometrias do plano, nomeadamente nas simetrias de reflexão e rotação. Também, a tarefa apresentada com recurso à torre de Hanói demostrou proporcionar aprendizagens significativas nos conteúdos das sequências e regularidades e potências de expoente natural. As tarefas matemáticas apresentadas neste trabalho com utilização dos materiais didáticos potenciam aprendizagens significativas, dado o material facilitar a abordagem dos conteúdos curriculares, promover o trabalho em grupo e proporcionar ainda as discussões matemáticas coletivas, sendo estes aspetos caracterizadores do ensino exploratório.
- Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEBPublication . Guedes, Joana Maria Barbosa; Ribe, António; Martins, Ana PatríciaEste relatório foi concretizado no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de ensino supervisionado e a segunda a um trabalho de investigação. Relativamente à primeira parte, foi realizada uma descrição dos contextos dos estágios que desenvolvemos em ambos os ciclos do Ensino Básico (1.º e 2.º) e também realizamos uma apreciação crítica das competências desenvolvidas em cada contexto, tendo em conta as dimensões, os domínios e os indicadores apresentados pelo Decreto-Lei n.º 249/2001 de 30 de agosto, no que diz respeito ao Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores do Ensino Básico apresentando, sempre que possível, evidências. A segunda parte refere-se à apresentação de um estudo desenvolvido em contexto da sala de aula. Este estudo é de natureza predominantemente qualitativa e tem como objetivos centrais compreender a importância da utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2º CEB, as potencialidades dos materiais didáticos para o estabelecimento de uma relação positiva com a matemática e perceber de que forma a utilização dos materiais didáticos influencia a aprendizagem da matemática, por parte dos alunos. De forma a responder à questão-problema enunciada no estudo e para atingir estes objetivos, foram realizados vários procedimentos com vista a recolha de informações acerca dos três participantes deste estudo. As principais conclusões deste estudo apontam no sentido que a utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática, podem contribuir para o estabelecimento de uma relação positiva com esta disciplina e para aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos. Estes proporcionam momentos motivadores, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo também competências essenciais para o quotidiano dos alunos, como, por exemplo, o levantamento de conjeturas e o trabalho de grupo.
