ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Análise comparativa do Lean e Análise de Valor - aplicação prática da metodologia de Análise na indústria da cortiçaPublication . Barroso, Carolina da Silva; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO mercado crescente da indústria da cortiça evolui com produtos inovadores que respondem às necessidades dos clientes, e por sua vez, as organizações esforçam-se para oferecer as melhores soluções com uma maior rentabilidade. O objetivo principal do trabalho foi a implementação da metodologia de Análise de Valor a um produto específico na empresa Amorim Cork Flooring, concretamente no desenvolvimento de pavimentos de cortiça com um novo acabamento final mais sustentável, criando mais valor para o produto, reduzindo custos, tempos e desperdícios. Desta maneira optou-se por aplicar esta análise ao Hydrocork pela necessidade de o alterar, a fim de permitir a inclusão de materiais ambientalmente sustentáveis e a remoção do PVC da sua composição. Com a Análise de Valor, procura-se aprimorar as características do produto, tornando-o mais eficiente, durável, seguro e com melhor desempenho. Simultaneamente, as modificações propostas direcionam o produto para uma abordagem mais sustentável, alinhando-o com a procura do mercado e as preocupações ambientais atuais. A implementação dos princípios Lean pode estabelecer uma base sólida para a aplicação da Análise de Valor, uma vez que a redução de desperdícios desempenha um papel fundamental na maximização do valor. Adicionalmente, a Análise de Valor pode aprofundar ainda mais a análise dos processos Lean, identificando áreas específicas de melhoria que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. A aplicação prática da metodologia de Análise de Valor na Amorim Cork Flooring foi bem sucedida resultando em melhorias na qualidade, eficiência e custos do produto em estudo. A equipa envolvida demonstrou um entendimento profundo das necessidades dos clientes e uma abordagem mais crítica na avaliação das características de valor. A metodologia de Análise de Valor demonstrou o seu potencial na melhoria dos produtos, alinhados com as necessidades do mercado e da empresa e orientados para a maximização do valor.
- Aplicação da metodologia DMAIC numa empresa produtora de componentes em borrachaPublication . Almeida, Ricardo Jorge Sá; Vaz, Paulo Joaquim AntunesAo longo das últimas décadas assistimos ao grande desenvolvimento da indústria, desta forma as empresas conseguem que o produto final tenha mais qualidade e um custo cada vez mais reduzido. As metodologias lean foram implementadas no núcleo industrial e empresarial de forma crescente dando-se a rutura com o tipo de produção que era praticada na época, esta era baseada em grandes volumes e pouco flexível. Os responsáveis e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas que permitissem obter uma produção lean, “magra”, com zero desperdícios e altamente flexível. Nos últimos anos um novo paradigma ganhou forma, tendo como principais objetivos a interação entre equipamentos, a recolha e análise de dados em tempo real e em qualquer lugar do planeta, marcou o início da quarta revolução industrial, esta nova metodologia foi designada pelo governo alemão de indústria 4.0. Nesta dissertação o principal objetivo foi a reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare parts e a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Para que tal fosse possível foi utilizada a ferramenta DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Esta ferramenta é simples de aplicar e de fácil compreensão. Em suma, com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. Para comprovar todas as melhorias apresentadas anteriormente verificou-se que houve um aumento da pontuação obtida nas auditorias mensais 5’S.
- Aplicação de Ferramentas Lean numa linha de montagem de componentes de automóvelPublication . Silva, Beatriz Alexandra de Almeida; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado na Brose, uma empresa de componentes do ramo automóvel, situada em Tondela. E teve como objetivo principal, a aplicação de duas ferramentas Lean, sendo estas, o SMED e o FMEA. A aplicação destas ferramentas permite a otimização da produção, através da diminuição de tempos de setup, bem como, através de medidas preventivas, prever e reduzir as falhas existentes nas linhas de montagem. A implementação do SMED, possibilitou uma melhoria em várias linhas de produção na empresa, tendo em conta que a proposta escolhida, podia ser transversal a quase todos os processos da fábrica. Do trabalho feito, conseguiu-se uma melhoria do tempos de ciclo de produto acabado, com um ganho médio de 17%, o que é uma melhoria que resulta em média o ganho de 10 peças por turno. Outro objetivo importante era a manutenção e atualização dos FMEA’s. Para este trabalho, reuniu-se uma equipa multidisciplinar para a avaliação do risco e definição dos planos de ação. Após a obtenção da informação atualizada, era feita uma auditoria pela qualidade para verificação de alguma lacuna ou estivesse algum processo em falta e, por fim, era feita uma reunião onde era desenvolvido o plano de ações para mitigar ou reduzir as falhas. A metodologia Lean, está cada vez mais presente nos dias de hoje, e todas as empresas e das mais variadas áreas, têm o objetivo de melhorar continuamente, sendo esta a definição mais básica da filosofia Lean. - a melhoria contínua dos processos, em conjunto com um balanceamento de custos.
