Unidade de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária (UESPFC)
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Browsing Unidade de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária (UESPFC) by advisor "Albuquerque, Carlos Manuel Sousa"
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- Adesão ao regime terapêutico na pessoa com diabetes mellitus tipo 2 : A importância da educação terapêuticaPublication . Correia, Carla Isabel Silva; Albuquerque, Carlos Manuel Sousa; Ferreira, Manuela Maria ConceiçãoIntrodução: É expectável que as pessoas com diabetes, tal como acontece com a generalidade das doenças crónicas, ao longo das suas vidas, integrem, cumpram e sequenciem um leque de ações comportamentais, terapêuticas ou preventivas, o que sugere o risco confirmado de ocorrer uma falta de adesão globalizada, deteriorando a sua qualidade de vida e exponenciando o impacto económico. Face a este enquadramento, o objetivo central deste trabalho pretende determinar a prevalência da adesão ao esquema terapêutico prescrito, com o intuito de reconhecer a educação terapêutica como fornecedora de ferramentas essenciais ao empowerment do doente. Métodos: Conceptualizámos um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivocorrelacional, recorrendo a uma amostra não probabilística constituída por 102 pessoas com diabetes tipo 2, com idades compreendidas entre 40 e 85 anos (M=63,24 ±10,47Dp) e maioritariamente do sexo masculino (51,96%). Utilizámos instrumentos de medida validados para a população portuguesa: Escala de Adesão ao Tratamento, Escala de Autocuidados com a Diabetes, Questionário de Conhecimentos sobre a Diabetes, Escala de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21). Recorremos também aos valores de HbA1c para avaliar diretamente a adesão. Resultados: Os inquiridos apresentam uma média de adesão ao tratamento de 67,33 e na generalidade traduz-se mais elevada no sexo feminino. Constata-se a inexistência de associação significativa entre a adesão e as variáveis sociodemográficas, sexo e idade. Os indivíduos solteiros, os residentes nas zonas urbanas, os reformados e os que possuem o 3º ciclo de escolaridade ou mais aderem melhor ao tratamento. A monitorização da glicémia, o cumprimento da alimentação específica e os conhecimentos revelam um efeito estatisticamente significativo sobre a adesão (p <0,05), concretamente: quanto mais frequente for a monitorização da glicémia, o cumprimento do plano de alimentação específica e quanto mais conhecimentos possuir o diabético maior é a adesão ao tratamento. Quem pratica exercício físico, mantém cuidados aos pés e o cumpre as orientações relativas à alimentação geral, revelam maior adesão. Indivíduos ansiosos, deprimidos e com stress aderem menos ao plano terapêutico. Conclusão: As evidências encontradas salientam que é urgente reconhecer a importância da mensuração da adesão dos doentes diabéticos ao plano terapêutico para a manutenção do controlo glicémico. Sugerimos que se aposte em programas educativos de forma a potencializar uma maior adesão aos autocuidados, junto da pessoa com diabetes tipo 2. Palavras-chave: Diabetes tipo 2 insulinodependente; Autocuidados; Conhecimentos; Adesão ao Regime Terapêutico; Educação Terapêutica.
- A adesão das adolescentes brasileiras ao exame PapanicolauPublication . Roque, Mara Núbia Oliveira; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Albuquerque, Carlos Manuel SousaEnquadramento: Na última decada tem observado um significante aumento de fatores de riscos associados a infecção pelo HPV em adolescentes, onde esta patologia representa um alto índice de morbidade e mortalidade que varia de acordo com os riscos sóciodemográficos, cognitivos,comportamentais e biológicos. As adolescentes são as mais vulneráveis a infecção pelo HPV. Objectivos: Identificar o nível de conhecimento das adolescentes brasileiras a cerca do Exame Papanicolau e analisar as variáveis que interferem na adesão das adolescentes ao rastreio de HPV. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo com ênfase na coleta de dados por questionario, aplicado a 100 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos a frequentar uma escola de nível médio do monicipio do Cabo de Santo Agostinho. Resultados: As adolescentes tinham entre 15 e 16 anos (45%) maioritariamente evangélicas (65%). Observamos que apenas 35% das adolescentes entrevistadas realizaram o exame de Papanicolau. Demonstra, também, que o local de escolha para realização do exame Papanicolau foi na rede privada de saúde(51,4%). E por fim, o que leva às adolescentes procurarem a realização do exame Papanicolau foi a presença do corrimento vaginal(57,2%). (46,1%) não realizaram o exame por vergonha. Conclusão: Os resultados apontam para a necessidade de uma transformação nos comportamentos dos profissionais de saúde, vendo a adolescente de forma holística valorizando sua cultura, família e comunidade, afim de fortalecer um vínculo baseado em confiança e respeito pela suas diferenças, motivando para comportamentos promotores de saúde sexual e reprodutiva. Ressalta ainda a necessidade de melhorar as condições de acessibilidade aos serviços para que a adesão aos rastreios seja mais significativa. Palavras-chaves: Promoção à saúde; prevenção; câncer de colo de útero; adolescentes.
