ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DEMGI - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da metodologia DMAIC numa empresa produtora de componentes em borrachaPublication . Almeida, Ricardo Jorge Sá; Vaz, Paulo Joaquim AntunesAo longo das últimas décadas assistimos ao grande desenvolvimento da indústria, desta forma as empresas conseguem que o produto final tenha mais qualidade e um custo cada vez mais reduzido. As metodologias lean foram implementadas no núcleo industrial e empresarial de forma crescente dando-se a rutura com o tipo de produção que era praticada na época, esta era baseada em grandes volumes e pouco flexível. Os responsáveis e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas que permitissem obter uma produção lean, “magra”, com zero desperdícios e altamente flexível. Nos últimos anos um novo paradigma ganhou forma, tendo como principais objetivos a interação entre equipamentos, a recolha e análise de dados em tempo real e em qualquer lugar do planeta, marcou o início da quarta revolução industrial, esta nova metodologia foi designada pelo governo alemão de indústria 4.0. Nesta dissertação o principal objetivo foi a reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare parts e a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Para que tal fosse possível foi utilizada a ferramenta DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Esta ferramenta é simples de aplicar e de fácil compreensão. Em suma, com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. Para comprovar todas as melhorias apresentadas anteriormente verificou-se que houve um aumento da pontuação obtida nas auditorias mensais 5’S.
- Implementação da metodologia 5S numa empresa do ramo mobiliárioPublication . Ferreira, Fábio Alexandre da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO crescimento contínuo do mercado, obriga as empresas a procurarem novas soluções, de modo a se manterem competitivas e conseguirem responder às necessidades da sociedade atual. Neste sentido a metodologia 5S revela-se uma solução bastante positiva na mudança de hábitos de uma empresa, promovendo a melhoria contínua. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido, em contexto industrial, na MOB Cozinhas – Grupo Visabeira, onde o objetivo principal é a melhoria do processo produtivo através da implementação da metodologia 5S. Pretende-se criar postos de trabalho mais limpos, organizados e eficientes e reduzir os desperdícios que representam custos para a empresa. Numa fase inicial, fez-se um diagnóstico onde se analisou o processo produtivo e se identificaram vários aspetos a melhorar. Aqui foram realizadas auditorias, com recurso a um checklist de forma a se diagnosticar o estado de melhoria contínua presente na empresa. Após esta fase estipulou-se a ordem de intervenção dos vários postos de trabalho de forma a prosseguir com a implementação do 5S e selecionou-se uma das secções da empresa, de acordo com o ranking obtido através das auditorias, sendo impossível alastrar por toda a empresa devido à duração do estágio. Após a implementação foram feitas novas auditorias, com recurso a um checklist exatamente igual ao usado na fase de diagnóstico e os resultados obtidos foram favoráveis, o que nos permite avaliar positivamente a implementação do 5S. Isto correspondeu a várias melhorias obtidas, nomeadamente redução do tempo de produção, redução do desperdício, maior facilidade a encontrar as ferramentas necessárias, entre outros. Verificou-se um grande desnível entre estes postos de trabalho e os restantes onde não foi possível aplicar a metodologia devido à curta duração do estágio, sendo, portanto, aconselhável continuar com a implementação de forma a alastrar a toda a empresa e assim todos “remarem” para o mesmo lado, ou seja, todos em conjunto lutarem em prol da melhoria contínua.