- A aplicação de ferramentas Lean numa unidade robotizada de produção de postes metálicosPublication . Costa, Tiago José Marques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO grau de eficácia da implementação da Manutenção Total Produtiva (TPM) numa empresa, pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação do TPM incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este projeto de estágio surgiu no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O projeto foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Carmo Wood, mais concretamente na secção de produção de postes metálicos. O principal objetivo do trabalho foi a melhoria da gestão da manutenção com a implementação de uma parte da metodologia do TPM e das suas ferramentas. Como objetivos específicos, o trabalho pretendia identificar a aplicar as ferramentas do TPM mais adequadas, para que no futuro seja possível assegurar uma melhoria contínua do processo e consequentemente aumento da produtividade. As principais áreas de foco foram a organização do espaço de trabalho, a organização da documentação, a elaboração dos planos autónomos de manutenção, formação dos colaboradores e a aplicação de melhorias no âmbito da manutenção e produção. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do projeto é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram cumpridos com sucesso.
- Aplicação de ferramentas Lean para a melhoria do desempenho das linhas de embalagem numa indústria de cerâmicaPublication . Monteiro, Mickael Osório Lopes; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO presente projeto foi desenvolvido na Cerutil – Cerâmicas Utilitárias S.A., no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial teve como principal objetivo encontrar as melhores soluções de forma a reduzir ou eliminar as fontes de desperdício, criar valor e envolver a organização numa cultura de melhoria contínua focada na satisfação do cliente, e mais concretamente, surgiu da necessidade da empresa resolver um problema na secção de embalagem: - a baixa produtividade. Durante o projeto a metodologia Lean foi usada para identificar os principais aspetos do problema na secção de embalagem e o impacto que o causavam na baixa produtividade, e foram aplicadas as ferramentas da filosofia Lean, nomeadamente os 5´S para combater problemas que estavam relacionados com a falta de arrumação e organização do espaço de trabalho; o Diagrama de Spaghetti para melhorar a forma de abastecer as linhas de embalagem e reduzir movimentações no transporte de materiais; a aplicação do SMED para a redução dos tempos de setup nas mudanças de produto a embalar; e a elaboração de instruções de trabalho para permitir uma melhor orientação aos operadores. A implementação das medidas propostas contribuiu para uma redução de tempos de setup na ordem dos 60% e, tendo em conta que este processo ocorre diversas vezes num dia de trabalho, é uma poupança de tempo significativa e que contribuiu, juntamente com as outras medidas, para uma melhoria de produção em cerca de 15%. Os resultados alcançados neste projeto sugerem que se deva apostar na componente da formação e informação dos colaboradores no sentido de interiorizarem a filosofia Lean e compreenderem melhor os benefícios da melhoria contínua. A aplicação do Lean, a integração de diferentes ferramentas e a consciencialização das pessoas na melhoria contínua, pode certamente resultar numa evolução no desempenho global de uma empresa.
