ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Pereira, Antonino"
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- Desenvolvimento da orientação no concelho de Viseu : Representações, práticas e aspiraçõesPublication . Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa; Pereira, AntoninoResumo Enquadrado no âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Desporto e Actividade Física, a realização deste Relatório visa reflectir acerca das acções planeadas no Projecto Individual de Estágio e concretizadas no Clube de Orientação de Viseu – Natura. Assente numa perspectiva de formação ao longo da vida, procura a um tempo só e sob um paradigma da dupla vigilância epistemológica, primeiramente, desenvolver conhecimentos, aprofundar competências numa modalidade com características, multiplicidade de saberes e especificidades próprios. Para tal, aglutina um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e particularmente neste processo formativo, que agregam e se concretizam numa matriz multidisciplinar de intervenção, onde se procura colocar em evidência a visão integradora do professor/treinador-decisor no professor/treinador-reflexivo. Em segundo e concomitantemente, procura, num duplo movimento, rumo a um conhecimento esclarecido, dar início a uma ruptura nos paradigmas do ensino e do treino da Orientação, mantendo uma atitude vigilante, com vista à estimulação da crítica. Por último, e como resultado final, tem o objectivo de desenvolver e promover a Orientação no Concelho de Viseu. Subdividido em duas componentes, prática profissional e investigação acção, estas procuram inter-relacionar-se entre si onde a primeira, mais operacional, demonstra, de modo pragmático, mas consistente, a conceptualização subjacente que suporta a concretização das acções definidas nos objectivos que se repartem pelo ensino/promoção e treino da Orientação. Em cada uma destas procura-se desenvolver modelos de intervenção onde, no ensino, a tónica dominante reside no desenvolvimento de uma aprendizagem efectiva, com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Já no treino perpetua-se a visão e a gestão integrada dos cinco factores do treino, entendido sob um paradigma multifactorial, onde o indivíduo, no seu desempenho, é visto e entendido como um todo. Ambas as perspectivas de intervenção procuram aglutinar-se numa visão macroscópica de uma matriz biopsicossocial do homem. A segunda, claramente desenvolvida numa perspectiva de investigação, procura, numa perspectiva exploratória, encontrar respostas às questões levantadas durante a fase de planeamento, com as quais se pretende contribuir, no seu todo, para a compreensão e esclarecimento das representações, práticas e aspirações da população alvo em relação ao desporto Orientação, no Concelho de Viseu. Os resultados alcançados, com o grupo em estudo, na sua globalidade, denotam uma reconhecida valorização e uma elevada importância que é atribuída à Orientação, enquanto modalidade desportiva. Os entrevistados demonstram que os aspectos sociais e as particularidades da modalidade são as principais razões para a prática e não prática da Orientação, destacando-se, também, a grande predisposição manifestada por estes para a prática da mesma. No término deste documento conclui-se que este percurso formativo, em termos gerais, concretizou os objectivos definidos, realçando-se a sua perspectiva de continuidade no futuro, enquadrado numa estratégia de promoção da modalidade numa visão macroscópica.
- Desporto escolar - basquetebol: intervenção e inclusão de jovens imigrantesPublication . Silva, Manuel António Pinto da; Pereira, AntoninoResumo A actividade física regular assume um papel proeminente na promoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente quando esta é de níveis elevados durante a infância e a juventude o que se vem a traduzir na idade adulta. O presente trabalho integrado no âmbito do Mestrado em Desporto e Actividade Física e com o tema “O contributo da Actividade Física e Desporto na integração de jovens de nacionalidade não Portuguesa”, pretende apresentar uma metodologia a utilizar para o ensino e treino do basquetebol feminino. Contempla ainda, um estudo de caso na Escola Maria Alberta Menéres – Sintra com o tema: “Contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens imigrantes”. Este estudo tem como objectivo principal apresentar, através de um estudo de caso com jovens do 2.º ciclo do ensino básico oriundos dos países da zona leste da Europa, bem como dos países designados por PALOP1 praticantes de desporto escolar estudantes na escola E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, perceber a sua forma de inclusão na sociedade com o seguinte tema: “O contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens não portugueses do 2.º ciclo do Ensino Básico na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres - Sintra”. O estudo teve como amostra 4 alunas, duas dos países do Leste da Europa e duas dos países designados por PALOP. Através de inquérito directo (entrevista), tentámos perceber, em jovens do 2.º ciclo do ensino básico que praticam desporto escolar na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, de que forma a/o Educação Física/Desporto promove, ou não, a sua inclusão na sociedade.