ESSV - UECA - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UECA - Capítulo em obra nacional, como autor by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Questões éticas da prematuridadePublication . SILVA, Ernestina; CARVALHO, Ana Sofia (coord.)A prematuridade encerra algumas questões éticas que quisemos analisar e reflectir e que se prendem com: Quais os limites da viabilidade do recém-nascido prematuro? Quando é que uma reanimação intensiva é considerada apropriada ou inapropriada? Quais os critérios que tornarão legítima a reanimação do prematuro? Quem toma a decisão? O que distingue a atitude de deixar acontecer a morte natural da eutanásia?
- Desenvolvimento da ciência: aspectos éticosPublication . SILVA, ErnestinaA ciência encara hoje, como nunca antes, a fundamentação ética não só do processo de investigação como das aplicações que dela se fazem. E, é um facto que, em defesa dos direitos humanos, principalmente dos mais vulneráveis, é importante o debate, o “diálogo até à exaustão”, como refere Habermas. Foi nosso objectivo contribuir para a reflexão e construção de uma opinião mais esclarecida e de uma atitude mais motivada em ampliar os princípios éticos fundamentais aplicados à ciência e investigação, assegurando o respeito da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
- Projeto : promoção da amamentação em crechesPublication . Galvão, Dulce Garcia; Silva, Ernestina Batoca; Apóstolo, Jorge Amado; Ferreira, Mónica Patrícia; Alves, Océane RoseExistem ―Hospitais Amigos do bebé‖, ―Centros de Saúde Amigos da Amamentação‖ e ―Farmácias Amigas do Aleitamento Materno‖ exige-se a criação de ―Creches Amigas da Amamentação‖ que requerem condições estruturais e rotinas de acolhimento. Pretende-se desenvolver um projecto de implementação de creches promotoras da amamentação que decorrerá durante 24 meses, em três fases– Diagnóstico/Implementação/Avaliação, após aprovação da Comissão de Ética da UICISA:E. No Diagnóstico faz-se identificação de Creches públicas/privadas de Coimbra e Viseu, reconhecimento de práticas de administração/armazenamento do leite materno e condições estruturais e rotinas de acolhimento. Na Implementação selecção de Creches de Coimbra e Viseu para intervir, formação dos profissionais, ajuste das condições das Creches às condições estruturais de Creches promotoras da amamentação, reconhecimento das práticas de amamentação das mães e sua formação. Termina-se com avaliação e divulgação dos resultados da intervenção.
- Os enfermeiros na promoção de esperança nos pais de crianças com doença crónicaPublication . Paixão, Sara; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Batoca Silva, Ernestina; Maia, LuísIntrodução: Em Pediatria, a esperança pode ser considerada como um fator protetor dos profissionais de saúde e da criança/família. Objetivo: Analisar a influência da perceção de esperança de profissionais de saúde, no cuidar da criança com doença crónica e família. Métodos: estudo transversal e descritivo, realizado numa amostra de 102 profissionais de saúde da região centro de Portugal. Eram mulheres 92,2%, com média de idade de 39,9 anos. Utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e a Escala de Esperança (Ribeiro, Pedro, & Marques, 2006). Resultados: Dos profissionais, 62,7% enfermeiros, 36,3% exerciam funções no serviço de pediatria há mais de 10 anos. Os psicólogos e assistentes sociais e os do género masculino revelaram maior perceção de esperança, mas apenas a idade se relacionou significativamente com a esperança global. Conclusão: A vivência de esperança sustenta a aliança terapêutica com a criança/família e o enfrentamento face à doença de um filho.
- Estabelecimento prisional de Coimbra Portugal : estados emocionais negativos numa amostra de indivíduos privados de liberdadePublication . Campos, Sofia; Basílio, Cristina; Ferreira, Manuela; Alves, Cândida
- Memórias e histórias intergeracionais sobre a amamentação : contributos dos enfermeiros.Publication . Silva, Ernestina Batoca; Ferreira, Cláudia; Rodrigues, Cláudia Filipa; Galvão, Dulce
- Os enfermeiros na promoção de esperança nos pais de crianças com doença crónicaPublication . Paixão, Sara; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Batoca Silva, Ernestina; Maia, Luís
- Perspetivas sobre o ensino politécnico: contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionaisPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Cardoso, Ana Paula; Santos, Maria João; Campos, Sofia; Paiva, Teresa
- Literacia em saúde e alimentação em estudantes do ensino superiorPublication . Ferreira, Manuela; Leitão, Ana Lúcia; Campos, Sofia; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Guiné, Raquel P. F.
- Educação para a saúde na escolaPublication . Ferreira, Manuela; Amaral, Odete; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaAo longo do ciclo de vida, crianças e adolescentes passam grande parte do seu tempo na escola, reconhecendo-se, atualmente, que este espaço e tempo contém potencial educativo para além da sua missão suprema, expressa na definição da Lei de Bases do Sistema Educativo, em termos de “garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade” (Portugal, Lei nº 49/2005). Assim, a escola deve ter um papel primordial e dinâmico na educação das crianças e jovens nas várias dimensões preparando-as para a vida em sociedade. A Comissão Nacional da UNESCO (Portugal, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Comissão Nacional da UNESCO, n.d.) também desenvolve a sua atividade para alcançar a Educação para Todos, promovendo a saúde de cada indivíduo dentro da comunidade escolar, considerando que a educação para a saúde visa a criação de ambientes de aprendizagem saudáveis e inclusiva para todos os membros da comunidade escolar.