- A aplicação do método SWK e ferramentas lean no abastecimento de peças numa linha de montagem de automóveisPublication . Coutinho, Leandro Manuel Henriques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO presente relatório de trabalho de estágio, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, foi realizado numa fábrica de montagem de automóveis do grupo Stellantis, e teve como base a área da Gestão Industrial. O objetivo do projeto de estágio consistiu em otimizar um posto de abastecimento na linha de montagem de um automóvel. Criando, assim, padrões de operações através de uma das ferramentas da metodologia Lean. Desta forma, torna-se possível identificar rapidamente os desperdícios e erros, e, posteriormente, resolvê-los. Para chegar ao objetivo pretendido, a empresa propôs a implementação da metodologia SWK – Standardised Work and Kaizen. O núcleo ou atividade chave desta ferramenta é a criação de modelos de trabalho padronizado. A definição de um posto de trabalho padronizado permite que todos os operadores do posto realizem a operação da mesma forma. Tornando-se mais fácil de identificar potenciais erros e conseguir rapidamente resolvê-los. O trabalho foi realizado no posto de abastecimento logístico ou “Picking MVA”. Partindo de uma observação do posto para posteriormente analisar as possíveis melhorias, de maneira a atingir o objetivo proposto. Através da implementação do SWK foi possível identificar ações de melhoria no posto de “Picking MVA”. Deste modo, ao serem implementadas, permitiram diminuir o tempo de ciclo, reduzir operações que não acrescentavam valor ao produto final e, sobretudo, criar um posto de trabalho ergonómico e eficiente. Em suma, permitiram que os operadores realizassem as operações sem falhas e sem stress.
- Aplicação do TPM e do indicador OEE num posto da linha de montagem automóvelPublication . Gomes, Daniela Filipa Figueiredo; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesO presente relatório do trabalho de Estágio, está inserido na unidade curricular de Dissertação do Mestrado de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e foi desenvolvido no âmbito de um projeto dirigido à melhoria do desempenho operacional de um posto da linha de montagem, na empresa Peugeot Citroën Automóveis Portugal SA, em Mangualde. Verificando-se um crescente aumento da concorrência a nível mundial, é cada vez mais imprescindível para as empresas apostarem no fator competitividade e na otimização dos seus processos produtivos, a fim de terem a capacidade de responder rapidamente às necessidades e exigências do mercado. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi o estudo da eficiência de um posto da linha de montagem automóvel, conhecido como “ilha das rodas”, integrado na linha de montagem automóvel e que executa a montagem das rodas por via de dois robôs. O estudo da eficiência foi realizado usando algumas ferramentas da metodologia do TPM (Total Productive Maintenance), nomeadamente a análise de Pareto, que após um estudo das paragens que ocorrem no posto, permite identificar quais as falhas prioritárias e as potencialidades de melhorias no posto. Posteriormente, foi aplicado o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), que permite determinar os parâmetros da disponibilidade, performance e qualidade, imprescindíveis para retirar conclusões acerca da eficiência do posto, através de comparações com valores de referência. Finalmente, a aplicação da metodologia dos “5 porquês” permitiu identificar as possíveis causa-raiz das falhas prioritárias.
- Aplicações de instrumentos de gestão Lean para a melhoria da qualidade numa empresa de transformação da madeiraPublication . Brito, Tiago Miguel de Jesus; Araújo, Rui Manuel da Silveira; Lopes, Maria Odete MonteiroA filosofia de produção “Lean Manufacturing” é uma filosofia de gestão orientada para a maximização do valor, através da consistente procura de redução de disfunções de produção. Para tal, serve-se de um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que estão orientadas para a otimização de processos, bem como para a remoção de atividades e recursos que não acrescentam valor, conjuntamente com o envolvimento de toda a estrutura organizacional na permanente melhoria de desempenho. Depois de ingressar no patamar de funções de gestão da produção, foi implícito trabalhar com análises de causa raiz, pois este tipo de análise já havia possibilitado uma melhoria significativa, quer no processo produtivo, quer na qualidade do produto acabado. O presente relatório de estágio incidiu no estudo da produção do produto 9T1, na Prensa 2, tendo por base a implementação de ferramentas Lean e Seis Sigma para a melhoria de qualidade, sustentada na utilização do ciclo DMAIC, no grupo Sonae Arauco, na unidade fabril de Mangualde. Inicialmente foram recolhidos dados sobre o estado inicial dos processos e ferramentas de melhoria continua, com o foco principal no entendimento do processo e na identificação das não conformidades de qualidade com maior potencialidade para melhoria. Aplicou-se o ciclo DMAIC em conjunto com um grupo de técnicas de análise e ferramentas de qualidade para sustentar a transformação necessária em cada fase. O caso de estudo indicou que o uso das ferramentas Lean permitiu obter resultados mais sólidos, quando se implementam medidas mais compreensíveis a toda a estrutura organizacional. Foi irrefutável que o relatório A3 constituiu o método sequencial de trabalho que permitiu identificar as variáveis que influenciam o processo de análise das não conformidades e perceber a importância e o impacto que a gestão de operações Lean e Seis Sigma têm numa organização. Este estudo aportou valor para a empresa onde foi aplicado, pois permitiu atingir os objetivos delineados, aumentando assim a eficácia, a eficiência e a competitividade da unidade industrial.
