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- Alfabetização emocional de professores de Educação EspecialPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Felizardo, SaraO trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.
- A Depressão no IdosoPublication . Drago, Susana; Martins, RosaA depressão é considerada, hoje em dia, um problema de saúde importantíssimo, pois afeta pessoas de todas as idades, levando a sentimentos de tristeza e isolamento social que muitas vezes têm como desfecho o suicídio. Neste sentido, este estudo teve como principais objetivos determinar os níveis de depressão no idoso e verificar a influência dos aspetos sócio-demográficos, do grau de satisfação com a vida e do nível de independência nas atividades básicas de vida diária na depressão. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo não experimental (correlacional-descritivo), sendo a amostra não probabilística por conveniência. Participaram nele 119 idosos, com uma média de idades de 78 anos, residentes nos concelhos de Tavira, Olhão e Faro, a viver no domicílio ou a frequentar Instituições. Os resultados demonstram que a maioria dos idosos da amostra possui quadro depressivo ligeiro. Aspetos sócio-demográficos como o género, a idade, estado civil, nível de escolaridade, a institucionalização e a presença de doenças concomitantes influenciam a depressão. Também a independência nas atividades de vida diária e a satisfação com a vida influenciam a depressão, contudo de forma negativa.
- Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptualPublication . Campos, Sofia; Martins, RosaNo decorrer da existência humana, a perspectiva social em relação aos portadores de deficiências, nem sempre foi a mesma, sofrendo alterações paralelamente à evolução das necessidades do ser humano e à própria organização das sociedades. Segundo Jimenez (1997), a evolução conceptual da deficiência, pode dividir-se em três épocas: a primeira considerada pré-histórica e que engloba as sociedades primitivas e se prolonga até à Idade Média; a segunda, em que emerge a ideia de que os deficientes são pessoas a quem é preciso prestar assistência; e finalmente a terceira,corresponde a época actual, onde o conceito de Deficiência se desenvolve perspectivado em função de uma sociedade, que ideologicamente se afirma como sendo inclusiva.
- Emotional inteligence and quality of life in special education teachersPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Martins, Conceição; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Duarte, JoãoAbstract: The main aim of this study is to evaluate the emotional intelligence of special education teachers, who work with handicapped children and teenagers in public elementary and secondary schools, so as to understand which variables can influence emotional intelligence of view of special education teachers. In our empirical research, we apply the "EQ-map" scale, which allowed us to evaluate the Emotional Quotient of a group of special education teachers specializing in mental and motor areas as well as visual and auditory disabilities. In this sense, our main results show that in our sample emotional intelligence is located mostly in vulnerability levels and need for attention, which varies inversely with Life occurrences and general health and positively with the Quality of Life and Satisfaction, Relationship Quotient and Optimal Performance. This is a descriptive epidemiological, cross-sectional and correlational study.
- Emotional intelligence and life satisfaction in Portuguese older adultsPublication . Andrade, Ana; Martins, Rosa; Duarte, João; Moreira, Helena; Madureira, António; Albuquerque, CarlosAbstract Aims: To assess the level of emotional intelligence of older adults; to verify if sociodemographic variables and life satisfaction are related to emotional intelligence and its dimensions (empathy, self-motivation, self-awareness, self-control and sociability). Methods: Cross-sectional study, correlational-descriptive of quantitative characteristics. Location: Portuguese older adults resident in the district of Viseu. Participants: 1040 older adults, aged between 65 and 96 years, with an average of 74.14 years. All of them are resident in the Viseu district, retired and participated voluntarily in the study. Main scales: Emotional Intelligence Measuring Scale (EIMS), Life Satisfaction Rating Scale and a sociodemographic characterization record. Results: Of the surveyed older adults population, 39.7% have high emotional intelligence and 37.4% low emotional intelligence. Life satisfaction is related to the level of emotional intelligence. More than half (55.9%) of the population have high emotional intelligence and high life satisfaction. For the dimensions of Emotional Intelligence (Empathy, Self Motivation, Self-Awareness and Sociability) and Life satisfaction (Health and physical ability, Mental and social engagement capacity) it was shown a statistical significance in the results. Conclusions: The high emotional intelligence of older adults is related to a better life satisfaction. These two aspects should be considered when healthcare professionals are handling with older adults and this study contributes to procedures that should be regarded during the aging process in order to provide a better quality of life and well-being to the older adults.
