Browsing by Author "Rodrigues, Paula"
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- Assessment and creativity stimulus in school contextPublication . Cardoso, Ana Paula; Malheiro, Rogério; Rodrigues, Paula; Felizardo, Sara; Lopes, AnaCreativity is a fundamental aptitude today, with teachers playing an important role in its promotion. So, this study intends to examine to what extent teachers of Visual and Technological Education (EVT) evaluate, objectively, the creative level of their students and which strategies they put into practice, in order to stimulate student creativity. A comparative research of a descriptive-correlational nature was undertaken, comprising a questionnaire to twenty nine 2nd Cycle of Basic Education teachers from the Viseu municipality state schools (Portugal) and the application of the Torrance Test of Creative Thinking to 46 students from two classes at one of the schools. The data reveal that there are no statistically significant differences between the assessment of student creativity obtained by the Torrance Test and the creative level assigned by teachers. We can also verify, with relation to stimulating creativity, that teachers of Visual and Technological Education opt, more frequently, for psychological stimuli and, less frequently, for educational strategies that involve carrying out assignments/research. Educational implications are addressed.
- Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula; Rito, Pedro NevesA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
- Effect of different storage conditions on the stability and safety of almondsPublication . Rodrigues, Paula; Jelassi, Arij; Kanoun, Elifa; Sulyok, Michael; Correia, Paula; Ramalhosa, Elsa; Pereira, Ermelinda Lopes
- IPVerso, Educação e CocriaçãoPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, PaulaNeste capítulo iremos explicar o que é o simulador IPVerso, em que contexto e como foi desenvolvido, enquanto resultado de uma atividade cocriativa. Explicaremos sucintamente o que se entende por Metaverso e por Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos. Vamos abordar os diferentes processos partilhados que desenvolvemos através de diversas workshops e os temas que debatemos nos nossos seminários. Iremos demonstrar que este simulador e as exposições nele patentes são o resultado destes processos cocriativos, comprovando o potencial da utilização do Metaverso em contexto académico
- IPVerso, Education and Co-CreationPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula
- Ludificação na sala de aula – um estudo de caso: análise préviaPublication . Figueiredo, Sofia; Souto-e-Melo, A. L.; Rodrigues, Paula; Sousa, Catarina Carneiro deTem-se verificado na última década um impulso para implementar e operacionalizar a utilização de estratégias que habitualmente associamos a jogos – como a atribuição de prémios, acumulação de pontos, e estabelecimento de tabelas de pontuação (leaderboards) – de forma cada vez mais sistematizada, com o intuito de aumentar o envolvimento e a motivação de públicos em circunstâncias variadas: na escola, no local de trabalho, em situações de lazer e de marketing, entre outras. O emprego destas estratégias de aprendizagem não é novo: de uma forma ou outra, como docentes, fomos recorrendo a recompensas, concursos, e outros elementos com os nossos alunos, como forma de motivação para a aprendizagem, que agora surgem na literatura relacionada com a ludificação. O que é novidade é a utilização organizada e sistemática, seguindo guiões e observando resultados de testes empíricos controlados. O presente trabalho procura analisar três casos de implementação de ludificação, dois em Portugal (um deles orientado para alunos mais jovens, e o outro para alunos com caraterísticas e motivações diferentes) e um terceiro internacional, na tentativa de encontrar uma estrutura que possa orientar uma experiência de ludificação numa unidade curricular integrada no ensino artístico na Escola Superior de Educação de Viseu. Procura-se compreender que elementos se revelaram pertinentes e estimulantes, e que contributos trazem para a ação docente, no ensino, e para a ação dos alunos, na aprendizagem. Faz-se ainda uma breve menção a uma experiência de immersive learning, com o intuito de enquadrar os casos analisados num contexto mais abrangente.
- Pequenas cidades históricas e seus visitantes: aplicação a uma cidade histórica do Norte de PortugaPublication . Vieira, Isabel; Rodrigues, Paula; Teixeira, MárioA caracterização da procura turística de uma determinada localidade é uma temática relevante, tanto para a análise da atual situação da atividade turística quanto para o seu planeamento e desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo geral descrever o perfil do visitante de pequenas cidades históricas, bem como a opinião destes acerca da gestão patrimonial efetuada. O estudo foi aplicado a uma cidade histórica do norte de Portugal (Lamego) que integra a delimitação do Douro Património da Humanidade. Em termos metodológicos, foi usada uma abordagem quantitativa, através da realização de uma inquirição por questionário aplicado a 339 visitantes desta cidade histórica. Os resultados permitiram obter um melhor conhecimento dos visitantes em termos de perfil sociodemográfico, do produto consumido, da gestão e experiência turística e do tipo de viagem. Este conhecimento revela‑se indispensável para adequar a oferta à procura numa visão de desenvolvimento sustentável, sendo útil para as diversas partes interessadas (stakeholders) deste destino turístico.