- Burnout em personal trainers da cidade de Maceió-AL : estudo dos seus determinantesPublication . Figueiredo, Deyvid Henrique Souza Marinho de; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução – A síndrome de burnout é um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional (MASLACH, 1993). O trabalho do Personal Trainer, favorece o desenvolvimento da síndrome de burnout, pois os mesmos têm relação estreita com seus clientes, podendo causar o adoecimento deste profissional. Deste modo, os mesmos merecem atenção por desenvolverem diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho relacionadas aos fatores biopsicossociais, como a qualidade de vida (QV) que é um importante aspecto a ser considerado na promoção de saúde destes profissionais. Deste modo, o objetivo central consiste em estudar determinantes de contexto sóciodemográfico, laboral e biopsicossocial da síndrome de burnout em personal trainers da cidade de Maceió-AL. Métodos - Este estudo é de natureza quantitativa, descritivo-correlacional e transversal, com recurso a uma amostra não probabilística, acidental e por conveniência, composta por 100 (cem) personal trainers, com idades entre os 22 - 47 anos (𝑥̅= 31,9; Dp= ±5,4), maioritariamente do sexo masculino (65,0%), solteiros (65%), licenciatura (60%). O instrumento de colheita de dados incorporou: Ficha Sociodemográfica: caracterização sócio–demográfica e laboral da amostra; o Maslach Burnout Inventory – General Survey (MBI-GS), Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho – QWLQ-78. Resultados – Estes personal trainers tendo por referência o escore médio, apresentam para as dimensões “exaustão emocional e física” e “cinismo”, níveis de burnout elevado. Já no que respeita à dimensão “eficácia profissional” os valores da média da nossa amostra ao serem ≥5.00 , significa que para esta dimensão os inquiridos não evidenciam níveis de burnout. No que diz respeito a qualidade de vida, observou-se que (90%) é neutro e (10%) satisfatório, ou seja, nenhum inquerido apresentou níveis baixos ou elevados. Os principais determinantes laborais para a burnout: 1 a 5 anos de profissão; maior tempo de atuação; maior numero dos locais de trabalho; trabalhar acima de 30 horas semanais. Os resultados averiguaram que quanto maior o nível de QV, menor o nível de burnout. Conclusões – Os resultados revelaram a existência de fatores determinantes da síndrome de burnout em personal trainers, daí a importância duma abordagem multidisciplinar, acompanhamento e orientação específica a estes profissionais, realçando a necessidade de aumentar o índice de saúde e qualidade de vida, de forma a prevenir quadros de sobrecarga biopsicossocial destas pessoas, para poderem assim proporcionar, com segurança, a promoção da saúde de seus clientes. Certamente, a Educação para Saúde terá aqui um importante papel a fomentar e a desenvolver. Palavras-chave: Síndrome de Burnout, Personal Trainer, Qualidade de Vida.
- Contribuição da saúde no ambiente escolar : uma perspectiva das concepções de gestores em educaçãoPublication . Brandão, Heldah Sulamita Teixeira Rodrigues; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução: A relação da contribuição da saúde no ambiente escolar é uma perspectiva que motiva os gestores de um modo em geral. A formação em saúde no Brasil vem sendo alvo de discussão dentre aqueles que se preocupam com a qualidade da formação profissional. Além disso, é necessário inicialmente resgatar e entender o processo histórico de desenvolvimento da formação da Educação e saúde no espaço escolar, em seguida, refletir sobre as reais necessidades de mudanças curriculares visíveis e implícitas no processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar, nos resultados das investigações empíricas, se a implementação e desenvolvimento de programas de educação para a saúde, desenvolvidas por gestores educacionais na rede estadual de ensino brasileiro, contribuem para a qualidade de vida dos atores presentes no ambiente escolar. Métodos: Recorreu-se a uma revisão integrativa da literatura, tendo sido obtidas 9 publicações, com texto completo, no perído de 2009 a 2015. Para a selecção dos artigos foram utilizadas as bases de dados do Portal Capes, da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), das Ciências da Saúde em Geral da Bireme e Scielo, como também do Google Acadêmico, recorrendo-se aos descritores: Qualidade de vida, Saúde Escolar, Educação em Saúde e Gestão escolar. Resultados: Os dados revelam que existem orientações específicas sobre a importância e utilidade da implementação de programas estruturados de educação para a saúde em meio escolar. Por outro lado, a eleição da promoção da saúde como eixo estratégico da saúde escolar tem impulsionado também ela mudanças no seio da Família e da Comunidade. Apesar dos avanços e reconhecimento da importância da formação em saúde disponibilizada na escola, persistem desafios a serem superados, sobretudo na necessidade de maior consciencialização por parte dos gestores escolares sobre a potencialidade de uma escola promotora de saúde. Conclusões: Os artigos analisados sobre Educação em Saúde no espaço escolar evidenciam melhorar a qualidade de vida dos atores inseridos no espaço escolar, sobretudo, crianças e jovens em processo de desenvolvimento biopsicossocial. PALAVRAS CHAVE: Qualidade de vida. Saúde Escolar. Educação em Saúde.
