ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Castelo, Adelina"
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- Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português língua não materna na educação pré-escolar : estudo de casoPublication . Sousa, Rita Alexandra Teixeira de; Matos, Isabel Aires de; Castelo, AdelinaEste relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira, é feita uma análise e reflexão sobre as práticas vivenciadas nas PES II e III, no contexto do 1.º ciclo do ensino básico e de educação pré-escolar, respetivamente; a segunda parte diz respeito ao trabalho de investigação realizado sobre o tema deste relatório “Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua não Materna na Educação Pré-Escolar”. Após o enquadramento do estudo, a revisão da literatura sobre os tópicos relevantes e a apresentação de metodologia, analisaram-se e discutiram-se os dados da investigação. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim de infância da zona urbana de Viseu e consistiu na utilização de duas estratégias com uma criança de três anos para verificar qual a mais eficaz no ensino do léxico a crianças falantes de Português Língua Não Materna. Este estudo contribuiu para melhorar a minha capacidade crítica e reflexiva, sendo estes aspetos fundamentais para uma profissional da educação. Para além disso, permitiu desenvolver competências em relação à investigação, capacidades essas que devem acompanhar sempre um docente.
- Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade : um estudo de caso em contexto de 1º CEBPublication . Presas, Rosângela Alves; Matos, Isabel Aires de; Castelo, Adelinapresente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), compreende duas valências. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das PES, onde é feita uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é referente ao trabalho investigativo. Assim, a base para a elaboração deste estudo foi a seguinte questão-problema: “A exploração de contos de tradição oral pode constituir uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da Oralidade, em alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) integrados em turmas de falantes nativos?” Trata-se de um estudo de caso, de uma criança congolesa, sendo uma investigação de cariz descritivo. Deste modo, recorreu-se a instrumentos de recolha de dados inerentes à investigação qualitativa, tais como, observação participante, notas de campo e gravações de áudio. Após realizado o enquadramento teórico, baseado no tema do estudo, concretizou-se uma análise dos resultados obtidos, dando a conhecer as conclusões obtidas. Toda a investigação aborda o uso de uma estratégia de ensino, em sala de aula, sendo ela o trabalho com os contos de tradição oral, que permita à criança congolesa do estudo, desenvolver a sua oralidade.