Browsing by Author "Fernandes, Rosina"
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- Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazerPublication . Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, RosinaResumo — É propósito deste estudo contrastar os níveis de actividade física em crianças e jovens, nos contextos de escola e lazer, em função de variáveis sócio demográficas (idade e género) e contextuais (prática de actividade desportiva de pais e amigos). Para o efeito, utilizou-se uma amostra de 55 sujeitos, de idades compreendidas entre os 10 e 20 anos, de ambos os géneros. Os dados foram recolhidos em Viseu, a partir do Questionário sobre actividade física habitual - filhos (Baecke et al.,1982). A análise dos dados foi realizada no SPSS 20, tendo-se utilizado as técnicas estatísticas adequadas em função do tipo de escala e da natureza das variáveis. Diferenças significativas (p=.05) evidenciaram uma diminuição da prática da actividade física com a idade, tal como noutros estudos (Henriques, 2000; Rodrigues, 2001), bem como uma não diferenciação por género (Cardoso, 2000). Os resultados denotam, ainda, um apreciável nível de concordância entre a influência da prática desportiva dos amigos nos níveis de prática dos sujeitos da amostra e a percepção destes sobre a mesma. A reflexão decorrente destes resultados revela-se fundamental, atendendo à importância da promoção da saúde em contextos educativos formais e não formais, a partir do incremento de práticas adequadas de actividade física.
- Aligning HE Pedagogical Innovation with VET, Industry, and Research Partnerships: Insights on the Demola Portugal InitiativePublication . Amante, Susana; Fernandes, RosinaAcademia–industry collaboration has been around for some time, but there has been a shift in both the education and workforce settings to work closely together, coordinating initiatives across all sectors, namely higher education (HE), vocational education and training (VET), and industry, in an attempt to mutually drive innovation, provide opportunities to go from concept to action, encourage entrepreneurship, improve ICT use, and other equally important hard and soft skills, aiming to bridge the existing gap between the teaching–learning arena and the business world. Aware that the VET sector, HE, the government, and industry should be devoted to forging partnerships considered key to the development of research, leading to quality, more business, and ultimately, the economic and social well-being of society, a Consortium of 14 Portuguese Polytechnic Institutions engaged in an innovative pedagogical training program, “Learning based on co-creation processes,” a project within the Demola Portugal Initiative (2021–2023), and at the Polytechnic Institute of Viseu (IPV) with reference No. POCH-04-5267-FSE-000818. This training program, with its active methodologies, is then put into practice through the “Link Me Up—1000 Ideias” project. In our study, we will focus on the needs, expectations, and experiences of the IPV teaching staff and the vocational schoolteachers that participated in the training course. Through the analysis of questionnaires and e-portfolios of the participants in the first two editions (January–June 2021 and September 2021–February 2022), we intend to answer the following questions: (i) Which facilitation skills can be meaningfully used by the teachers participating in the (Demola) Pedagogical Innovation Training course at IPV? (ii) Which tools/platforms can enhance the students’ learning and collaboration among different team members, company representatives, and trainees/facilitators? The data collected confirm that the Demola Portugal Initiative provides an effect
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2021Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, RosinaNa senda de apontamentos anteriores no âmbito da Educação Especial e Inclusiva, projeto que emergiu do mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, convidamos, a mais um diálogo, potenciado pelos autores, através da investigação e reflexão, por estes proporcionada, na área da educação especial e inclusiva, que incide sobre a análise de atitudes, práticas e narrativas de diferentes agentes educativos a respeito da inclusão, em contextos tão distintos como sejam os da educação pré-escolar e do ensino superior.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, RosinaÉ no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Fernandes, RosinaA educação inclusiva deve ser multifocalizada, sistémica e holística reportando, necessariamente, em primeira instância, à transformação (re)humanizante da pessoa. É neste referencial de educação inclusiva que se enquadra o quinto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2023”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. É propósito deste ebook potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como análise crítica da educação inclusiva em Portugal, enquadrando-a a partir de referenciais atuais, a adaptação de livros acessíveis e inclusivos, com o suporte de sistemas pictográficos, bem como o papel da psicomotricidade no contexto da multideficiência e, por fim, uma reflexão sobre tecnologia e ensino a distância, na senda da inclusão no ensino superior.