- Enfermagem de reabilitação sensório-motora em unidades de cuidados intensivos neonatais: Revisão integrativa de literaturaPublication . Martins, Rosa; Souto, NisaEnquadramento: A estimulação sensório-motora é uma das intervenções de Enfermagem de Reabilitação no contexto das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). Contudo, permanece incerta a conjugação dos elementos a integrar num programa sensório motor para obter resultados mais efetivos. Objetivos: Identificar os elementos a integrar num Programa de Enfermagem de Reabilitação Sensório Motora (PERSM) destinado a Recém-Nascidos Pré-Termo (RNPT) internados em UCIN para que este seja mais eficiente no desenvolvimento desta população. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) pelo método PICO através da pesquisa em bases de dados eletrónicas. Foram incluídos 7 artigos, publicados no período de 2003 a 2013. Resultados: Foram identificados 5 elementos a serem integrados num PERSM em UCIN: Técnicas de Enfermagem de Reabilitação, princípios dos cuidados centrados no desenvolvimento, instrumentos de avaliação, educação parental e continuidade de cuidados pós-alta. Conclusão: Ao implementar um PERSM que inclua elementos que demonstraram elevada evidência científica consideramos que iremos melhorar a sua efetividade no desenvolvimento dos RNPT, com evidentes ganhos em saúde.
- O ensino superior e a sidaPublication . Chaves, Cláudia; Pereira, Anabela; Martins, Rosa; Duarte, João; Dionísio, RuiPensarmos, comprometermo-nos e agirmos em prol de uma escola melhor é um contributo para a construção de uma sociedade mais justa. Na escola não podemos apenas ensinar, necessitamos de aprender, questionarmos a situação actual, tentarmos melhorá-la e incentivar mudanças construtivas. A infecção VIH/sida, é categorizada como doença crónica, em que há a responsabilidade individual pela sua prevenção e pelos comportamentos que levaram à aquisição da mesma. Com a infecção VIH/sida surge o estigma, a discriminação, o isolamento imposto e o sofrimento apesar da resposta terapêutica, dependendo dos contextos sociais, familiares, culturais em que cada indivíduo está inserido. A infecção VIH/sida não escolhe idade, sexo ou estatuto social, mas é vivenciada por todos embora de formas diferentes. Estes factos levam a que jovens adultos, poderão estar em risco sem se aperceberem ou terem consciência de tal, porque na maioria dos casos ignoram os avisos relativos ao risco. Alguns estudos têm vindo a referenciar que este grupo não toma as precauções adequadas relacionadas com os comportamentos de risco contra a gravidez e contra as infecções sexualmente transmissíveis. O grupo dos adolescentes e jovens adultos constitui um desafio particularmente difícil na luta contra a SIDA.Alguns destes jovens adultos constituem um grupo que faz a “ponte” entre os que se encontram infectados e o grupo mais vasto dos adolescentes e jovens adultos que não tem infecção ou que poderão já ser portadores assintomáticos. Perante a demora no desenvolvimento de uma vacina para a prevenção da infecção e na ausência de um tratamento eficaz da doença, a prevenção ocupa um lugar primordial no contexto de formas a utilizar contra esta grande ameaça colectiva. Devemos pois utilizar todos os recursos que nos proporcionam a informação e educação para a saúde, não esquecendo a luta contra a discriminação e marginalização dos doentes infectados como pilar fundamental.
