ESEV - DPCE - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas) by Title
Now showing 1 - 10 of 91
Results Per Page
Sort Options
- O abandono escolar pela comunidade cigana e seus reflexos nos tribunais superiores em PortugalPublication . Mendes, FranciscoPara o CERD (2000), a comunidade Roma é objeto de discriminação na sua expressão mais acentuada, manifestando-se no plano da educação pelo forte absentismo e abandono escolar. Neste estudo pretendeu-se conhecer o reflexo do abandono escolar da comunidade cigana nos tribunais superiores, designadamente da Relação. Procedeu-se a uma pesquisa tendo sido identificados três acórdãos. Em dois desses acórdãos o abandono escolar não se constitui como o centro da decisão do tribunal e por isso foram desconsiderados. Dado o carácter paradigmático do Acórdão do TRL, procedeu-se à sua análise. Em síntese, uma rapariga de etnia cigana atingiu a menarca. Para os pais, de acordo com a tradição e cultura cigana, a criança deveria abandonar a escola como forma de preservar a sua “pureza”. A primeira instância decidiu que a frequência da escolaridade obrigatória cedia perante a cultura e tradição ciganas. O tribunal superior revogou a decisão impondo o “apoio junto dos pais”. Prevaleceu, pois, o superior interesse da criança.
- A abordagem interdisciplinar da Educação Sexual no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoNum mundo em constante mudança, em que a especialização dos saberes é cada vez maior, a interdisciplinaridade surge como uma resposta promissora, na medida em que permite a quebra de fronteiras das disciplinas e a articulação dos saberes, proporcionando ao aluno uma visão mais abrangente dos mesmos. Um dos domínios em que a interdisciplinaridade assume particular relevância, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico é o da Educação Sexual, uma temática multidimensional e abrangente, cujos conteúdos “podem ser interligados, sem artificialidade, com os de Língua Portuguesa, do Estudo do Meio, da Matemática e das Expressões” (Ministério da Educação e Ministério da Saúde, 2000, p. 72). Neste contexto, procurámos averiguar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, no âmbito do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade, abordando de forma interdisciplinar três blocos desta temática: hábitos de higiene, diferenças entre o corpo masculino e o feminino e questões de género. Para a recolha de dados, recorremos à observação naturalista e ao registo de notas de campo, bem como ao inquérito por questionário. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora das mesmas. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, nos vários blocos abordados, com maior destaque no que concerne às diferenças entre o corpo masculino e feminino. De sublinhar também o facto de os alunos se envolverem ativamente nas aprendizagens e demonstrarem curiosidade e interesse em saber mais.
- Action research and teacher training challenges in Polytechnic Higher EducationPublication . Cardoso, Ana PaulaAction research is a methodological approach often used in initial and continuous teacher training courses, namely at polytechnic schools. For this reason we try to inquire: "To what extent is action research a useful methodology in training teachers in polytechnic higher education?" The analysis of one’s own experience of training in two training courses in the Viseu Higher School of Education, which took place from 2001-2006, as well the analysis of final research work developed allow us to conclude, among other aspects, that this methodology has showed to be attractive to many teachers and represents a contribution to a greater openness to change and educational innovation. Not intending to generalize these data beyond the context under analysis, we consider that they suggest the usefulness of action research in teacher training at the level of higher education and thus recommend the use of this methodological strategy.
- Adaptação e validação da Erwin Identity Scale (Escala de Identidade de Erwin)Publication . Felizardo, SaraO presente trabalho insere-se no âmbito dos estudos de operacionalização e validação da teoria de Chickering (Chickering & Havighurst, 1990; Chickering & Reisser, 1993) sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Apresentamos uma versão portuguesa da Erwin Identity Scale, um instrumento de avaliação da identidade construído, originalmente, por Erwin (1979, 1983). É constituída por três subescalas que, de acordo com Erwin (1983), se relacionam com os construtos básicos da identidade: a subescala Autoconfiança (A), a subescala Identidade Sexual (IS) e a subescala Imagem Corporal (IC). A versão adaptada deste instrumento, a Erwin Identity Scale (EIE) apresenta características psicométricas aceitáveis. O coeficiente alfa da EIE de .91, revela uma boa consistência interna e os resultados parciais das subescalas A, IS e IC, são respectivamente .84, .76 e .83, valores bastante satisfatórios. As correlações entre a EIE e subescalas e outros instrumentos revelam bons índices de validade concorrente.
- Alfabetização emocional de professores de Educação EspecialPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Felizardo, SaraO trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.
