Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by Author "Abrantes, José Luís"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Conscientiousness and intrinsic motivation as predictors of learning perception and academic achievementPublication . Cardoso, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaThis paper aims to relate conscientiousness, intrinsic motivation and perceived learning, and its direct and indirect relationships with academic achievement. An empirical study was undertaken, involving a representative sample of 1986 Portuguese high school students. A structural model reveals that conscientiousness directly and positively influences intrinsic motivation, perceived learning and academic achievement. In turn, intrinsic motivation directly and positively influences perceived learning and academic achievement. Corroborating previous studies, these findings suggest that personal factors are essential to improve student´s learning outcomes, namely academic achievement. Recommendations for teachers and school managers are addressed.
- A Educação para a Alimentação e as Práticas Alimentares de Jovens que Frequentam os 2º e 3º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Sofia Rafaela; Guiné, Raquel; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José Luís; Ferreira, ManuelaEste trabalho procura avaliar o conhecimento e as práticas de jovens no que concerne à alimentação saudável. Para o efeito, foi realizado um inquérito por questionário a uma amostra de 852 alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os inquiridos possuem alguma informação sobre alimentação saudável. A maior parte identifica a roda dos alimentos atual e é através da escola, pais/ familiares e TV que obtém o conhecimento. Contudo, verifica-se que há conteúdos não assimilados, o que demonstra que há ainda trabalho pedagógico a desenvolver ao nível da educação alimentar dos jovens.
- Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundárioPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José Luís“O segundo capítulo – “Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundário” – de Manuela Ferreira, Ana Paula Cardoso e José Luís Abrantes, continua de certa forma esta discussão, ao identificar variáveis influentes no êxito académico dos estudantes no ensino secundário. Este tema é tanto mais importante se tivermos presente que este ciclo de ensino tem registado taxas de abandono e de insucesso massivas, tendo recentemente atravessado uma profunda mudança em Portugal, com a expansão da escolaridade obrigatória e do ensino profissional. A partir de um inquérito a estudantes do ensino secundário, os autores mostram como alguns fatores são importantes para a perceção da aprendizagem e o rendimento académico, tais como o sentimento de pertença à escola, a motivação intrínseca para o curso, a “conscienciosidade” e a autoestima, a interação dos discentes e com os docentes. Trata-se, pois, de um estudo que identifica fatores promotores do sucesso escolar que não têm sido abordados no debate público e nas orientações governamentais, mas que são certamente relevantes para o desenho de políticas educativas mais eficazes e equitativas” (Veloso e Abrantes, 2013, p. 3).
- Motivation and relationship of the student with the school as factors involved in the perceived learningPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José LuísMotivation should be seen as a very important factor in the learning process. The motivated student has the inner strength to learn, to discover and capitalize on capabilities, to improve academic performance and to adapt to the demands of the school context. Contextual factors like the psychological sense of school membership may be also especially important to students’ classroom engagement, their motivation and learning success. So with this study we intend to examine how the sense of school belonging and intrinsic motivation influences perceived learning.A structural model reveals that the negative sense of school belonging has a negative impact on intrinsic motivation and on perceived learning. In turn, intrinsic motivation positively and significantly influences perceived learning in the course.
- Pedagogical Interaction and Learning Performance as Determinants of Academic AchievementPublication . Costa, Cesário; Cardoso, Ana Paula; Lima, Margarida Pedroso; Ferreira, Manuela; Abrantes, José LuísThis investigation aims to relate teacher competencies, student-student interactions and learning performance, and its direct and indirect effects on academic achievement of high school students. A quantitative research was carried out, involving a representative sample of 1986 students attending Secondary Education Schools located in the central region of Portugal. The results obtained through the structural model show that perceived teacher competencies influence student-student interactions and learning performance positively and significantly; student-student interactions positively and significantly influence the learning performance which, in turn, influences positively and significantly students’ academic achievement. The established model provides insights for a better understanding of the importance of communication, in the context of the classroom, and of the students’ learning involvement in the academic activities, towards the promotion of school success.
- O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português.Publication . Ferreira, Manuela; Abrantes, José Luís; Cardoso, Ana PaulaO insucesso escolar é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino levando a um sentimento negativo de pertença à escola e à baixa motivação do estudante. Este estudo tem como objetivos específicos avaliar de que forma o sentimento negativo de pertença à escola influencia a motivação intrínseca para os cursos; como o sentimento negativo de pertença à escola influencia a perceção de aprendizagem nos cursos; e de que forma a motivação intrínseca para os cursos influenciam a perceção de aprendizagem nos cursos. Desenvolve-se um estudo não experimental, analítico e correlacional, explicativo, de corte transversal em que foi desenvolvido modelo tendo como base as equações estruturais. Utilizou-se uma amostra de 1986 estudantes portugueses que frequentavam o ensino secundário. Os resultados indicam que o sentimento negativo de pertença à escola influência de forma significativa negativamente a motivação Intrínseca para o curso e a perceção de aprendizagem no curso. Por sua vez, a motivação intrínseca para o curso tem um impacto significativo e positivo na perceção de aprendizagem no curso.