- Digitalização no âmbito da industria 4.0 em duas indústrias: Cerâmica e MobiliáriaPublication . Sousa, Diana Francisca da Silva; Araújo, Rui Manuel da Silveira; Lopes, Maria Odete MonteiroO trabalho de estágio que deu origem ao presente relatório foi realizado num dos grupos de referência em Portugal, o Grupo Visabeira, S.A., mais especificamente no departamento do Gestão e Acompanhamento de Negócios (GAN) Indústria. A partir deste departamento foi possível ter contacto diretamente com várias empresas do grupo, em particular com duas empresas industriais, a Cerexport, cerâmica de exportação, S.A., pertencente ao grupo de prestígio Vista Alegre, S.A. e a MOB, indústria mobiliário, S.A.. A Indústria 4.0 é um paradigma emergente devido, entre outros, à necessidade crescente de rastreabilidade de processos e à elevada capacidade de armazenamento de informações que estão disponíveis em qualquer momento e lugar. Como resultado, as empresas procuraram soluções que executam análises on time, de modo, a reduzir custos através da otimização dos recursos e minimizar o tempo de inatividade destes, bem como, responder tempestivamente a qualquer desvio, oferecendo assim uma maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes com base na rapidez e capacidade de resposta, eficiência e capacidade de inovação desta. Dessa forma, este estágio teve como principal objetivo a implementação de dois softwares, alinhados com o paradigma de Indústria 4.0 em duas indústrias de diferentes setores do Grupo Visabeira, a Cerexport e a MOB. O desenvolvimento deste passou essencialmente pelo acompanhamento e prestação de auxílio às duas empresas. Os trabalhos para o relatório de estágio iniciaram-se através de uma revisão de literatura com suporte nas palavras-chaves escolhidas, de modo, a conhecer todo o trabalho já existente, e do levantamento de todas as tarefas a executar, bem como, do respetivo planeamento e recursos a serem utilizados, assim como, os riscos associados. Seguidamente, implementou-se os softwares nas unidades. Por fim, efetuou-se uma apresentação todos os resultados acompanhados de uma análise crítica, limitações e lacunas sentidas, e ainda se apresentaram propostas para pesquisas futuras. Em suma, este estágio permitiu uma valiosa aprendizagem profissional, devido à superação de todas as adversidades, impostas tanto por este como pelo Grupo Visabeira, S.A.. Além disto, o estágio proporcionou a aquisição de um imenso conhecimento a nível pessoal principalmente na dimensão do relacionamento interpessoal.
- Estudo de Melhoria de Desempenho na Produção de Solas - Indústria de CalçadoPublication . Catarino, Nuno Miguel Mendes Ramos; Lopes, Marria Odete MonteiroQuando um processo depende de máquinas para obtenção de um determinado tipo de produto, a eficiência de uma secção ou empresa pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação da Manutenção Produtiva total (Total Productive Maintenance ou TPM) incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O estágio foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Ara Shoes Portuguesa, mais concretamente na secção de injeção ao corte. O principal objetivo do trabalho foi implementar o estudo do O.E.E e com o auxílio das ferramentas Lean, como o diagrama de Isikhawa e ciclo PDCA, iniciar um processo de melhoria continua naquela seção e, consequentemente, aumentar a produtividade. O principal foco foi a observação de processos, organização do espaço de trabalho, introdução de documentação para análise do O.E.E. e formação dos colaboradores. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do trabalho é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram concretizados com sucesso, existindo, no entanto, ainda muita margem para progressão.