ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Vaz, Paulo Joaquim Antunes"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da metodologia DMAIC numa empresa produtora de componentes em borrachaPublication . Almeida, Ricardo Jorge Sá; Vaz, Paulo Joaquim AntunesAo longo das últimas décadas assistimos ao grande desenvolvimento da indústria, desta forma as empresas conseguem que o produto final tenha mais qualidade e um custo cada vez mais reduzido. As metodologias lean foram implementadas no núcleo industrial e empresarial de forma crescente dando-se a rutura com o tipo de produção que era praticada na época, esta era baseada em grandes volumes e pouco flexível. Os responsáveis e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas que permitissem obter uma produção lean, “magra”, com zero desperdícios e altamente flexível. Nos últimos anos um novo paradigma ganhou forma, tendo como principais objetivos a interação entre equipamentos, a recolha e análise de dados em tempo real e em qualquer lugar do planeta, marcou o início da quarta revolução industrial, esta nova metodologia foi designada pelo governo alemão de indústria 4.0. Nesta dissertação o principal objetivo foi a reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare parts e a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Para que tal fosse possível foi utilizada a ferramenta DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Esta ferramenta é simples de aplicar e de fácil compreensão. Em suma, com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. Para comprovar todas as melhorias apresentadas anteriormente verificou-se que houve um aumento da pontuação obtida nas auditorias mensais 5’S.
- Implementação da análise DMAIC na redução de deformações em espumas de poliuretano para o setor automóvelPublication . Cardoso, Filipa Lopes; Vaz, Paulo Joaquim AntunesA evolução da indústria ao longo do último século permitiu que atualmente seja possível entregar produtos com melhor qualidade e com preços reduzidos ao cliente. Estes resultados foram alcançados com a implementação das ferramentas lean, que têm como principal objetivo a eliminação de desperdícios ao longo do fluxo de produção. A metodologia lean começou a ser desenvolvida no início do século XX, porém foi no final da segunda guerra mundial que os engenheiros da Toyota começaram a implementar esta ferramenta na indústria,sabendo à priori, que precisavam de otimizar os seus processos para ganhar vantagem competitiva face à concorrência. A partir daí o lean foi sendo implementado nas empresas, quer industriais, quer comerciais, como forma de garantir que os custos finais do produto ou do serviço prestado são reduzidos, garantindo o nível de qualidade. O principal objetivo desta dissertação foi a redução do número de deformações encontradas nas espumas de poliuretano dos assentos do modelo Mégane da Renault. Para atingir o objetivo foi utilizada a metodologia DMAIC, que é uma das ferramentas lean e que consiste num processo cíclico de cinco etapas: definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Esta metodologia foi selecionada porque como é cíclica permite que se algo durante o processo não esteja a seguir o procedimento estabelecido, ou seja, que permita atingir o resultado pretendido, se possa retroceder ao ponto onde se detetou a falha. Terminada a implementação da metodologia DMAIC conseguiram atingir-se os objetivos iniciais, sendo possível registar a diminuição do número de ocorrências de espumas dos assentos deformadas. Os resultados obtidos podem ser melhorados no futuro, continuando o processo de melhoria contínua diário.
- Implementação da metodologia 5S numa empresa do ramo mobiliárioPublication . Ferreira, Fábio Alexandre da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO crescimento contínuo do mercado, obriga as empresas a procurarem novas soluções, de modo a se manterem competitivas e conseguirem responder às necessidades da sociedade atual. Neste sentido a metodologia 5S revela-se uma solução bastante positiva na mudança de hábitos de uma empresa, promovendo a melhoria contínua. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido, em contexto industrial, na MOB Cozinhas – Grupo Visabeira, onde o objetivo principal é a melhoria do processo produtivo através da implementação da metodologia 5S. Pretende-se criar postos de trabalho mais limpos, organizados e eficientes e reduzir os desperdícios que representam custos para a empresa. Numa fase inicial, fez-se um diagnóstico onde se analisou o processo produtivo e se identificaram vários aspetos a melhorar. Aqui foram realizadas auditorias, com recurso a um checklist de forma a se diagnosticar o estado de melhoria contínua presente na empresa. Após esta fase estipulou-se a ordem de intervenção dos vários postos de trabalho de forma a prosseguir com a implementação do 5S e selecionou-se uma das secções da empresa, de acordo com o ranking obtido através das auditorias, sendo impossível alastrar por toda a empresa devido à duração do estágio. Após a implementação foram feitas novas auditorias, com recurso a um checklist exatamente igual ao usado na fase de diagnóstico e os resultados obtidos foram favoráveis, o que nos permite avaliar positivamente a implementação do 5S. Isto correspondeu a várias melhorias obtidas, nomeadamente redução do tempo de produção, redução do desperdício, maior facilidade a encontrar as ferramentas necessárias, entre outros. Verificou-se um grande desnível entre estes postos de trabalho e os restantes onde não foi possível aplicar a metodologia devido à curta duração do estágio, sendo, portanto, aconselhável continuar com a implementação de forma a alastrar a toda a empresa e assim todos “remarem” para o mesmo lado, ou seja, todos em conjunto lutarem em prol da melhoria contínua.
- Metodologia LEAN aplicada a uma indústria automóvelPublication . Antunes, Marta Daniela da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO presente trabalho resultou do estágio realizado na Eberspächer Tondela, empresa industrial de produção de componentes automóveis, a fim de concluir o Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Sendo esta uma empresa recente foi desde logo prioridade estudar, explorar e implementar ferramentas Lean na unidade. Numa primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica tendo por base o TPS (Toyota Production System), a filosofia Lean e as suas ferramentas. No contexto operacional foram selecionadas as áreas a serem intervencionadas, bem como as metodologias a aprofundar, começando pelo VSM (Value Stream Mapping) numa das linhas de produção, de modo a que se obtivesse a visão global da cadeia de valor de uma família de produtos, analisando o estado atual e propondo melhorias para o desenvolvimento dos estados futuros. O Standardised Work numa outra linha de produção, sendo esta a model line da fábrica, onde se identificaram os desperdícios, TIMWOOD, foram efetuados ciclos PDCA para uma melhor orientação do trabalho a executar, utilizando gráficos de movimentação (SWC), tabelas de combinações de tarefas (SWCT) e balanceamento da linha (YAMAZUMI). E por fim os 5S, aplicados a toda a área da produção com vista a melhorar a mesma, eliminar tudo o que não é necessário, organizar tudo no seu lugar, promover a limpeza, criar o padrão para a sua execução e manter as rotinas, de modo a otimizar a produtividade e qualidade.