- Metodologia LEAN aplicada a uma indústria automóvelPublication . Antunes, Marta Daniela da Silva; Vaz, Paulo Joaquim AntunesO presente trabalho resultou do estágio realizado na Eberspächer Tondela, empresa industrial de produção de componentes automóveis, a fim de concluir o Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Sendo esta uma empresa recente foi desde logo prioridade estudar, explorar e implementar ferramentas Lean na unidade. Numa primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica tendo por base o TPS (Toyota Production System), a filosofia Lean e as suas ferramentas. No contexto operacional foram selecionadas as áreas a serem intervencionadas, bem como as metodologias a aprofundar, começando pelo VSM (Value Stream Mapping) numa das linhas de produção, de modo a que se obtivesse a visão global da cadeia de valor de uma família de produtos, analisando o estado atual e propondo melhorias para o desenvolvimento dos estados futuros. O Standardised Work numa outra linha de produção, sendo esta a model line da fábrica, onde se identificaram os desperdícios, TIMWOOD, foram efetuados ciclos PDCA para uma melhor orientação do trabalho a executar, utilizando gráficos de movimentação (SWC), tabelas de combinações de tarefas (SWCT) e balanceamento da linha (YAMAZUMI). E por fim os 5S, aplicados a toda a área da produção com vista a melhorar a mesma, eliminar tudo o que não é necessário, organizar tudo no seu lugar, promover a limpeza, criar o padrão para a sua execução e manter as rotinas, de modo a otimizar a produtividade e qualidade.
- Qualificação de equipamentos na indústria farmacêuticaPublication . Domingos, Gonçalo Nuno Andrade; Silva, José Luís HenriquesDesde sempre, que a indústria farmacêutica se caracterizou pelo facto de possuir um controlo de qualidade exigente. O facto de a saúde do utilizador depender diretamente da qualidade do produto torna necessário o cumprimento de um conjunto de normas e regulamentos estritos que permitem alcançar a qualidade exigida para a colocação do produto no mercado. O cumprimento dos requisitos necessários para a sua comercialização, é um trabalho conjunto entre todos os departamentos do fabricante. Assim, a qualificação das instalações, dos equipamentos e dos sistemas é necessária para que um processo esteja validado, garantindo a qualidade do produto exigida pelos regulamentos. O trabalho insere-se num contexto de estágio numa empresa de produção de fármacos e em específico num grupo de trabalho que analisa as necessidades de qualificação da empresa, bem como todos os aspetos teórico-práticos necessários para a validação de equipamentos de sistemas e de processos. Os resultados obtidos serão analisados e validados no decorrer das qualificações efetuadas.
- Aplicação do TPM e do indicador OEE num posto da linha de montagem automóvelPublication . Gomes, Daniela Filipa Figueiredo; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesO presente relatório do trabalho de Estágio, está inserido na unidade curricular de Dissertação do Mestrado de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e foi desenvolvido no âmbito de um projeto dirigido à melhoria do desempenho operacional de um posto da linha de montagem, na empresa Peugeot Citroën Automóveis Portugal SA, em Mangualde. Verificando-se um crescente aumento da concorrência a nível mundial, é cada vez mais imprescindível para as empresas apostarem no fator competitividade e na otimização dos seus processos produtivos, a fim de terem a capacidade de responder rapidamente às necessidades e exigências do mercado. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi o estudo da eficiência de um posto da linha de montagem automóvel, conhecido como “ilha das rodas”, integrado na linha de montagem automóvel e que executa a montagem das rodas por via de dois robôs. O estudo da eficiência foi realizado usando algumas ferramentas da metodologia do TPM (Total Productive Maintenance), nomeadamente a análise de Pareto, que após um estudo das paragens que ocorrem no posto, permite identificar quais as falhas prioritárias e as potencialidades de melhorias no posto. Posteriormente, foi aplicado o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), que permite determinar os parâmetros da disponibilidade, performance e qualidade, imprescindíveis para retirar conclusões acerca da eficiência do posto, através de comparações com valores de referência. Finalmente, a aplicação da metodologia dos “5 porquês” permitiu identificar as possíveis causa-raiz das falhas prioritárias.