- Perfil epidemiológico das vítimas de acidentes de moto atendidas num serviço de emergênciaPublication . Esmeraldo, Dalvinisa Maria; Albuquerque, Carlos Manuel SousaEnquadramento: Em decorrência do crescimento expressivo do número de motocicletas, associado a condutas inapropriadas entre os condutores, vias inadequadas e sem manutenção, os acidentes de trânsito ocasionam diversos danos físicos e psicológicos aos intervenientes, principalmente em jovens, e seus familiares além das importantes implicações sociais e económicas que lhes estão associadas. Objetivos: Conhecer o Perfil Epidemiológico das Vítimas de Acidentes de Moto Atendidas na Emergência de um Hospital Brasileiro de Grande Porte; Conhecer alguns determinantes da ocorrência de acidentes de moto, numa região brasileira, como Recife. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, exploratório -descritivo, com recurso a uma amostra de 188 vítimas de acidentes de moto, maioritariamente do sexo masculino (88,3%), solteiros (74%), na faixa etárias dos 21 a 30 anos (31,4,%), e com uma média de idade de 29 anos, a mediana de 25 anos. O guião do instrumento para a recolha dos dados incorporou indicadores relativos: a caracterização sóciodemográfica da amostra, a dados relacionados com a evolução clínica e à caracterização dos acidentes, cujas informações foram retiradas dos prontuários/ficheiros clinicos e através da Unidade Sentinela de Informações sobre Acidentes de Transporte Terrestre – USIATT. Resultados: Foi notória a existência de um típico perfil sóciodemográfico associado à ocorrência de sinistralidade em veículos motorizados; o excesso de velocidade foi o principal registro encontrado como fator determinante, presente em 63,8% dos casos; quanto à natureza do acidente, a queda representou 85,6% e a colisão 10,6%. Os principais tipos de lesão, foram, em diversas estruturas ósseas, as fraturas não expostas (28,2%), fraturas expostas (24,4%) e os traumas em membros em 27,1% dos sinistrados. O acidente em contexto de trabalho representou 11,7%, e acontece em sua maioria no fim de semana (sábado – 18,1%), sugerindo que no referido período os jovens saem para se descontrair, conduzindo os veículo alcoolizados causando os acidentes. Conclusão: Os resultados permitiram conhecer alguns dos indicadores associados ao perfil epidemiológico das vítimas de moto atendidas num serviço de emergência, levando-nos a afirmar que a educação para a saúde é uma estratégia fundamental no sentido da prevenção desses acidentes, através da informação/formação é possível levar à consciencialização da população sobre suas ações e riscos associados a uma condução não responsável. Também a concretização das políticas públicas voltadas para a redução desses acidentes e o reforço na fiscalização das leis são cruciais para a redução dos mesmos, pois são um verdadeiro problema de saúde pública. Palavras-chaves: acidente de moto, sinistralidade, epidemiologia, prevenção, emergência.
- Sentimento de pertença psicológica : uma contribuição da educação na educação social inclusiva na cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas BrasilPublication . Silveira Filho, Moris Fernandes da; Albuquerque, Carlos Manuel SousaABSTRACT Background: The school needs proficiar education able to meet the needs of every child regardless of the social and physical condition linguistically. Objective: This study aims to identify the sense of psychological belonging as a contribution to inclusive social education in the city of Arapiraca / al. Method: The methodology used to conduct this study was triangulated. The quantitative, descriptive and explorative, it was .desenvolvido at a school in Arapiraca - AL, in the period from January 2014 to March 2014, having been asked 38 students and their teachers with special necessidaes. With regard to the qualitative study was chosen for conducting interviews with teachers and students. Results: We questioned 38 students with special educational needs and 20 teachers, and it was found that 25% of teachers have specific training and 75% have no specific training. As for the students most had needs intellectual level. As for the teachers felt unprepared to meet students with special educational needs. On the other hand, it is important to note that among the students surveyed most are affected by stress and depression and reported that such things happen because you often see in the classroom in situations that do not know how to solve and when they seek help, found. Conclusion: The school, set in this context has an important role follow the changes, preparing their students more consciously to exercise citizenship by providing means proficionais skilled resources to this function. It is within the perspectiva of inclusive education we believe to achieve in the future, a society where everyone has their rights respected. The sense of psychological belonging experienced by educators in the classroom has special students is part of their lives. School social inclusion is a process that involves access, retention and success of students, but that requires a lot of educator and many times that is not prepared to answer all the expectations of the particular student. Focusing on the issue of the current situation that the public school experience, is undoubtedly recognize the need for changes in their practices. The search we are undertaking it is to carry on with this discussion in order to build the mission of educators grounded in a conscious inclusion within the educational possibilities available today. Key - words: Education. Inclusion. Citizenship. Psychological, Feeling of belonging.
