Browsing by Author "Santos, Paula"
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- Abstract proceedings of International conference on tourism and social support technologies – innovation and local developmentPublication . Lousado, José; Guedes, Anabela; Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
- EditorialPublication . Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula
- EditorialPublication . Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Amante, Maria João; Correia, Paula; Santos, Paula
- International Conference on Tourism and Social Support TechnologiesPublication . Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dos; Café, Afonso Pedro Ribeiro; Carvalho, Ana Branca; Guedes, Anabela; Pereira, Andreia; Oliveira, Ângela; Silva, Carla; Lemos, Carlota; Seabra, Cláudia; Gomes, Cristina Azevedo; Mota, David; Fidalgo, Filipe; Sousa, João; Vidal, João; Pinho, José Carlos; Lousado, José Paulo; Pereira, José; Gambardella, Luca Maria; Pato, Lúcia; Shafik, Mahmoud; Brito, Manuel; Ferrer, María Belén; Martins, Nayra; Dionísio, Nuno; Pinho, Nuno; Santos, Paula; Duarte, Paulo; Rito, Pedro; Rocha, Pedro; Silva, Pedro; Gomes, Raquel; Montemanni, Roberto; Antunes, Sandra; Sotomayor, Silvia Feliu Álvarez de; Chou, Xiaochen
- Manual de mentoria : Programa do Politécnico de ViseuPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João MonneyA implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
- Religious heritage and accessibility in the World Douro Heritage: The case of Lamego townPublication . Soeiro De Carvalho, Ana Branca; Santos, Paula; Bonito, ÁlvaroThis chapter intends to emphasize the importance of the accessibility in religious heritage, as a key to local and sustainable development in tourism. The authors intend to show how accessibility is taken into account when it is necessary to publicize religious tourist sites. In fact, there are nowadays some methodologies and tools to allow tourists with visual, motor and/or hearing disabilities to experience touristic heritage, promoting equal opportunities to access to monuments. In this chapter it will be presented a theoretical analysis about local and sustainable development, as well as accessibility to Heritage. Finally, it will be presented a pilot study model, regarding the accessibility in the churches of Lamego town, one of religious heritage and pilgrimage centers in UNESCO World Douro Heritage.
- Sustentabilidade das Organizações sociais – o impacto dos programas de financiamentoPublication . Santos, Paula; Soeiro De Carvalho, Ana BrancaPerante os novos desafios que se colocam à viabilidade das organizações sociais, ao nível da União Europeia e das mudanças legislativas portuguesas que enformam a Economia Social, urge repensar a sustentabilidade das organizações sociais. Assim, pretende-se com este artigo analisar o impacto dos programas de financiamento na capacidade das organizações sociais para responder às necessidades sociais, bem como para garantir a sua viabilidade financeira. Além de procurarmos apresentar uma fundamentação teórica acerca das políticas sociais e da economia social, iremos apresentar um estudo de caso sobre uma IPSS da região norte do país, evidenciando as consequências positivas e/ou negativas dos programas de financiamento, nos últimos anos nessa organização. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e a utilização de uma checklist, recorrendo ainda a documentação interna da organização para conseguirmos delimitar o universo em estudo.