ESEV - DCA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Processo (s) de Transição ao Trabalho: o caso dos diplomados em Comunicação Social da ESEVPublication . Sousa, LuisA problemática da Transição ao Trabalho, por parte dos diplomados do Ensino Superior, tem ganho na última década em Portugal, uma visibilidade científica crescente. As questões do Desemprego, até aqui maioritariamente ligada aos que não detinham formação de índole superior, alarga-se, atingindo actualmente e de uma forma indiscriminada, o todo populacional, fundamentalmente os pertencentes às fachas etárias mais jovens. Consequentemente perde cada vez mais coerência falar em grupos mais propensos ou não ao Desemprego, o facto é que se verifica uma heterogeneidade crescente na composição dos que são atingidos pelo mesmo. Procurar-se-á analisar de que forma decorreu a integração profissional e respectivos percursos profissionais, por parte dos diplomados tentando igualmente verificar de que forma o acesso a este mesmo diploma superior, acarretou mutações ao nível da sua mobilidade social e geográfica, tendo em conta o enquadramento geográfico específico que caracterizava o respectivo objecto de estudo. As representações dos mesmos face à formação recebida, bem como face ao emprego exercido na altura, constituíam igualmente preocupações paralelas a esta pesquisa.
- Aprender Línguas com Simulações na InternetPublication . Rego, Belmiro; Santos, Albino; Santos, Maria NatividadeNeste texto apresentamos a simulação global como exemplo da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na perspectiva do paradigma das teorias construtivistas e construcionistas. Descrevemos que é uma simulação global, a evolução desta última com e sem o uso das TIC e alguns exemplos de experiências envolvendo simulações globais com equipas portuguesas. Nossa conclusão foi garantir o êxito das simulações globais, com efeito, o papel de animação e interacção, isto é, o contexto e o ambiente de aprendizagem colaborativa e cooperativa é importante porque vai atingir várias dimensões formativas (por exemplo, metalinguístico, o metacognitivas e meta-estratégicas). Numa segunda etapa, afirmamos que os novos sistemas de comunicação síncrona vão dar um novo impulso às simulações através da Internet. Eles vão contribuir à renovação dos processos de ensino/aprendizagem nas nossas escolas.
- Crime e Castigo: "Pecados Públicos" e Disciplinamento Social na Diocese de Viseu (1684-1689)Publication . Nunes, João RochaEntre 1684 e 1689 o Tribunal Episcopal da diocese Viseu, cuja presidência cabia ao então bispo D. Ricardo Russel, sentenciou 122 réus, entre leigos e eclesiásticos, julgados maioritariamente por delitos de natureza moral e práticas sexuais consideradas ilícitas. Pretende-se com este estudo dar a conhecer o Auditório Eclesiástico - uma das instituições mais marcantes do poder episcopal pós-tridentino - perscrutando o seu modelo de funcionamento e de actuação, e aferindo qual o impacto que pode ter tido na vigilância e disciplinamento da população da diocese.
- Espaços e Materiais na Arquitectura Doméstica da Rua Direita de Viseu no século XVIPublication . Castilho, LilianaThis study takes its approach in terms of the spaces and materials used in, and created by the civil, house-hold architecture of the Rua Direita, in Viseu during the sixteenth century. At the time (and even beyond) it was the most important street of the settlement, linking two of the main gates of the city’s walls: the still existing Porta dos Cavaleiros to the Porta de Cimo de Vila. The analysis presented here is based upon the information available in the Livros de Prazos of Viseu’s Cabido within a time frame that goes from 1523 to 1598, and aims to allow a reconstruction of the way people inhabited this artery during the fifteen hundreds.
- Bibliotecas universitarias ibéricas y patrimonio histórico-documental: políticas y proyectos de salvaguarda de la memoria escritaPublication . Osório antas de barros, MariaLa falta de visibilidad de los Fondos Antiguos de las Bibliotecas Universitarias, constituidos por colecciones patrimoniales e históricas, aislados por la distancia y vinculación institucional, se ha convertido en una de las preocupaciones actuales en la reflexión sobre la difusión y salvaguarda de la memoria escrita. Las tecnologías de la información y de la comunicación han venido a transformar de forma profunda las condiciones de investigación y producción científicas, así como las modalidades de difusión de sus resultados. Sería fundamental que las bibliotecas ibéricas encontraran en la emergencia de este movimiento los fundamentos de las condiciones para disponer el acceso a estas colecciones consagrando y valorizando su patrimonio.