- Animação Livre: uma proposta para uma pipeline e fluxo de trabalho baseados em Software LivrePublication . Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria PachecoOpenLab ESEV is a project of the Polytechnic Institute of Viseu’s School of Education that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free file formats and more flexible copyright licenses for creative and educational purposes. This paper presents a description and an evaluation of the pipeline and workflow implemented by OpenLab ESEV to support students' animation work and projects. The presented detailed view and evaluation might be of interest to schools and studios, teachers and independent animators interested in exploring the potential of Free Software alternatives to the standard proprietary software pipeline for animation and media production. The first part of the paper presents information about the workflow and pipeline. The description includes a diagram portraying the workflow, software packages used for different tasks, adopted file formats and chosen copyright licenses. It provides a complete view of the pipeline and workflow, from pre-production to post-production, from the presentation of the initial idea to the distribution of the final work, using finished and ongoing students’ works as real case scenarios. The second part presents a first draft of an ongoing analysis and evaluation of the Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) of the pipeline. We'll share and discuss the results of a SWOT analysis carried out within the project coordination team and students involved with the project as users of the pipeline.
- A Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista Participação.Publication . Ramalho, HenriqueA análise apresentada neste texto decorre, mais latamente, de um estudo de caso focalizado na compreensão das dinâmicas macro, meso e microdiscursivas desenvolvidas em torno da avaliação do desempenho docente. É concretizada uma proposta de interpretação e compreensão das diversas relações estabelecidas entre o discurso oficial e as decorrências operadas ou, pelo menos, suscitadas pelas dinâmicas produzidas ao nível das instâncias intermédias e periféricas do sistema educativo, em torno da macrorreferencialização da avaliação do desempenho docente e das consequentes lógicas periféricas diferenciadoras propiciadoras do engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista. Como principal conclusão, destacamos o efeito executório da prescrição central que, a partir do efeito macrodiscursivo, impôs um grau elevado de engajamento desses atores com o trabalho de organizar o tipo de resposta que o discurso oficial exige, enredando-os no quadro de um referencial alinhado com a “dominação legal” composto por regras heterónimas e com a “expectativa programática” da administração central, que impõe uma alienação tipicamente gestionária dos gestores-avaliadores da periferia.
- Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosasPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco
- Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.Publication . Araújo, Lia; Amante, Maria João; Sousa, Isabel; Alvarez, Catarina; Fonseca, SusanaObjetivos: o presente estudo procura apresentar evidência sobre a preferência dos cuidadores familiares de pessoas com demência que participam no Café Memória acerca da estrutura e funcionamento das sessões. Material y métodos: 68 cuidadores familiares de pessoas com demência de 9 Cafés memória de Portugal participaram neste estudo. São sobretudo mulheres (69.1%), casadas (69.1%), com média de 63.8 anos (DP 12.9), conjugues da pessoa com demência (55.9%), que vivem com o seu familiar com demência (76.7%). A informação, recolhida por um questionário com questões sobre a importância atribuída a cada parte da sessão, atividades e palestras preferidas e sugestões de melhoria, foi analisada com recurso à análise qualitativa e quantitativa e respetivos softwares. Resultados: tanto as palestras como as atividades em grupo são consideradas como muito importantes pela maioria dos cuidadores (71.6% e 60%), sendo o acolhimento realizado à chegado outros dos momentos destacados (65.2%). As atividades referidas como mais importantes foram os jogos de estímulação, as atividades de expressão (artísticas e musicais), histórias de vida, leitura, atividades físicas e passeios. Já nas palestras, foram referidos, por vários participantes, os temas sobre aspetos gerais da demência, como lidar e interagir com as pessoas com demência, sobrecarga dos cuidadores, questões jurídicas, assistência social, cuidados de saúde, nutrição, atividade física e fisioterapia, bem como a participação de cuidadores que partilharam a sua experiência pessoal ao nível das sugestões de melhoria, as questões do espaço e da divulgação foram as mais apontadas. Conclusiones: Conhecer a importância atribuída pelos cuidadores às diferentes atividades em que participaram e as suas sugestões práticas para próximas sessões demonstrou ser uma estratégia importante para a adequação da intervenção às suas verdadeiras necessidades e capacidades.
- Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portuguesesPublication . Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, SusanaDar atenção às dimensões emocionais do comportamento alimentar, incluindo a restrição, é fundamental na compreensão do excesso de peso/obesidade. Neste estudo, procurouse analisar a relação entre comportamentos alimentares restritivos e o Índice de Massa Corporal (IMC) numa amostra de 128 jovens e adultos portugueses. Para a recolha de dados foi utilizado o Three Factor Eating Questionary (TFEQ), tendo sido analisada apenas a subescala da restrição alimentar. As análises estatísticas (Rho de Spearman) foram realizadas com recurso ao SPSS IBM 22. Constatou-se que os valores mais elevados de restrição alimentar se registaram nos sujeitos com excesso de peso, mais velhos e do género feminino. Entre o IMC e a restrição alimentar verificou-se uma correlação positiva, moderada e altamente significativa (rho=.304, p=.001), apontando os resultados para a necessidade de se ter em consideração as dimensões emocionais (restrição) no planeamento de intervenções, por exemplo, no âmbito da perda de peso.