ESEV - DCL - Artigo em ata de evento científico internacional
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- Quantitative study of the effects of setting changes on the LTASPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, JohnSeveral experiments have suggested that deliberate changes of the speaker's voice quality result in modifying the LTAS of his speech production. The purpose of our experiment is to combine Nolan'a approach, allowing to control the introduced vocal variability, with a quantitative technique allowing to measure the resulting spectral variability.
- Social distribution of long-term average spectral characteristics in vancouver englishPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, JohnThis project examines differentiation in voice quality setting across varieties of english in urban Vancouver, Canada. Two different techniques of long-term average spectral (LTAS) analysis are used to investigate extended samples of continuous text across groups collected in a sociolinguistic survey.
- Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formalPublication . Balula, João Paulo; Martins, Luísa Maria LopesA preparação do Homem para a Sociedade do Conhecimento passa, no século XXI, necessariamente, pelo desenvolvimento de competências relacionadas com o processamento da informação escrita. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. A leitura apresenta-se, cada vez mais, como uma actividade determinante em toda a vida do indivíduo, quer no que diz respeito à sociedade em geral, quer no que diz respeito à escola em particular. Por isso, impõe-se uma renovada atenção ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita, à sua promoção e desenvolvimento, muito para além da mera alfabetização. Nesta comunicação, pretendemos apresentar algumas notas de um percurso de educação não formal, desenvolvido de 2007 a 2009 numa instituição portuguesa de ensino secundário público, que consistiu na implementação do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), um programa internacional de educação para o desenvolvimento sustentável que envolve vários países da Foundation for Environmental Education. Esta implementação teve em conta que a sociedade espera que a escola forme cidadãos activos e críticos e que para o conseguir é necessário mobilizar todos os meios disponíveis, num trabalho de equipa que encontra na apresentação à comunidade uma boa parte da sua importância. O trabalho desenvolvido no âmbito do projecto JRA, muito assente na utilização da leitura e da escrita em diferentes suportes e com diferentes finalidades, rompeu com uma prática de abordagem compartimentada e fechada dentro da sala de aula e abordou temáticas que atravessam toda a formação de cidadãos que se desejam responsáveis e cientificamente cultos. A apresentação dos resultados obtidos visa realçar a importância de um trabalho interdisciplinar, preparado e desenvolvido dentro da escola, em contexto de educação não-formal, com visibilidade local, nacional e internacional, com vista à formação de cidadãos cientificamente cultos, capazes de equacionar soluções para os problemas contemporâneos.
- Formar leitores na Sociedade do ConhecimentoPublication . Balula, João PauloA apropriação da informação escrita, a partir de uma rápida e eficiente pesquisa, tornou-se vital. Neste contexto, cabe à Escola proporcionar a todos os indivíduos o desenvolvimento da compreensão do escrito. Nesta comunicação, pretendemos reflectir sobre o papel desempenhado pela Escola na formação de leitores. Do Jardim de Infância à Escola Secundária, existe o imperativo de contribuir para que a leitura seja utilizada por todos os alunos, não só para se apropriarem da informação produzida por outrem, como também para a organizar e produzir novos significados e novos conhecimentos, tornando-se num recurso insubstituível para transformar o próprio conhecimento, reorganizando-o e elaborando-o. Pretendemos também fazer uma análise do que está previsto nos documentos legais que regulam o funcionamento da escola para o confrontarmos com os indicadores disponíveis sobre as práticas e apresentar algumas propostas para ultrapassar as dificuldades que persistem, de modo a que a formação de leitores, ao longo do percurso escolar, se torne numa verdadeira estratégia para o sucesso educativo.
- Effet de la modalité perceptuelle (lecture vs. écoute) et de la connaissance du français sur le traitement de la transparence lexicale pour le couple français-portugaisPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Piccaluga, Myriam; Poch-Olivé, DolorsLes lexiques des langues proches intègrent nombre d’unités d’apparence superficielle similaire. Souvent, ces ressemblances sont dues à une origine commune. La tradition anglo-saxonne a ainsi dénommé cognates les paires d’unités lexicales inter-langues caractérisées par cette proximité synchronique prenant ses sources dans la diachronie. La notion de similarité sous-jacente est néanmoins plus délicate à définir qu’il n’y paraît : à l’évidence, certaines paires inter-langues de signifiants sont plus voisines que d’autres. Cette ressemblance se définit donc plus en termes de gradient que de propriété dichotomique. Le locuteur d’une langue donnée exposé à des unités lexicales d’une langue inconnue mais proche est ainsi confronté à la variabilité de la transparence relative des unités lexicales de cette langue. La communication étudie le comportement du locuteur face aux variations de cette propriété, et ce, tant à l’écrit qu’à l’oral. Centrée sur une question à caractère fondamental, est de nature stratégique puisqu’elle se veut susceptible de prolongements applicatifs identifiables. Les phénomènes étudiés ressortissent au couple roman français - portugais. Ce choix, dicté par la communauté des origines latines des langues, se justifie aussi par l’existence, dans le lexique de chacune, d’unités ayant eu des évolutions historiques différentes, voire n’ayant pas de correspondant dans l’autre, ce qui fait du couple choisi le lieu d’un très large éventail de configurations allant de la transparence la plus totale jusqu’à l’opacité complète. L’expérience confronte (en lecture et en écoute) 10 sujets monolingues lusophones n’ayant jamais eu de contact avec le français à des unités lexicales de cette dernière langue, au départ d’un dispositif comportant 90 items dont nous avons mesuré la transparence relative au départ d’un complexe de règles phonétiques.