- Esperança e Qualidade de Vida em IdososPublication . Martins, Rosa; Mestre, MarinaResumo Enquadramento: Os baixos níveis de esperança encontrados nos idosos revelam estar associados a fraca motivação, falta de sentido para a vida, aumento de sintomatologia ansiolítica e, consequentemente, a baixos índices de qualidade de vida. Objetivos: Identificar níveis de esperança e de Qualidade de Vida em idosos, bem como fatores determinantes destes constructos. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, não experimental e descritivo-correlacional. Foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 100 idosos, residentes na região centro do país, divididos em dois grupos: institucionalizados (n=50) e idosos a residir na comunidade (n=50). A maioria dos idosos (69%) é do sexo feminino, com uma média de idades de 84 anos. Os dados foram colhidos através de um questionário constituído por um grupo de questões sociodemográficas, por uma Escala da Esperança (versão portuguesa de Pais Ribeiro, 2007), e por uma Grelha de Avaliação da Qualidade de Vida dos idosos da Direção Geral de Saúde (DGS, 2013). Resultados: Os dados evidenciam que 52% dos idosos apresentam níveis elevados de esperança, sendo esta superior em idosos institucionalizados (M= 52,12; Dp= 7,35). 52% percecionam também globalmente boa qualidade de vida, porém esta é superior nos idosos da comunidade (M= 30,38; Dp= 5,52). As variáveis com influência significativa nos níveis de esperança são o percecionar melhor estado de saúde, maior preocupação da família, possuir melhor qualidade de vida e maior número de filhos. Conclusão: As evidências revelam níveis diferenciados, mas essencialmente positivos na esperança e qualidade de vida dos idosos estando estas significativamente relacionadas com a saúde percecionada.
- A esperança em doentes internados em unidades de cuidados continuadosPublication . Martins, Rosa; Domingues, Micaela; Andrade, Ana; Cunha, Madalena; Martins, ConceiçãoCONTEXTO: A vulnerabilidade da pessoa humana emerge quando a doença surge como uma ameaça, provocando desmoralização, desespero e sofrimento. O binómio saúde/doença parece ser afetado de forma positiva pela esperança, ajudando a pessoa/família a lidar com as incertezas do futuro de uma forma mais eficaz OBJETIVOS: Avaliar níveis de esperança em doentes internados em Unidades de Cuidados Continuados (UCCs), e identificar determinantes sociodemográficas, clínicas e psicossociais correlacionadas com esse constructo. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi realizado em duas UCCs da região Centro de Portugal e o questionário foi aplicado a 92 doentes, com uma média de idade de 74,39 anos. O instrumento de recolha de dados integrou, variáveis sociodemográficas, clínicas, a escala de Esperança (Herth Hope Index), a escala de Qualidade de Vida (Functinal Assessement of Cancer Therapy) e o Questionário de Sono de Oviedo RESULTADOS: Os dados mostram que 45,7% dos inquiridos apresentam esperança reduzida, 39,1% esperança elevada e 15,2% esperança moderada. Apenas o “bem-estar funcional” da QDV e os “fenómenos adversos” da escala do sono se correlacionam significativamente (p=0,000; p=0,035) com a esperança explicando respetivamente 55,2% e 31,1% da sua variância. Já o género, idade, estado civil, situação profissional, escolaridade, rendimento mensal, tipologia e número de internamentos, mostraram não se correlacionar com a esperança. CONCLUSÕES: A esperança é uma crença ou virtude inerente ao Homem, que assume níveis diferenciados, e acompanha o ser humano no seu processo de viver e de morrer condicionando ajustes nos momentos de crise, afetando e/ou sendo afetada pelo bem-estar e a qualidade de vida.
- Ethical moral knowledge in nursing studentsPublication . Cunha, Madalena; Albuquerque, Carlos; Dias, António Madureira; Aparício, Graça; Bica, Isabel; André, Suzana; Martins, Rosa; 25º Curso de Licenciatura em EnfermagemAbstract: INTRODUCTION: Ethical/moral education is essential to design a scientific course in the health area, as well as for the development of the profession sustained on scientific evidence and best clinical practices. OBJECTIVE: To assess the level of ethical/moral knowledge; to determine if age and gender influence the level of ethical/moral knowledge. METHODS: Descriptive-analytic, cross-sectional study with a non-probabilistic sample of 85 students enrolled in the 1st cycle of the nursing degree. RESULTS: It was found that most students (55.3%) expressed a positive understanding of ethical and moral knowledge. The remaining students manifest a knowledge deficit (44.7%). Male students have a better knowledge (76.9% vs. 51.4%), and women are more highly represented in the group with insufficient knowledge (48.6% vs. 23.1%). Students with more hours of training hold better knowledge of professional duties. CONCLUSIONS: The results suggest that nursing students have ethical/moral knowledge appropriate to the training course attended, demonstrating that the educational intervention promotes ethically driven training for care.