- Uma Questão de Design de ComunicaçãoPublication . Rodrigues, PaulaMultimédia, publicações on line, Internet, de facto aqui a novidade está na forma, e, até porque assim é, vamos tentar ir ao fundo da questão. Comunicação parece-nos a palavra chave. Transmissão - podendo ser em ‘directo’ e com alcance global - de informação da mais variada ordem, com possibilidade de integração de texto escrito, imagem e som, numa mesma mensagem. Características que não deixam de por em causa referenciais tão ‘humanos’ como tempo, espaço físico e contactos pessoais, bem como a materialização das mensagens divulgadas através destes novos e globais meios de comunicação/informação. "Once upon a time things were a lot simpler. Telephone signals ran on telephone wires and radio signals were carried on radio waves. Now, however, those wires and cables are having to work a bit harder. […] It is the computer that has enabled this sharing to take place. It can reduce text, sound and images to a similar digital form wich can share the same wire. This also provides the bases for the convergence of business that use text, sound and images. […] The convergence of previously discrete forms of communication is giving rise to new media". (Come Together. «Design» - Outubro 1992) Dada a sua extraordinária amplitude, até porque é resultado de formas de comunicação outrora independentes ou, quando muito, complementares, não pretendemos tratar de forma exaustiva o multimédia e as diversas problemáticas relacionadas com a Internet. Vamos, sim, tentar focalizar a nossa abordagem na temática da comunicação, nomeadamente nas questões que advêm da nossa relação com a ‘mensagem’ cujo suporte é o monitor da computador pessoal. Justificamos a opção de tentar explorar um pouco a problemática do ‘interface’ porque, por um lado, a nossa formação de base é ‘Design de Comunicação’, e, por outro, parece-nos que do ponto de vista dos utilizadores do computador pessoal subsistem inúmeros problemas de comunicação, nomeadamente de comunicação visual, que poderiam e deveriam ser resolvidos com uma maior intervenção dos designers na concepção/produção dos diversos ‘objectos’ envolvidos neste tipo de comunicação, i.e. desde CD’s a páginas da Internet, passando pelas barras de ‘scroll’ dos programas. Procuraremos interligar, estabelecer ‘links’, para usar o jargão adequado, a actual revolução na comunicação entre seres humanos e o que se passou aquando da ampla difusão dos chamados ‘mass media’, limitando grandemente a nossa abordagem à problemática das artes visuais e do design de comunicação.
- Traditional Toys and Student Motivation and Commitment in Technological EducationPublication . Cardoso, Ana Paula; Correia, Luísa; Rodrigues, PaulaProblem Statement: This research aims to understand the contribution of traditional toys as catalysts for motivation and student commitment in the development of Technological Education projects and activities. Research Questions: To what extent do work units related to traditional toys promote student motivation and commitment in the subject of Technological Education. Purpose of Study: Technological Education requires students to gain knowledge and know-how such that motivation and commitment are crucial for the development of classroom projects and activities. It is in this context that traditional toys are assumed to be catalysts for motivation and student interest. Research Methods: In terms of methodology, an exploratory research of a qualitative nature was carried out, based on semi-structured interviews to teachers and students within a 2nd cycle of Basic Education environment, encompassing five state schools in the Viseu municipality, Portugal. Nine teachers and forty-five technological education pupils, aged between 10 and 12, attending the 5th and 6th years of schooling participated. Findings: Content analysis of the answers revealed that the implementation of work units involving the construction of traditional toys are conducive to student motivation and commitment. Starting off with an initial idea, pupils are enabled to experience all the stages of toy building, from conception to completion, contributing to greater student satisfaction in the teaching-learning process. Conclusions: The traditional toys constitute an added value in the subject of Technological Education, promoting student motivation and commitment in the development of projects and activities. Students acquire knowledge and skills, which will enable them to analyze and thus resolve specific situations and prepare them for an increasingly technological world.
- Traditional Toys and Student Motivation and Commitment in Technological EducationPublication . Cardoso, Ana Paula; Correia, Luísa; Rodrigues, Paula; Felizardo, Sara; Costa Lopes, Ana MariaTechnological Education is a subject where students acquire knowledge and technical skills, which will enable them to analyse and resolve specific situations and will prepare them for an increasingly technological world. This course requires students to gain knowledge and know-how such that motivation and commitment are crucial for the development of classroom projects and activities. It is in this context that traditional toys come up in this study as catalysts for motivation and student interest. Thus, the aim of the research performed is to understand whether the units of work related to traditional toys promote the students’ motivation and commitment on Technological Education. In terms of methodology, we carried out an exploratory research of qualitative nature, based on semi-structured interviews with teachers and students in the 2nd cycle of basic education at five schools in the municipality of Viseu, Portugal. Nine teachers and forty-five Technological Education students, aged between 10 and 12 years, attending the 5th and 6th years of schooling participated. Content analysis of the answers revealed that the implementation of units of work involving the construction of traditional toys are conducive to students’ motivation and commitment, constituting an added value in Technological Education. As this is a classroom project, it allows students to apply technical knowledge they have acquired. Thus, starting from a first idea, it allows them to experience all of the stages of toy building, from conception to completion, contributing to greater student satisfaction in the teaching-learning process.