- Aplicação de Ferramentas Lean numa linha de montagem de componentes de automóvelPublication . Silva, Beatriz Alexandra de Almeida; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado na Brose, uma empresa de componentes do ramo automóvel, situada em Tondela. E teve como objetivo principal, a aplicação de duas ferramentas Lean, sendo estas, o SMED e o FMEA. A aplicação destas ferramentas permite a otimização da produção, através da diminuição de tempos de setup, bem como, através de medidas preventivas, prever e reduzir as falhas existentes nas linhas de montagem. A implementação do SMED, possibilitou uma melhoria em várias linhas de produção na empresa, tendo em conta que a proposta escolhida, podia ser transversal a quase todos os processos da fábrica. Do trabalho feito, conseguiu-se uma melhoria do tempos de ciclo de produto acabado, com um ganho médio de 17%, o que é uma melhoria que resulta em média o ganho de 10 peças por turno. Outro objetivo importante era a manutenção e atualização dos FMEA’s. Para este trabalho, reuniu-se uma equipa multidisciplinar para a avaliação do risco e definição dos planos de ação. Após a obtenção da informação atualizada, era feita uma auditoria pela qualidade para verificação de alguma lacuna ou estivesse algum processo em falta e, por fim, era feita uma reunião onde era desenvolvido o plano de ações para mitigar ou reduzir as falhas. A metodologia Lean, está cada vez mais presente nos dias de hoje, e todas as empresas e das mais variadas áreas, têm o objetivo de melhorar continuamente, sendo esta a definição mais básica da filosofia Lean. - a melhoria contínua dos processos, em conjunto com um balanceamento de custos.
- Implementação da análise DMAIC na redução de deformações em espumas de poliuretano para o setor automóvelPublication . Cardoso, Filipa Lopes; Vaz, Paulo Joaquim AntunesA evolução da indústria ao longo do último século permitiu que atualmente seja possível entregar produtos com melhor qualidade e com preços reduzidos ao cliente. Estes resultados foram alcançados com a implementação das ferramentas lean, que têm como principal objetivo a eliminação de desperdícios ao longo do fluxo de produção. A metodologia lean começou a ser desenvolvida no início do século XX, porém foi no final da segunda guerra mundial que os engenheiros da Toyota começaram a implementar esta ferramenta na indústria,sabendo à priori, que precisavam de otimizar os seus processos para ganhar vantagem competitiva face à concorrência. A partir daí o lean foi sendo implementado nas empresas, quer industriais, quer comerciais, como forma de garantir que os custos finais do produto ou do serviço prestado são reduzidos, garantindo o nível de qualidade. O principal objetivo desta dissertação foi a redução do número de deformações encontradas nas espumas de poliuretano dos assentos do modelo Mégane da Renault. Para atingir o objetivo foi utilizada a metodologia DMAIC, que é uma das ferramentas lean e que consiste num processo cíclico de cinco etapas: definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Esta metodologia foi selecionada porque como é cíclica permite que se algo durante o processo não esteja a seguir o procedimento estabelecido, ou seja, que permita atingir o resultado pretendido, se possa retroceder ao ponto onde se detetou a falha. Terminada a implementação da metodologia DMAIC conseguiram atingir-se os objetivos iniciais, sendo possível registar a diminuição do número de ocorrências de espumas dos assentos deformadas. Os resultados obtidos podem ser melhorados no futuro, continuando o processo de melhoria contínua diário.
- Implementação da Metodologia 5’S num Setor de Manutenção de uma Indústria CerâmicaPublication . Martins, Rúben Pereira; Paiva, Luís Manuel Gonçalves deA necessidade de qualquer empresa se adaptar às condições de mercado constitui uma constante e, se adicionarmos o fator globalização, torna-se um imperativo. Face a esta situação, são muitas as empresas que começam a abandonar os métodos de gestão, ditos “tradicionais”, e começam a perseguir novas metodologias, com destaque para o Lean Manufacturing. Neste contexto, assumindo-se como uma das ferramentas elementares da filosofia Lean, a Metodologia 5’S apresenta como primordial objetivo a eliminação do “desperdício”, em paralelo com a criação de um ambiente de trabalho mais organizado, limpo e seguro, contribuindo desta forma, para a otimização dos processos operacionais de uma empresa. A origem do termo “5’S”, fica a dever-se à letra inicial “S” de cinco palavras japonesas que dão o nome a cada uma das etapas da própria metodologia. São elas: Seiri (Classificação e Separação), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Estandardização), Shitsuke (Autodisciplina). Neste trabalho, será analisada a capacidade da metodologia 5’S em eliminar o desperdício numa empresa do setor cerâmico tomada como referência, bem como a eficácia da mesma, no estabelecimento de um local de trabalho mais eficiente, confortável, e seguro para os trabalhadores.
