ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Balula, João Paulo"
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- Editorial do n. 50-APublication . Balula, João PauloEditorial de um número especial da revista Millenium que integra treze artigos que resultaram das comunicações apresentadas na II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (JOEEL) que decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2014.
- Um exemplo da relação do português com outras línguas no séc. XVIPublication . Balula, João PauloA leitura das Cartas que os Padres e Irmaos da Companhia de Iesus escreverão dos Reinos de Iapão e China aos da mesma Companhia da India e Europa, desdo anno de 1549 atè o de 1580 levou-nos a registar uma série de notas, aqui apresentadas, sobre os contactos do Português com outras línguas, ao longo do século XVI.
- Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de PortuguêsPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloResumo: A Escola assume, hoje, um papel cada vez mais ativo na formação dos (ciber)leitores, sendo chamada a reconfigurar um conjunto pré-existente de práticas em literacia onde predomina o texto impresso para um universo digital complexo, no qual o ecrã tem primazia. Assim, neste artigo procuraremos: (1) reforçar o modo como novas práticas em literacia emergem em permanência na nossa sociedade, repercutindo-se no percurso dos leitores em formação; (2) apontar para o modo como a leitura no ecrã de textos diversificados influencia a compreensão leitora, daí retirando ilações no que concerne à construção do percurso do leitor; (3) caracterizar a forma como a leitura online requer o desenvolvimento de um conjunto amplo de estratégias por parte do leitor, para que possa usufruir plenamente do prazer de ler em contexto escolar e extra-escolar. Finalmente, reflectimos criticamente sobre os desafios colocados hoje à Escola, relativamente à implementação e consolidação de percursos de leitura que estejam na base do exercício hodierno da cidadania.
- Promoção da interculturalidade a partir dos manuais escolares de PortuguêsPublication . Balula, João Paulo; Pinho, Sara; Amante, SusanaA importância, cada vez maior, dos esforços para assegurar o respeito pela diferença torna pertinente avaliar o contributo dos manuais escolares de Português na promoção da interculturalidade. Neste trabalho, discutem-se alguns resultados do estudo, de natureza multimetodológica, que partiu da análise de dois manuais escolares de Português (4.º ano) para uma intervenção didática numa turma do mesmo ano de escolaridade. Os resultados obtidos mostram que as propostas de atividades promotoras do pensamento reflexivo sobre interculturalidade são escassas nos manuais escolares analisados e indicam que a atuação do professor é determinante para promover o entendimento mútuo e o respeito pelo Outro.
- Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de casoPublication . Melão, Dulce; Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel; Balula, João PauloEste estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.
- The winners' drama in Seneca's TroadesPublication . Balula, João PauloThe texts of classical literature are of great importance for the training of critical readers. For this reason, this article proposes a current reading of the winners’ difficulties that are evident in Seneca’s Troades: Pyrrhus, Agamemnon, Ulysses, Achilles, and Helena. Starting from a content analysis of the literary work, a reflection on the consequences of feelings and passions is presented. It becomes evident that when the human being is confronted with himself and with his essence everything comes to the surface: the most admired virtue (moderation) and the most despicable defects (arrogance, brutality, tyranny, hypocrisy and cowardice). It is concluded that the winners’ concern focuses on the doubt about the success of the return trip.