ESEV - DCL - Artigo em ata de evento científico internacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Artigo em ata de evento científico internacional by Title
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- “Aqui estamos nós” – reescritas da cidadania global com Oliver JeffersPublication . Melão, DulceA relevância e a crescente visibilidade conferidas, a nível nacional e internacional, à Educação para a Cidadania Global (ECG) apelam à renovação de práticas educativas, no âmbito das quais se podem conciliar caminhos que tenham o livro-álbum contemporâneo como tela privilegiada de atenção. Nesse sentido, o objetivo principal desta reflexão é rever os itinerários da ECG acolhidos pelos olhares multifacetados que se cruzam, repetidamente, nas ilustrações do livro-álbum Aqui estamos nós. Apontamentos para viver no planeta Terra (Jeffers, 2018). O enquadramento teórico da reflexão ancora-se: i) nos documentos internacionais que contemplam a ECG (UNESCO, 2015; 2016), em articulação com documentos nacionais como o Referencial de educação para o desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Torres et al, 2016) e a Estratégia nacional de educação para a cidadania (Ministério da Educação, 2017); ii) na literatura de especialidade relativa ao papel maior desempenhado pela ilustração no livro-álbum contemporâneo (Kümmerling-Meibauer, 2017; Ramos, 2010). O artigo é norteado pelos seguintes objetivos: i) refletir sobre o modo como as ilustrações deste livro-álbum podem convocar uma teia de plurissignificações que implicam os leitores na compreensão da redescoberta de trilhos da cidadania global; ii) atentar nos modos como o entrelaçamento das ilustrações na narrativa possibilita olhar, de maneira renovada, o planeta Terra, pulsando nas múltiplas vozes aí inscritas. A análise detalhada de tal simbiose, em estreita associação com o papel central que daí decorre para os leitores (Eco, 2019), constitui o fulcro da metodologia adotada. Conclui-se que as diferentes vias de exploração desta narrativa visual reunindo, de forma singular, “apontamentos para viver no planeta Terra” acolhem itinerários de ECG de extraordinária riqueza que podem contribuir para a compreensão de algumas das suas dimensões conceptuais (socioemocional e comportamental), constituindo uma proposta que se adequa à natureza transdisciplinar que caracteriza a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento (CeD) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). As reescritas de mundos propostas por Oliver Jeffers lançam-nos, pois, o desafio de nos inscrevermos nos exercícios de empatia com a gentileza do traço que a narrativa e as ilustrações revelam – prolongamentos do bem-estar que (cuidadosamente) vai atravessando este livro-álbum.
- Cartografias em movimento: re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadoresPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloNeste artigo procuramos refletir sobre cartografias em movimento e re(a)presentações do/no espaço em A vida no céu – romance para jovens e outros sonhadores (2013) de José Eduardo Agualusa, mormente sobre a importância do cenário e da natureza, seus desdobramentos e fragmentações, indagando a possível valorização dos sentidos e das cores no/do espaço para a (re)configuração do mesmo. No que respeita ao referencial teórico: i) optámos pela proposta de topoanálise de Borges Filho (2007), por considerarmos que permite operacionalizar um conjunto de parâmetros de relevo relativamente ao espaço na obra literária, possibilitando a sua categorização e enfatizando a sua versatilidade e atualidade contemporâneas; ii) convocámos igualmente Bauman (2000; 2007) pelo seu contributo para a reflexão sobre a “modernidade líquida” enquanto condição de abertura e vivência hodierna da mobilidade fluida que permeia o nosso quotidiano, podendo desvelar-se na (re)construção do espaço literário
- Case study of a project-based learning experience at the Polytechnic of Viseu, PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, Cristina Amaro Da; Costa Lopes, Ana Maria; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; Lopez, Patricia; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Relvas, Susana; Roush, PaulaPedagogical innovation is at the centre of higher education (HE) priorities, with a view to renewing its practices and thus motivating students and providing experiences in line with their professional context. Improvement in foreign languages (FL), especially with students who are not likely to receive further language training, requires awareness of this query, inasmuch as competences in FL in the work environment are unanimously recognized as vital and so rightly included in the training plans. The project-based learning approach in an interdisciplinary and collaborative work perspective, using multimodality in communication, is a consistent asset that allows for work to be carried out, comprising the various dimensions of language in French and English, in their connections with cognitive representations. JASM (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education) project aims to develop an experience of active pedagogy at the School of Education of Viseu from the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal)with undergraduate students in Media Studies enrolled in the various FL curricular units. Among the subjects of the study plan, students work on photography, digital art and cultural communication. The students start off by collecting information on the cultural and linguistic diversity of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal). The project enhances the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, due to the attention given to the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. Based on an interview, students write the story (in French and English) of the life of migrants. Through captioned photographs, students highlight the aspect of the migrant’s family life which stands out the most. Based on an object (associated with religion, a tradition or with a ritual), students create an animated film, also in both languages (exploration of material culture and digital scenography). The outcome of such productions will be the subject of publications on social media, exhibitions, also being displayed at events and in an e-book. In this project, the topic of interdisciplinarity is highlighted, combining FL with digital art. The evolution, both of the students’ learning and of the teachers’ role in the whole process, is assessed, using tests carried out at the beginning and at the end of the project, including monitoring in the middle of the development of the project.