- A atividade processual de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Centro de PortugalPublication . Lopes, Ana; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaA Convenção dos Direitos da Criança, a Constituição da República Portuguesa e a Lei 147/99 de 1/9 constituem-se como os bordões legais fundamentais que suportam a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Este estudo centra-se sobre a atividade processual (2011-2014) duma CPCJ do Centro de Portugal. Metodologia: Foram escrutinados, por análise de conteúdo, 107 processos de outras tantas crianças, com idades entre 1 mês e 17 anos, sendo 51 masculinos. Resultados: As sinalizações resultaram da exposição a comportamentos que comprometem o bem-estar e desenvolvimento da criança (39,3% integra a violência doméstica e o consumo de álcool), bem como a negligência a nível educativo (17,8%), psicoafectivo (15,0%) e da saúde (10,3%), a não supervisão e acompanhamento (14,0%), o absentismo escolar (11,2%) e a ofensa física (10,3%). As participações foram realizadas pelas autoridades policiais (37,3%) e estabelecimentos de ensino (22,5%). Foram objeto de reabertura 19 (17,7%) processos. Nos Acordos de Promoção e Proteção, as medidas previstas nas alíneas a) e b) do art.º 35.º da Lei 147/99 de 1/9 representam, respetivamente, 61% e 25,4%, sendo a duração média de 12 meses. Conclusões: Estes resultados estão, parcialmente, em continuidade com os disponibilizados nos últimos Relatórios Anuais de Avaliação das CPCJ, sendo necessários outros estudos que permitam um conhecimento mais aprofundado da dinâmica dos processos de promoção e proteção
- Autism Spectrum Disorder Impact on Havighurst Developmental Tasks AchievementPublication . Gomes, Laura; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, RosinaAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition, characterized by persistent deficits in communication/social interaction and restricted and repetitive patterns of behavior, interests or activities. It is usually identified in childhood, despite late diagnoses in cases of greater functionality. Havighurst proposes a set of fundamental tasks throughout the life cycle, whose achievement is probably compromised in the ASD, even though it lacks scientific evidence. This study innovates, as it is based on Havighurst's theoretical model for understanding the development process of three adults and one young person, diagnosed with ASD level I, at different life stages. Through the methodology of life histories, interviews were subject to content analysis. Results pointed out the early detection and interventions importance, minimizing adversities, above all by those who had late diagnoses. Self-perceived success, not expected, was found in some development tasks (e.g. conscience and morality development). Also were noticed expected limitations related to ASD (e.g. difficulties in relationships with peers and in the labor market inclusion). Probably, in cases of greater severity and less functionality/autonomy, there would be greater failure in development tasks. It is crucial to improve research on this developmental model and on the factors that delay the diagnosis, including cases of different levels of severity.
- Being a vegetarian: A systematic review on the effects of vegetarianism on mental healthPublication . Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, CátiaVegetarianism is becoming an increasingly popular choice which can be deined as a belief or practice of eating foods obtained mostly from the vegetable kingdom. Most research focus on physical health and there is a dearth of literature about its effects on mental health.
- Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosasPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco
- Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosasPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, FranciscoResumoA crescente valorização do envelhecimento como experiência positiva conduziu à investigação de fatores de qualidade de vida nas pessoas idosas, de onde se destacam o bem-estar subjetivo (BES) e a atividade física (AF). Propomo-nos caracterizar e contrastar níveis de BES e AF, em pessoas idosas portuguesas, em função da idade e género. Recorreu-se a uma amostra de conveniência, com 240 sujeitos (67.5% femininos), com média de idades de 73.07 ± 6.59. Utilizou-se o Baecke Modificado para a AF, bem como a SWLS e a PANAS para o BES. Procedeu-se à análise de dados com o SPSS (IBM-23), considerando p < .05. Na AF predominaram as atividades de ocupação de tempos livres e domésticas, superiores nas mulheres (p ≤ .01), e valores mais baixos na prática desportiva. No BES, é preocupante a Afetividade Negativa suplantar o percentil 50. AF e BES correlacionaram-se positivamente (.205 a .275; p ≤ .05 e p ≤ .01) e idade e AF negativamente (-.191 a -.249; p ≤ .01). Importa incrementar a prática da AF nas pessoas idosas, sobretudo nos mais velhos e masculinos, permitindo, também, melhorar o BES. O que as pessoas pensam e sentem acerca das suas vidas não pode ser descurado, de modo a potenciar o envelhecimento como experiência positiva.