ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Departamento de Comunicação e Arte"
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- Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre educadores de infânciaPublication . Martins, Helena Patrícia Salazar; Pinto, MaribelAo longo dos anos, temos vindo a assistir a um grande desenvolvimento ao nível tecnológico de ferramentas de suporte ao ensino, nomeadamente as ferramentas da Web 2.0. Essas ferramentas vieram favorecer o aparecimento de Comunidades de prática e a consequente cooperação e colaboração através da interação online entre educadores de infância. É neste panorama que se criou a Comunidade de prática J@rdim do Girassol, oferecendo-se condições para os educadores de infância cooperarem e colaborarem nesta comunidade. Tendo em conta a questão deste estudo “Em que medida as ferramentas da Web 2.0 favorecem a criação de CoP e a consequente cooperação e colaboração através da interação online entre educadores de infância?” optou-se por uma metodologia de índole qualitativa e do tipo estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos: focus group, observação participante e entrevistas. A recolha de dados incidiu também na análise qualitativa das interações feitas na comunidade de prática, para tal usamos o modelo de Miranda Pinto (2009). Os resultados obtidos demonstraram que a CoP analisada não se constituiu uma efetiva CoP, contudo, os participantes reconheceram que, independentemente da ferramenta de comunicação que usaram, este espaço online proporcionou condições únicas que facilitaram a cooperação, a partilha de ideias, a interação, a troca de materiais e a criação de soluções para problemas comuns das práticas profissionais em contexto presencial.
- O contributo da expressão musical para o desenvolvimento do oral das crianças que frequentam educação pré-escolarPublication . Castro, Ana Catarina Cunha Santos; Balula, João Paulo Rodrigues; Aguiar, Maria CristinaO presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso, bem como uma investigação que pretende perceber qual o contributo da expressão musical para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças em idade pré-escolar. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a entrevistas a educadores de infância do concelho de Viseu e do concelho de Fafe. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim-de-infância é muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, contribuindo para promoção da interdisciplinaridade ao nível das diferentes áreas de conteúdo.
- O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológicaPublication . Correia, Luísa Maria Gonçalves; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaA presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.
- Marketing ambiental e o perfil do consumidor verde portuguêsPublication . Sousa, Alexandre Daniel da Silva; Matias, Ana MafaldaNo presente Projeto, abordar-se-ão o ambientalismo e as políticas ambientais que têm sido criadas e aplicadas ao longo do tempo. Neste âmbito, serão elencados alguns dos principais desastres naturais que ocorreram no Mundo derivados da ação do Homem sobre a Natureza e será também estudado o surgimento da consciência ecológica. No capítulo seguinte, serão analisados o marketing tradicional e o marketing ambiental, com uma comparação direta entre os dois de forma a perceber as semelhanças e diferenças. Para além disso, será estudada a evolução do marketing ambiental ao longo das décadas e o marketing-mix verde. Ainda neste capítulo, será analisada a definição de consumidor verde, as atitudes sustentáveis de um consumidor verde e a emergência de produtos verdes. Na parte posterior deste capítulo, será estudado o perfil do consumidor verde português no séc. XXI, fazendo referência à caraterização psicográfica que diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor, à caraterização sociodemográfica que se foca na dinâmica populacional dentro da sociedade e a consequente segmentação verde. É muito importante identificar como é que as semelhanças e as diferenças entre os vários tipos de consumidores podem ser utilizadas para agrupar consumidores num determinado segmento de acordo com as suas caraterísticas, comportamento de compra, nível de exigência, expectativas e combinação de marketing-mix. Para que seja possível definir com mais clareza a consciência ambiental do consumidor verde português na atualidade, foi desenvolvida uma investigação exploratória de forma a suportar todo o corpo teórico do trabalho. Deste modo, e na componente empírica, foi construído um inquérito de 13 questões fechadas com o intuito de se estudar a preocupação ambiental do consumidor verde português, com uma amostra de 200 inquiridos. No quinto capítulo, referente à Análise e Interpretação dos Dados, serão analisadas as respostas que os inquiridos assinalaram de forma a conseguir perceber-se quais são os hábitos dos portugueses em relação a questões ambientais e, em que medida, a consciência ecológica já está impregnada nas suas ações e no seu quotidiano.
- O marketing em organizações sem fins lucrativos: estudo da satisfação do utilizador e orientações estratégicas para a elaboração de um plano de marketing para a biblioteca municipal de LamegoPublication . Gouveia, Miguel Fernando Fonseca Marques; Antunes, JoaquimO presente projeto de investigação tem como intuito estabelecer orientações estratégicas para a elaboração de um Plano de Marketing numa Organização sem fins lucrativos, mais concretamente nas Bibliotecas Públicas. A Biblioteca Pública Municipal de Lamego foi o espaço selecionado para o efeito. Neste sentido, foi realizado um estudo através da aplicação de um inquérito que permitiu perceber a satisfação dos utilizadores no que concerne aos serviços prestados pela Biblioteca Pública Municipal de Lamego. Tendo em conta os resultados provenientes da análise, elencaram-se algumas orientações estratégicas para a elaboração de um Plano de Marketing para a Biblioteca Pública Municipal de Lamego.
- Subversão do estereótipo feminino na cinematografia de HitchcockPublication . Braz, Patrícia Raquel Costa; Sobral, FilomenaO projeto aqui apresentado atende à temática da subversão do estereótipo feminino na cinematografia de Alfred Hitchcock e fundamenta a investigação para a realização de recriações fotográficas de frames de filmes do realizador em que o estereótipo feminino se evidencia. O trabalho de fotografia pretende subverter os paradigmas da típica “loira de Hitchcock” e a sua objetificação pelo olhar dominante masculino ao atribuir mais autonomia, otimismo e naturalidade à figura feminina representada. Neste sentido, considera-se fundamental abordar três grandes temáticas e uni-las num conjunto coeso: o estereótipo feminino no cinema (tema geral que abrange todo o projeto); o cinema do realizador Alfred Hitchcock (como contextualização para a abordagem ao estereótipo feminino) e a recriação baseada em imagens prévias (principalmente da filmografia hitchcockiana), que configura a parte artístico-criativa e prática do projeto. O estudo analisa a objetificação feminina em filmes-chave de Hitchcock como sustentação para a posterior recriação fotográfica onde o papel feminino é subvertido: de vulnerável a confiante. Após esta abordagem teórica, analisamos as fotografias produzidas. O resultado final revela a recriação de dezoito frames dos filmes de Hitchcock em dezoito fotografias apresentadas numa exposição fotográfica e pretende subverter os arquétipos femininos típicos de Hitchcock.