- Utilização de plantas medicinais no tratamento de feridas : perfil do stryphnodendron barbatimanPublication . Berg, Mariana de Carvalho Oliveira Coelho da Paz; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução – O recurso à utilização de plantas com fins terapêuticos, é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade, sobretudo por parte da população de países menos desenvolvidos, que ainda hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, recorre, em muitas situações, à utilização das plantas medicinais como a única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde. Porém, e apesar do advento da medicina moderna, que se correndo do avanço da biotecnologia, por meio da qual as plantas, consideradas medicinais, podem ter seu potencial terapêutico aprovado pela ciência para fins medicamentosos, uma parte significativa da comercialização de plantas medicinais continua a não ser feita em farmácias ou lojas de produtos naturais, mas sim comercializadas em feiras livres, pelos chamados raizeiros. Partindo deste enquadramento, os objetivos centrais desta investigação foram: identificar quais as espécies de plantas medicinais mais indicadas por comerciantes, raizeiros, no tratamento de feridas e que são comercializadas nas mais importantes feiras livres da cidade de Maceió, e caracterizar a fonte de conhecimento desses raizeiros, em relação às mesmas. Métodos – Realizou-se um estudo que seguiu os pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa, de matriz transversal, com recurso a uma amostra não probabilística, acidental e por conveniência constituída por 26 raizeiros, na sua maioria pertencentes ao do grupo etário dos 37-52 anos (46,14%), que desenvolvem a atividade comercial de plantas medicinais como sua única e/ou principal atividade produtiva (76,90%), e em que 50% são do sexo feminino. Como instrumento de recolha de dados recorreu-se à entrevista, a partir de convites efectuados pela autora do estudo na sequência da realização de visitas às principais feiras livres da cidade de Maceió-AL. Resultados – Os dados recolhidos pela totalidade das entrevistas permitiram constatar que o barbatimão (Stryphnodendron barbatiman) é a planta mais frequentemente indicada para o tratamento em feridas, logo seguida da Aroeira (MyracrodruonurundeuvaLâmina), e da Sambacaitá (Hyptis pectinata). As menos recomendadas são a Garra do Diabo (Harpagophytum procubens); a Jatobá (Hymenae acourbaril L.) e a Babosa (Aloe arborescens). A maioria dos raizeiros afirmaram também que recomendavam a “casca” e a “entre casca” como a forma farmacêutica mais eficaz. Em relação à aprendizagem/ conhecimento sobre a utilização medicinal do barbatimão (Stryphnodendron barbatiman): 69,3% dos raizeiros entrevistados afirmaram ter aprendido com familiares; 19,2 com amigos e 11,5% através de conversas com outros comerciantes do mesmo ramo de negócio. Cem por cento dos entrevistados afirmaram que o Stryphnodendron barbatiman, independetemente de ser a planta mais recomendada pelos raizeiros, é a planta mais procurada pela população e, que segundo a mesma, é a que apresenta um melhor resultado. Apenas 50% dos entrevistados refere que o barbatimão é armazenado seco e ensacado, e quanto questionados sobre a validade do mesmo, 69,3% dos raizeiros afirmaram que esse prazo é indeterminado. Quanto à duração da “terapia” pelo barbatimão, 100% dos raizeiros entrevistados, afirmaram que deve permanecer durante o tempo que o paciente ou o profissional de saúde que estiver acompanhando o caso, julgar necessário. Conclusões – Os resultados deste estudo vêm confirmar que o recurso à utilização de plantas com fins terapêuticos no tratamento de feridas, por parte da população brasileira, continua sendo muito usual, sendo o barbatimão (Stryphnodendron barbatimam) o mais indicado e conhecido pela cultura popular. Nesse sentido é relevante que, por um lado, o profissional de enfermagem, procure entender a utilização dessa planta medicinal, popularmente utilizada, com afirmativa de êxito, no tratamento de feridas, e por outro, entendemos ser necessária a realização de estudos multidisciplinares que permitam a ampliação e a profundidade dos conhecimentos das plantas medicinais, como agem, quais são os seus efeitos tóxicos e colaterais, e quais as suas verdadeiras indicações terapêuticas. Palavras-chave: Plantas Medicinais, Ferimentos e lesões, Tratamento, Enfermagem, Raizeiros.