ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor
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Browsing ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor by contributor "Fonseca, Susana"
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- Modelos e projetos de inclusão socialPublication . Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Fonseca, SusanaPrefácio Este volume reúne e divulga modelos e projetos de inclusão social contemplando, para além dos textos que apoiaram as comunicações apresentadas nas Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Social – III Seminário de Projetos Sociais, que decorreram em 8 de abril de 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), outros trabalhos em torno da integração social das comunidades ciganas e educação e saúde dos jovens. O evento, que emerge no âmbito das unidades curriculares de Seminário II e Investigação em Educação Social I e II do curso de licenciatura em Educação Social da mesma Escola, proporcionou um espaço de reflexão e debate acerca da intervenção socioeducativa, onde participaram docentes e alunos, investigadores, e a comunidade não académica. As Jornadas procuraram dar visibilidade ao interesse crescente, por parte de alunos e docentes da ESEV, na investigação que sustenta a formação de profissionais e de jovens investigadores em intervenção social. Este interesse é partilhado por uma comunidade mais alargada, quer de académicos nacionais e internacionais, quer de agentes de intervenção local, materializado em textos oriundos das Universidades de Lisboa e Barcelona, Politécnico de Viseu, bem como de escolas, associações e municípios locais. Assume-se, assim, que as Jornadas aproximaram investigadores, técnicos e alunos em torno dos temas centrais. A edição deste volume serve para o reforço das parcerias institucionalizadas no evento e visibilidade além-fronteiras dos trabalhos apresentados. Finalmente, o presente livro, através do conjunto de textos da inteira responsabilidade dos seus autores que coloca à disposição dos leitores (estudantes, docentes, investigadores/as, técnicos/as de ação social, entre outros interessados), procura ser um incentivo para a instituição de novos estudos e para a necessidade de práticas de intervenção melhor fundamentadas, pensadas, planeadas e orientadas neste mesmo domínio. Julgo que é este o desejo da Equipa Editorial deste volume, quando proporcionou o espaço aqui presente para a publicação dos textos que se seguem.
- Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da AutonomiaPublication . Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, SusanaO e-book Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia é uma segunda publicação, no seguimento da edição intitulada Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, crianças e jovens em risco, e constitui-se como uma síntese de reflexões de oradores/as e participantes do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia, que teve lugar no dia 3 de junho de 2022, em formato online, organizado no contexto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. As docentes das Unidades Curriculares de Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, Política Social e Saúde Infanto-Juvenil e Seminário de Apoio à Dissertação-Projeto-Estágio, conjuntamente com os/as alunos/as dos 1.º e 2.º anos, têm vindo a organizar anualmente um seminário internacional com oradores/as convidados/as, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio científico nas áreas de abrangência deste ciclo de estudos. O sucesso das anteriores edições tem incentivado a manter esta prática e tem permitido organizar em livro informação muito relevante nesta área de estudo. O presente documento está organizado em três temas: Prevenção, Proteção e Promoção da Autonomia. O primeiro, Prevenção, composto por três capítulos, começa por discutir a Saúde mental, bem-estar e a pandemia por COVID- 19, tendo por base o Projeto Aventura Social, continuando na reflexão sobre Programas de Parentalidade no Brasil: Evidências Científicas e Políticas Públicas e terminando com uma discussão em torno do Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais. A segunda parte do e-book é constituída por quatro capítulos que abordam as questões da Proteção. Assim, podemos encontrar diferentes questões que refletem a complexidade e abrangência desta temática, como: Quando os avós são, e têm de ser pais dos netos, Doença crónica e bullying na adolescência, Turmas homogéneas ou turmas heterogéneas de alunos/as da comunidade cigana e Social Inclusion Law and the Constitutional Power for Human Rights Development. Na terceira e última parte foi considerado o capítulo referente à Autonomia. Aqui é apresentado um estudo sobre a Participação de jovens do sistema de proteção Galego no processo de autonomização. O e-book termina com um balanço do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia. Consideramos que este documento é demonstrativo da qualidade, pertinência e riqueza das trocas multidisciplinares e interinstitucionais entre oradores/as nacionais e internacionais e do grande número de participantes também eles/as, nacionais e internacionais, que na sua colaboração e envolvimento foram determinantes para o sucesso de mais uma edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco. O nosso agradecimento pela colaboração de todos/as