- Produtividade e Competitividade: Um Ensaio na Indústria de MobiliárioPublication . Pereira, Márcio Gabriel Pina; Paiva, Luís Manuel GonçalvesA obtenção de vantagens competitivas é uma exigência diária das organizações que procuram ter um crescimento sustentável. Empresas com produtividade acima da média conseguem melhores desempenhos económicos, levando-as a ser mais competitivas. O setor português do mobiliário verificou um aumento de 32% no volume de negócios, de 2010 a 2019. Na busca de competitividade nos mercados internacionais, a indústria do mobiliário necessitará de modernizar-se e diferenciar-se. A MOB, empresa caso de estudo, tem como objeto a fabricação de mobiliário de cozinha. A abordagem de mercado adotada pela empresa, de customização e de produção make-to-order leva a frequentes mudanças de setup e de ferramentas, influenciando o output e a produtividade. A metodologia SMED consiste na separação das operações de setup em internas e externas, bem como a aplicação de quatro fases conceptuais, tendo como finalidade a redução do tempo necessário para a realização de um setup. A SMED está inserida no pensamento Lean Manufacturing, filosofia de eliminação do desperdício no contexto industrial. Desenvolvido na Toyota desde os anos 50, constitui na atualidade o paradoxo de produtividade das organizações capazes de gerar lucros sustentáveis. O processo de produção por lotes confere complexidade ao planeamento de produção e otimização dos equipamentos fabris. Existe um trade-off entre a personalização do produto e a concretização de prazos de entrega ágeis. Quanto maior for a flexibilidade de uma unidade industrial, melhor será a sua resposta às exigências do mercado. A criação de objetivos de produção e partilha da informação envolvem os trabalhadores no objetivo coletivo, levando as organizações a tornarem-se mais orientadas para o resultado final e por arrastamento, mais produtivas e competitivas. A sinergia das ações de melhoria contínua dos processos promovem o crescimento orgânico e produtividade. Nem sempre é possível medir o impacto isolado de uma medida na disponibilidade dos equipamentos, sugerindo-se a análise continuada da evolução dos dados históricos como forma de verificar o sucesso das opções tomadas. A metodologia SMED preconiza a produção de lotes mínimos e a otimização dos tempos de setup como forma de obtenção de maior flexibilidade das unidades industriais, não obstante, é evidente o impacto do elevado número de referências a produzir na produtividade, mesmo em equipamentos com tempos de setup baixos. Com os mesmos recursos a empresa pode potenciar a sua rentabilidade económica e obter lucros de forma consistente e sustentável.
- A aplicação de ferramentas Lean numa unidade robotizada de produção de postes metálicosPublication . Costa, Tiago José Marques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO grau de eficácia da implementação da Manutenção Total Produtiva (TPM) numa empresa, pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação do TPM incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este projeto de estágio surgiu no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O projeto foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Carmo Wood, mais concretamente na secção de produção de postes metálicos. O principal objetivo do trabalho foi a melhoria da gestão da manutenção com a implementação de uma parte da metodologia do TPM e das suas ferramentas. Como objetivos específicos, o trabalho pretendia identificar a aplicar as ferramentas do TPM mais adequadas, para que no futuro seja possível assegurar uma melhoria contínua do processo e consequentemente aumento da produtividade. As principais áreas de foco foram a organização do espaço de trabalho, a organização da documentação, a elaboração dos planos autónomos de manutenção, formação dos colaboradores e a aplicação de melhorias no âmbito da manutenção e produção. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do projeto é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram cumpridos com sucesso.