Browsing by Author "Teixeira, Helena"
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- Análise comparada da satisfação de clientes frequentes em hotéis do DouroPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos M.F.; Soares, João O.
- O comércio tradicional como fator de atração turística. O caso do eixo urbano do DouroPublication . Fragata, Anabela; Teixeira, Helena; Antunes, Joaquim; Trindade, CátiaO comércio tradicional desempenha um papel fundamental e estruturante na vida das cidades, com especial destaque para as cidades intermédias do interior. Estas atividades económicas são dinamizadoras dos centros urbanos, sendo fundamentais para sustentar o desempenho da atividade turística. Este trabalho tem como objetivo principal perceber a gestão das dinâmicas na área do comércio tradicional, no que se refere a fatores de sustentabilidade das empresas que estão no ativo há, pelo menos, 15 anos, na região do Eixo Urbano do Douro. Um novo instrumento de pesquisa foi construído, com base na literatura e em entrevista com profissionais do Observatório Económico e Social da Associação de Municípios Douro Alliance. A metodologia utilizada teve por base a inventariação do total de empresas ligadas ao comércio tradicional, seguida da aplicação do questionário a uma amostra de 173 empresas. Os resultados permitiram constatar que estas empresas se encontram num nível atrasado de utilização de novas tecnologias, não valorizam os créditos bancários, utilizando fundos próprios para o seu desenvolvimento, preocupam-se com os prazos de pagamento dos clientes, apresentam baixo nível de outsourcing e de participação em associações comerciais ou empresariais e procuram adaptar os produtos/serviços às alterações da procura de residentes e turistas.
- A multivariate analysis of the relative impact of performance and relationship attributes on customer satisfactionPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos; Olveira, JoãoThis paper discusses an approach able to simultaneously compare the importance of performance and relationship marketing variables in building satisfaction among frequent customers. Multivariate statistical techniques are used – factor analysis and multiple regression analysis – to model the satisfaction of frequent customers of a group of hotels in the north of Portugal. The conclusion is that the relationship marketing policies are not strong determinants as regards the overall satisfaction of this kind of customers.
- Percepções do desempenho de hotéis do Alto Douro: Uma análise comparadaPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos M.F.; Soares, João Oliveira; Meireles, AnaO desempenho da industria da hospitalidade é fundamental para sustentar o desenvolvimento da actividade turística, em especial nas regiões onde o turismo ainda esta numa fase inicial desse desenvolvimento. As principais etapas desta investigação são, em prime iro lugar, comparar o desempenho percebido de quatro relevantes hotéis da região do Douro; em segundo lugar, identificar os principais atributos que determinam a satisfação global com os hotéis; em terceiro, lugar, examinar a relação entre a perceção das politicas de marketing relacional e a satisfação global do cliente e, finalmente, examinar a relação entre satisfação e lealdade, com base nas perceções dos hospedes frequentes. Os dados foram recolhidos entre Outubro de 2006 e Maio de 2007. Um novo instrumento foi construído, com base na literatura e em entrevistas com profissionais da industria hoteleira, destinado a medir os aspectos fundamentais que determinam a satisfação de clientes frequentes. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa com base nos atributos utilizados para medir o desempenho percebido da oferta hoteleira, o que permitiu determinar, para cada hotel, as principais variáveis em que a gestão se deve centrar a fim de aumentar a satisfação dos seus clientes frequentes. Por ultimo, verificou-se, por um lado, que as politicas de marketing relacional não são, fortes determinantes da satisfação e, por outro, que existe uma forte correlação entre a satisfação e lealdade do cliente frequente.
- Perceptions of the performance of the restaurant service and the valorisation of the traditional gastronomy of a group of hotels in the Alto Douro region: a comparative analysisPublication . Teixeira, HelenaIn the Alto Douro region, traditional gastronomy is especially important to cultural tourism, an asset in the low season and one of the main motivations. The National Strategic Plan for Tourism itself (PENT 2006-2015) states that fact, considering “Gastronomy and Wine" a strategic tourism product. It is therefore of paramount importance to identify and measure the perceived performance and satisfaction in hotel restaurants.
- Satisfação de clientes, desempenho e marketing relacional na indústria hoteleira: estudo de um conjunto de hotéis do DouroPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos Manuel Ferreira; Soares, João Agostinho de OliveiraA presente dissertação identifica e mede o desempenho percebido com produtos e serviços e a satisfação em hotéis, de acordo com a percepção de hóspedes frequentes, num conjunto de hotéis do Douro. Caracteriza-se ainda a área do Douro e os hóspedes frequentes desse conjunto de hotéis, sendo os resultados comparados com informação recolhida noutros estudos. Apura-se se os hotéis com a medida de satisfação mais elevada correspondem àqueles com políticas de marketing relacional mais evoluídas percepcionadas pelos hóspedes frequentes, e também se correspondem aos hotéis que têm maior desempenho percebido, utilizando como instrumento um inquérito inédito, desenvolvido para esse fim. Foram analisadas as políticas e instrumentos de marketing relacional adoptadas para hóspedes frequentes nas “horas da verdade” e levantadas as suas percepções, relativamente aos serviços e produtos dos hotéis. Também se analisaram as políticas, procedimentos e práticas de satisfação dos hóspedes frequentes adoptadas pelos estabelecimentos. Fornece-se, ainda, aconselhamento aos hotéis em estudo, sobre as variáveis em que terão de actuar para melhorar a satisfação dos hóspedes frequentes. Por fim, compararam-se as percepções dos hóspedes frequentes, quanto às políticas de marketing relacional, com os dados obtidos junto dos responsáveis pelos hotéis e apresentam-se as principais conclusões.
- Território Douro Alliance: O Comércio Tradicional em Contexto UrbanoPublication . Teixeira, Helena
- Tourism development in the Douro region (Portugal): What influences the retention of hotels' guests?Publication . Monteiro, Carlos M.F.; Soares, João Oliveira; Teixeira, HelenaLoyal and frequent customers are very important for the development of tourist destinations. In this sense, this paper analyses the relative importance of performance and relationship marketing variables in building satisfaction and retaining hotels’ frequent guests. The empirical research involves four hotels belonging to the same tourist destination in the north of Portugal – the Douro region. Multivariate statistical techniques, such as factor analysis and multiple linear regression, are used to model the satisfaction of these frequent customers. The main conclusion of the study is that the performance of the hotels prevails in terms of the customers’ perceptions over relationship-marketing policies.
- Turismo cultural e religioso - desenvolvimento de itinerários experienciais em terras de TaroucaPublication . Teixeira, HelenaThis paper focuses on the religious and cultural heritage of the Douro-South region. The region was studied identifying the specificities of the historical centres and their surroundings. We examined the region's vocation to root and develop tourism activities linked to cultural and religious phenomenon. Moreover, we intended to determine whether the development of tourist and religious itineraries, would be feasible and desirable with the aim of developing tourism. Using data collected in surveys, aspects of performance and satisfaction with the destination are studied. Thus, it was possible to infer the relationship between those who manage the heritage and the territory and their visitors and determine the main deficiencies pointed out by the visitors, taking into account some problems related to managing, and interpreting monuments and tourist information. Finally we create a sightseeing tour which highlights the history, traditions and heritage of the region, with particular focus on St. Bernard’s message.