- Nativos Digitais ou Navegadores Errantes? Educação para os Média e Formação de Leitores no Século XXIPublication . Melão, DulceNa última década, temos vindo a assistir a mudanças profundas na forma como comunicamos e lidamos com a pletora de informação que chega até nós. Tal (r)evolução repercute-se na Escola, implicando uma reflexão permanente sobre as interações dos alunos com o novo mundo digital. Assim, os objetivos desta comunicação serão: a) fazer uma breve revisão de literatura sobre o estado da arte do debate em torno da hipotética dicotomia nativos/imigrantes digitais, aferindo o seu impacto no plano educacional; b) discutir quais as competências de leitura requeridas no quadro abrangente da Educação para os Media, face à atual dieta mediática dos jovens, mormente o seu uso incrementado da Internet; c) rever o perfil atual do leitor, apreciando a necessidade de implementação de estratégias de leitura online que possam fomentar competências em literacia mediática. Conclui-se que há necessidade de refletir sobre novas estratégias de leitura online que sustentem uma apreciação crítica dos conteúdos dos media, objetivando uma cidadania proactiva
- Literacia científica, poesia e cidadania: diálogos (im)prováveis?Publication . Melão, DulceA atual sociedade em rede, pautada por fluxos informacionais elevados, exige aos cidadãos competências em literacia científica fundamentais à sua participação plena na sociedade. Neste contexto, uma visão holística da construção do conhecimento institui-se como um dos objetivos fundamentais da Escola, favorecedor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Assim, os objetivos principais deste artigo serão: (1) refletir sobre a importância da literacia científica para a (re)construção da cidadania; (2) (re)ver o papel do professor na formação para cidadania; (3) discutir a relevância das competências transversais e o recurso ao diálogo entre poesia e ciência enquanto pilares de uma visão holística de saberes em atualização permanentes. Finalmente, sugere-se que, apesar de alguns testemunhos nesse sentido, há ainda múltiplos caminhos a desbravar para a construção de novas pontes para o conhecimento.
- The Phonological Awareness between Grade 5 and College in Portuguese StudentsPublication . Castelo, Adelina
- Cartografias em movimento: re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadoresPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloNeste artigo procuramos refletir sobre cartografias em movimento e re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadores (2013) de José Eduardo Agualusa, mormente sobre a importância do cenário e da natureza, seus desdobramentos e fragmentações, indagando a possível valorização dos sentidos e das cores no/do espaço para a (re)configuração do mesmo. No que respeita ao referencial teórico: i) optámos pela proposta de topoanálise de Borges Filho (2007), por considerarmos que permite operacionalizar um conjunto de parâmetros de relevo relativamente ao espaço na obra literária, possibilitando a sua categorização e enfatizando a sua versatilidade e atualidade contemporâneas; ii) convocámos igualmente Bauman (2000; 2007) pelo seu contributo para a reflexão sobre a “modernidade líquida” enquanto condição de abertura e vivência hodierna da mobilidade fluida que permeia o nosso quotidiano, podendo desvelar-se na (re)construção do espaço literário
- O espaço e o reconhecimento do Outro em textos de Mia CoutoPublication . Pinho, Sara; Amante, Susana; Balula, João PauloAtualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade linguística, étnica e cultural é uma realidade, resultante de fenómenos sociais que se constituem como traços da globalização e que não podem ser ignorados. O efeito da globalização verifica-se, também, nas salas de aula em que encontramos alunos oriundos de diferentes países e com diferentes culturas. Daí a necessidade de os alunos, desde cedo, serem confrontados com o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e uma fonte de aprendizagem para todos, respeitando o multiculturalismo das sociedades atuais. No meio escolar, o manual é um auxiliar no desenvolvimento de competências e também um meio para promover a formação cívica dos alunos, nomeadamente o reconhecimento do valor da diferença, o que pode ser conseguido através da leitura de textos literários de expressão portuguesa trabalhados nos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, como são exemplo "O beijo da palavrinha" e "O gato e o escuro", de Mia Couto, presentes nos manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Estes textos alertam para a necessidade de reconhecer a diferença do Outro como sendo algo positivo, de uma riqueza notável, e não como algo a excluir. Consequentemente, o seu estudo pode ser fonte de enriquecimento na construção multicultural e pode assumir grande importância como forma de partilha e de representação de mundos reais e/ou fantásticos, conhecidos e/ou desconhecidos para os alunos. Assim, nesta comunicação, pretende-se fazer uma abordagem, de caráter exploratório, sobre a relação entre o estudo do espaço na obra literária e o reconhecimento do Outro a partir da análise de "O beijo da palavrinha" e de "O gato e o escuro" que constam da lista de obras e textos recomendados para a iniciação à educação literária nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, em Portugal.