- A pedagogia ideal da aretê na morte de SócratesPublication . Barroso, Paulo M.Este artigo sublinha a importância da aretê como ideal pedagógico e prática cultural na formação do indivíduo. Para isso, reporto-me à cultura clássica e ao legado histórico e referencial que as sociedades contemporâneas e ocidentais podem usufruir. Designadamente a um dos episódios mais marcantes do apogeu da racionalidade na Antiga Grécia: a morte de Sócrates, segundo o Críton de Platão, como pedagogia ideal da aretê. Nesta perspectiva eminentemente teórica, a metodologia que melhor conduz à prossecução do objectivo proposto baseou-se na releitura, análise, compreensão e interpretação de várias obras de referência consideradas indispensáveis para a mencionada temática. Os resultados deste meu artigo reflexivo passam essencialmente pela conclusão de que a aretê serve como ideal pedagógico e prática cultural de um “eu” conforme determinados padrões conceptuais de excelência. Assim, considero que um dos maiores méritos da cultura clássica foi ter percebido que o homem é educável porque, precisamente, é modificável. A possibilidade de modificar o homem faz parte do projecto Paideia, um programa para a perfectibilidade ou excelência. Trata-se de um mérito muito trabalhado, porque o conceito de aretê resume a vida de qualquer homem que procura, durante a sua curta existência, ser melhor não só face ao que foi no dia anterior, como também face aos outros.
- Considerações sobre televisão e culturaPublication . Sobral, Filomena AntunesNuma conjuntura sociocultural em que a televisão assume um importante papel no espaço de recepção dos média, sendo um dispositivo técnico-comunicacional de reconhecido impacto à escala global, parece-nos importante analisar e produzir juízos críticos sobre a televisão, sobretudo porque ela continua a suscitar, anos após o seu aparecimento, posições dicotómicas em termos de investigação. Por outro lado, e num nível efectivamente mais complexo, a televisão está implicada num processo social e cultural mais amplo do que o simples visionamento. Deste modo, o objectivo deste artigo é reflectir sobre estas questões, procurando evidenciar que há uma relação de reciprocidade entre a televisão, a construção de identidades culturais e a forma como a sociedade funciona.
- Recriar a televisão: Em defesa de um padrão de qualidadePublication . Sobral, Filomena AntunesO artigo propõe uma reflexão sobre a importância da ficção televisiva de qualidade.
- Centenário da República: memórias da história na Biblioteca NacionalPublication . Barros, Teresa Antas deMúltiplas foram as comemorações dos 100 anos da implantação da República Portuguesa, múltiplos os espaços de debate e reflexão, múltiplos os olhares sobre episódios e singularidades. Aproveitemos este número da Revista Polistécnica para entreabrir a porta a um outro espaço. Propomos, com estas linhas e, no âmbito deste centenário, contribuir para avaliar a forma como a Biblioteca Nacional de Portugal trabalhou sobre o tema e construiu o seu espaço próprio de memória, divulgando um dos mais importantes espólios de que é detentora. Entre outras que sinalizaremos, nada mais que a colecção dos periódicos portugueses, na clandestinidade, e que são na sua maioria material de valor excepcional para a história das ideias republicanas no nosso país. "Não tanto pela qualidade doutrinária dos mesmos ou pelo impacto que à época tivessem tido, mas porque marcam um salto qualitativo na posição do liberalismo mais radical em relação à questão do regime." (Pereira Marques, F., BN)
- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, LuisA crescente falta de linearidade entre o sistema de formação a nível superior e as características e necessidades evidenciadas pelo mercado de trabalho têm vindo a aprofundar-se em Portugal, revelando novos desfasamentos, à medida que se assiste ao multiplicar de novas “ofertas” formativas a nível superior e se verifica uma crescente instabilidade ao nível da oferta de emprego, transformando o processo de transição para o trabalho, por parte dos diplomados do Ensino Superior, num processo cada vez mais complexo e instável. Este movimento leva a que o acesso a este nível de ensino e a preparação para o trabalho, ainda durante o período de formação, representem posturas de inequívoca pertinência e reveladoras do grau de consciência individual por parte dos jovens face aos desafios da concorrência laboral bem como a sua ligação com a área científica frequentada. Pretende-se primeiramente analisar as particularidades e motivações de acesso por parte dos finalistas 2005/06 do Instituto Politécnico de Viseu, tendo presente o contexto social, geográfico e institucional, e em seguida verificar que tipo de representações e posturas os finalistas exteriorizam face ao acesso, formação, diploma e futuro laboral.