ESEV - DPCE - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
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Browsing ESEV - DPCE - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas) by Author "Amante, Maria João"
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- Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.Publication . Araújo, Lia; Amante, Maria João; Sousa, Isabel; Alvarez, Catarina; Fonseca, SusanaObjetivos: o presente estudo procura apresentar evidência sobre a preferência dos cuidadores familiares de pessoas com demência que participam no Café Memória acerca da estrutura e funcionamento das sessões. Material y métodos: 68 cuidadores familiares de pessoas com demência de 9 Cafés memória de Portugal participaram neste estudo. São sobretudo mulheres (69.1%), casadas (69.1%), com média de 63.8 anos (DP 12.9), conjugues da pessoa com demência (55.9%), que vivem com o seu familiar com demência (76.7%). A informação, recolhida por um questionário com questões sobre a importância atribuída a cada parte da sessão, atividades e palestras preferidas e sugestões de melhoria, foi analisada com recurso à análise qualitativa e quantitativa e respetivos softwares. Resultados: tanto as palestras como as atividades em grupo são consideradas como muito importantes pela maioria dos cuidadores (71.6% e 60%), sendo o acolhimento realizado à chegado outros dos momentos destacados (65.2%). As atividades referidas como mais importantes foram os jogos de estímulação, as atividades de expressão (artísticas e musicais), histórias de vida, leitura, atividades físicas e passeios. Já nas palestras, foram referidos, por vários participantes, os temas sobre aspetos gerais da demência, como lidar e interagir com as pessoas com demência, sobrecarga dos cuidadores, questões jurídicas, assistência social, cuidados de saúde, nutrição, atividade física e fisioterapia, bem como a participação de cuidadores que partilharam a sua experiência pessoal ao nível das sugestões de melhoria, as questões do espaço e da divulgação foram as mais apontadas. Conclusiones: Conhecer a importância atribuída pelos cuidadores às diferentes atividades em que participaram e as suas sugestões práticas para próximas sessões demonstrou ser uma estratégia importante para a adequação da intervenção às suas verdadeiras necessidades e capacidades.
- Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-beingPublication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoResearch on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) has been maintained that this construct influences dimensions of parental and family functioning, in particular, aspects related to health and well-being of parents. In the same vein, national and international laws give a central role to parents in the defense of educational interests of the children. Therefore the promotion of quality of life and well-being are key areas in educational and therapeutic contexts. The present study aims to: i) undertaken a comparative analysis of parents of children with and without SEN in relation to social support and parental well-being (life satisfaction); ii) understanding the relationships between variables of social support and welfare. This is a non-experimental and cross-correlated study and a non probabilistic and convenience sample of 301 parents or caregivers of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu (Portugal). The gathering instruments were the Social Support Questionnaire – short version (Pinheiro & Ferreira, 2001); Life Satisfaction Scale (Neto, Barros, & Barros, 1990; Simões, 1992); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). The results show that there are significant and positive correlations between social support and well-being (in the dimension life satisfaction). The statistics analyzes show that the two parents groups have significant differences in welfare and partly on social support (satisfaction with support). Regarding subgroups of parents of children with SEN (cognitive and motor limitations and Autism Spectrum Disorders) we observed significant differences; parents of children with autism showed significantly higher values in social support (availability of support and satisfaction with support) and life satisfaction. The study highlights the predictive value of support in well-being (life satisfaction).
- O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. InstitucionalizadasPublication . Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, TâniaEste estudo procura examinar os benefícios de um programa de estimulação cognitiva na redução do isolamento, comportamentos de afastamento e irritabilidade e na melhoria da capacidade cognitiva e estado emocional. O programa constituído por 14 sessões foi aplicado num grupo de pessoas a residir na comunidade (n=6) e num grupo de idosos a viver em estrutura residencial (n=6). Ambos os grupos foram avaliados antes e após a intervenção com recurso ao instrumento Multidimensional Observation Scale for Elderly Subjects (MOSES). Complementarmente, foi desenvolvido um focus-group com os dinamizadores do programa, que incluiu questões acerca das suas experiências e opiniões sobre as sessões. Resultados estatisticamente significativos apontam para benefícios nos domínios das relações interpessoais e estado emocional, ambos no grupo que recebeu a intervenção no domicílio. Assim, a implementação de programas de estimulação cognitiva deve ser alargada a serviços de apoio domiciliário e projetos mais direcionados para as pessoas que vivem sozinhas.
- O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. InstitucionalizadasPublication . Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, TâniaThis study aims to examine the benefits of a cognitive stimulation program in reducing social isolation and irritability and improving cognitive capacity and emotional status of elderly people. A program of 14 sessions was conducted with individuals living in the community (n=6) and with group of individuals living in nursing home (n=6). Both groups were evaluated before and after the intervention with the Multidimensional Observation Scale for Elderly Subjects (MOSES). Also a focus group with the program monitors ́ allowed to collect information about the experience in conducting the sessions and their opinion about the whole program. Results have demonstrated benefits statistically significant in the domains of relationships and emotional status for the group who received the intervention at home. This experience allowed to conclude that the implementation of cognitive stimulation programs should be extended to home-based services, especially for older persons living alone.
- Parental adjustment to disability, stress indicators and the influence of social support.Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoProblem Statement: This study intends to understand the differences in parental stress and social support among parents groups of children with different disabilities in the context of parental adjustment to disability. Research Questions: There are significant differences in the results of stress and social support among parents groups of children with different disabilities, in order to improve intervention strategies with families? Purpose of Study: Parental adjustment to disability relates to the effectiveness with which families use the resources of their social network. We intend to analyze stress and social support differences among groups of parents of children with different disabilities and clarify relationships between the variables in order to suit family intervention strategies. Research Methods: A comparative research of descriptive correlational nature was undertaken. The sample of convenience included 152 parents of children with different disabilities (82 with intellectual disability; 37 with motor problems; 33 with autism) supported by institutions the Viseu municipality. The gathering instruments were: Parenting Stress Index - Portuguese version (Abidin & Santos, 2003), Social Support Questionnaire and Parental Questionnaire. Findings: The results revealed significant differences between groups of parents in the partial results of parental stress, specifically in the subscales Hyperactivity, Acceptance and Adaptation Flexibility (Child Domain), as well as subscale Paper Restriction (Parental Domain). With respect to social support, we found differences in the extent and availability of social support network. Conclusions: Knowing the specific dimensions of parental functioning, as well as aspects of social support, allows us to design intervention strategies targeted to the family needs and resources, promoting the quality of the parenting exercise and a better parental adjustment to disability.
- A prática do Educador Social no envelhecimento: da formação à açãoPublication . Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, PaulaEste estudo exploratório procura analisar o impacto do está- gio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo públi- co-alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do reconhecimento da im- portância da educação no trabalho social e, mais concretamente, na intervenção gerontológica, importa saber qual a contribui- ção da Educação Social na capacitação individual e social para a promoção de um envelhecimento mais digno, ativo e bem- suce- dido. Durante os anos letivos 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 e 2013/2014 auscultou-se a opinião do público-alvo dos projetos de estágio (pessoas idosas) e pelos próprios estagiários acerca do impacto das atividades desenvolvidas, tendo-se recorrido a questionários e entrevistas estruturadas para o efeito. Os resul- tados sugerem a importância das atividades ao nível do aumento do bem-estar pessoal e relações interpessoais, reportado quer por estagiários, quer por pessoas idosas. Dado o contributo que o Educador Social pode ter no envelhecimento, apresenta-se a necessidade de se preparem Técnicos Superiores de Educação Social capacitados para as especificidades do trabalho com esta população-alvo.