Browsing by Author "Cunha, Diana"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Comparison of three wine routes realities in Central PortugalPublication . Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Barroco, CristinaWine tourism is an important area of special-interest tourism in Portugal, and represents an increasingly significant component of regional development. In a more conservative approach, wine tourism has been described as visiting vineyards, wineries and engaging in wine-related activities. However, this perspective has been broadened, taking advantage of all the potential of the specific destination’s terroir (nature/landscape, tangible and intangible cultural heritage). Wine routes make the connection between wine and tourism in a specific region and intend to boost wine tourism by promoting collaboration between the different stakeholders. Different routes present distinct approaches to wine tourism, within diverse regional contexts, and different ways of collaboration within the wine route. This study compares three wine routes at different stages of development, located more or less in a rural periphery - in the central region of Portugal - Bairrada, Dão and Beira Interior, considering both context data and information collected in 108 interviews conducted with diverse wine tourism suppliers from these routes. Some aspects that may contribute to the development of wine tourism routes are discussed, such as the route configuration, and the collaborative work between stakeholders. Some questions that additional studies may help answering are also reflected.
- Desafios e implicações para a cocriação de experiências enoturísticas rurais sustentáveisPublication . Carneiro, Maria João; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, PauloO presente capítulo apresenta as reflexões conclusiva deste livro onde se foram discutindo problemáticas associadas ao desenvolvimento de experiências de enoturismo cocriativas sustentáveis em áreas rurais, e onde se foi apresentando investigação realizada no âmbito do projeto TWINE - ‘Cocreating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas’. Pretende-se sistematizar as principais conclusões da investigação apresentada nos diversos capítulos do livro, bem como identificar oportunidades e desafios que se colocam aos diversos atores, no que respeita ao desenvolvimento das experiências acima referidas. O livro realça o elevado potencial que determinadas regiões apresentam para a cocriação de experiências enoturísticas enriquecedoras para os visitantes, bem como a diferenciação e caráter específico de cada rota em análise, associados, em grande medida, à especificidade dos seus terroirs. No entanto, a investigação realizada permite também identificar desafios e implicações associados ao desenvolvimento e cocriação destas experiências, que são aqui discutidos.
- Do vinho ao terroir: Experiências enoturísticas envolventes e transformadorasPublication . Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Salvado, Josefina; Barroco, Cristina; Simões, Orlando; Albuquerque, Helena; Carneiro, Maria João
- A experiência enoturística cocriada pelos agentes da ofertaPublication . Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Conceição; Barroco, Cristina; Cunha, Diana; Pereira, Carla; Salvado, Josefina; Araújo, CristinaOs agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.
- Experiências de enoturismo em áreas rurais: Reflexões e evidências obtidas no âmbito do projeto TWINEPublication . Kastenholz, Elisabeth; Carneiro, Maria João; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, PauloEste primeiro capítulo serve de introdução ao presente livro que pretende apresentar, de modo breve, alguns aspetos centrais do projeto TWINE- Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas. O objetivo é explicar a sua origem e lógica de investigação aplicada no domínio do enoturismo em áreas rurais da região Centro de Portugal, com base na análise e identificação do potencial de dinamização de experiências turísticas cocriadas entre visitantes, residentes e atores do território, visando o desenvolvimento sustentável destes territórios. Pretende-se, assim, introduzir o leitor nos assuntos centrais das análises e reflexões do projeto TWINE bem como guiar o leitor apresentando-lhe a estrutura da obra
- Experiências de Enoturismo no Centro de Portugal: Oportunidades de Cocriação, Inovação e Desenvolvimento Sustentável nas Rotas da Bairrada, do Dão e da Beira InteriorPublication . Kastenholz, Maria João; Carneiro, Maria João; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, Paulo
- Female Leadership in Wine Tourism in PortugalPublication . Pato, Maria Lúcia; Cunha, Diana; Barroco, Cristina; Cunha, Conceição; Kastenholz, ElisabethBased on data collected from managers of wine tourism businesses in rural areas in Portugal, this study highlights the equal potential of female leadership in wine tourism. Specifically, women’s profiles, management practices and leadership narratives were analyzed and contrasted with corresponding data reported by their male counterparts. Concerning personality traits, no statistical difference between men and women was identified, which was also the case for some management practices, with sustainability concerns being important for both male and female business managers. Differences were found for communication with markets, being dominated by online devices, particularly with social networks in the case of women. As for their leadership position, women further tend to prefer a shared management approach in opposition to a more individualist management style followed by men.
- As rotas da Bairrada, do Dão e da Beira Interior enquanto estruturas dinamizadoras do turismo no territórioPublication . Carneiro, Maria João; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Pato, Maria Lúcia; Duarte, Paulo; Simões, Orlando; Silva, Carla; Alves, Helena; Pereira, Carla; Paço, Arminda; Alburquerque, HelenaAs rotas relacionadas com o vinho têm um elevado potencial para promover a dinamização e o desenvolvimento dos territórios onde se integram. O presente capítulo tem como objetivo discutir o importante papel destas rotas, bem como caracterizar três destas rotas existentes na Região Centro de Portugal – a Rota da Bairrada, a Rota dos Vinhos do Dão e a Rota dos Vinhos da Beira Interior – e os territórios em que se localizam. Com base em dados secundários, foi feita uma caracterização dos territórios abrangidos pelas rotas em termos de aspetos relacionados com a população, o vinho, outras atrações turísticas além do vinho, equipamentos e infraestruturas de apoio ao turismo, sendo também feita uma caracterização das rotas propriamente ditas. O capítulo termina com uma análise e comparação das rotas e a apresentação de algumas implicações para os agentes do setor do enoturismo e responsáveis pela gestão de rotas relacionadas com vinhos.