- Children's literature and inclusion: proposals for reading Damião, the hurricane mole by Anna LlenasPublication . Melão, DulceChildren's literature can help promote an understanding of the need to recognize differences as means of revealing their extraordinary richness. The contemporary challenges and threats to the consolidation of respect for human rights are compelling arguments for continuing, with firmness, to look to children's literature to redesign these paths. In the light of the above, this paper, centered on the Damião, the hurricane mole, by Anna Llenas (2017), seeks to investigate the ways in which the narrative can provide a basis for reflection on empathy as a fundamental path to include Others, as well as to shed light to the itineraries of care inscribed in the peritextual apparatus of this picturebook, fostering the development of socio-emotional competences that generate inclusive and just societies. The theoretical framework of this paper draws from the importance of children's literature in education today, as well as the contribution of literary education for understanding the importance of inclusion, along with increasing the refinement of aesthetic appreciation. The analysis carried out leads us to conclude that this picturebook allows us to explore ways of understanding inclusion in its many facets in a pleasurable way and helps children to adopt positions of active citizenship. Furthermore, the illustrations play a decisive role to increase the possibilities of understanding the multiple paths of care involved in the richness of welcoming Others, instigating critical thinking.
- O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEBPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
- Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in PortugalPublication . Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VéroniqueEm 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.
- Cultivar a empatia com o livro-álbum contemporâneoPublication . Melão, DulceÉ crescente a valorização da empatia nas práticas educativas hodiernas, face à necessidade de promover uma compreensão mais apurada das relações estabelecidas no quotidiano. Neste artigo, tomando como matéria-prima o livro-álbum A menina que reparava em tudo, da autoria de Jane Porter, sugerem-se caminhos de leitura que possam contribuir para o fomento do cultivo da empatia, possibilitando o germinar do cuidado. Parte-se de um referencial teórico que privilegia o diálogo do papel do livro-álbum na Educação com relatórios internacionais relativos à Educação para a Cidadania Global, ao Desenvolvimento Humano e à reescrita dos futuros da Educação. Dois objetivos principais norteiam o processo de indagação levado a cabo: i) sugerir caminhos de leitura que potenciem a descoberta do detalhe conferido ao cuidado como via de compreensão da empatia; ii) investigar a relação promovida pelo diálogo texto/ilustrações como convite à participação ativa na interação bondosa com os Outros. Conclui-se que a obra selecionada convoca inúmeros périplos do olhar que possibilitam cultivar a empatia e compreender os veios de cuidado de que se reveste.
- Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-EscolarPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloA literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.
- Dar abrigo à dor e à perda: o papel do livro-álbum em contexto educativoPublication . Melão, DulceNos últimos anos, o contexto pandémico permeou de incertezas o quotidiano, tendo como consequência inúmeras perdas, eivadas de dor. A literatura para a infância, porto de abrigo de generosidades, pode auxiliar a sua compreensão. A tal luz, tendo como matéria-prima O rapaz e o gorila (Kramer, 2022), procura-se: i) investigar o modo como este livro-álbum reverbera dimensões do cuidar da perda; ii) analisar o papel do espaço representado nas ilustrações, abrigando o luto; iii) aferir a relevância da sua abordagem em contexto escolar, no que respeita à conciliação da Educação Literária com a Educação para a Cidadania Global. O enquadramento teórico do artigo é sustentado: i) em relatórios internacionais tendo como foco a ética do cuidado e a Educação para a Cidadania Global (UNESCO, 2016; 2021); ii) na literatura de especialidade focando temas fraturantes na literatura para a infância (Barros & Azevedo, 2019; Kenfel & House, 2020). No que à metodologia diz respeito, optou-se, por um lado, pela exploração do tecido peritextual e, por outro, pelo descortinar da plurissignificação resultante do acolhimento dado na obra aos espaços representados, configurando propostas de itinerários poéticos. Conclui-se que este livro-álbum possibilita abrir caminhos ternos de compreensão da perda, nutrindo a empatia, e podendo assumir um papel relevante em contexto educativo, face aos percursos propostos.
- Digital tools for foreign language learning in higher education in PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, I.M.; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, J.; Casañ Pitarch, R.; Gillain, R.; Amante, Susana; Fidalgo, SusanaPedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.