ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor
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- Modelos e projetos de inclusão socialPublication . Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Fonseca, SusanaPrefácio Este volume reúne e divulga modelos e projetos de inclusão social contemplando, para além dos textos que apoiaram as comunicações apresentadas nas Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Social – III Seminário de Projetos Sociais, que decorreram em 8 de abril de 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), outros trabalhos em torno da integração social das comunidades ciganas e educação e saúde dos jovens. O evento, que emerge no âmbito das unidades curriculares de Seminário II e Investigação em Educação Social I e II do curso de licenciatura em Educação Social da mesma Escola, proporcionou um espaço de reflexão e debate acerca da intervenção socioeducativa, onde participaram docentes e alunos, investigadores, e a comunidade não académica. As Jornadas procuraram dar visibilidade ao interesse crescente, por parte de alunos e docentes da ESEV, na investigação que sustenta a formação de profissionais e de jovens investigadores em intervenção social. Este interesse é partilhado por uma comunidade mais alargada, quer de académicos nacionais e internacionais, quer de agentes de intervenção local, materializado em textos oriundos das Universidades de Lisboa e Barcelona, Politécnico de Viseu, bem como de escolas, associações e municípios locais. Assume-se, assim, que as Jornadas aproximaram investigadores, técnicos e alunos em torno dos temas centrais. A edição deste volume serve para o reforço das parcerias institucionalizadas no evento e visibilidade além-fronteiras dos trabalhos apresentados. Finalmente, o presente livro, através do conjunto de textos da inteira responsabilidade dos seus autores que coloca à disposição dos leitores (estudantes, docentes, investigadores/as, técnicos/as de ação social, entre outros interessados), procura ser um incentivo para a instituição de novos estudos e para a necessidade de práticas de intervenção melhor fundamentadas, pensadas, planeadas e orientadas neste mesmo domínio. Julgo que é este o desejo da Equipa Editorial deste volume, quando proporcionou o espaço aqui presente para a publicação dos textos que se seguem.
- Livro de Resumos: Olhares sobre a Educação 7Publication . Menezes, Luís; Rocha, João; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaEste livro de resumos do Olhares sobre a Educação7 constitui uma memória do que foi o congresso, com o mesmo nome, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu, a 11 de abril de 2019. Este congresso está focado nas problemáticas da educação, em particular aquelas que têm incidência na formação de professores. Como tem vindo a ser hábito, este encontro teve quatro secções principais. Iniciou com uma conferência plenária a cargo de um professor da ESEV que terminou recentemente o seu trabalho de doutoramento. Nesta edição, esse papel coube a Paula Xavier que apresentou a conferência intitulada “Diversidade familiar e escola: um olhar sobre as famílias homoparentais”. O espaço seguinte foi constituído por workshops paralelos que abordaram problemáticas importantes no contexto educativo. Foram apresentados os seguintes workshops: W1 – Educação inclusiva e necessidades de saúde especiais (nse) - Sofia Campos, ESSV; W2 – Potencialidades dos sensores na educação básica - Cristina Gomes, ESEV; W3 – Não é um livro para crianças! - Ana Catarina Fernandes & Margarida Almeida, ESEV; W4 – A arte no ensino da simetria - Tamara Pereira, ESEV; W5 – Brincar com as TIC na cidade de Viseu - Manuela Loureiro, ESEV; W6 – Projeto inclusivo Gamelin - Eulália Albuquerque, AVISPT21; W7 – Palavras mutantes - Isabel Aires de Matos & Ana Isabel Silva, ESEV; W8 – Humor para ensinar!? - Marta Carvalho & Luís Menezes, ESEV; W9 – Yoga para crianças - Filipa Antunes, ESEV. O terceiro espaço foi ocupado por pósteres submetidos pelos participantes que relatam experiências de ensino, realizações educativas, projetos de intervenção ou projetos de investigação no campo da educação. O congresso terminou com um painel plenário intitulado “Projetos educativos na escola: possibilidades de desenvolvimento”: Viseu Educa: Clara Pombeiro e Maria Miguel Martins, Câmara Municipal de Viseu (CMV); Germinar a ciência: Ana Capelo e João Azevedo, CMV; SmartCity Lab for Kids: Bárbara Sousa, Manuela Loureiro e Pedro Rocha, CMV; Escola Ativa: Tiago Freitas, CMV.
- Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémicaPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Margarida Correia Balula Chaves, CláudiaOs objetivos da educação escolar não devem incidir apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de processos e mecanismos de aprendizagem e de autorregulação, que possibilitem ao aluno a construção ativa dos seus próprios conhecimentos e o orientem para a construção de respostas adequadas às diferentes situações. A educação tem assim como função e princípio fundamental contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, contemplando o “espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (Delors, 2003, p, 99). Neste sentido, só incentivando e capacitando os alunos para a utilização adequada de estratégias de aprendizagem e de identificação e compreensão das emoções, é que podemos promover uma aprendizagem ativa, consciente e responsável e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Sendo este um fenómeno multifatorial, e tal como é referido nesta obra, salienta-se que “o tipo e a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem são cruciais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, na sua condição simultânea de alunos, filhos e cidadãos”, fazendo emergir “a necessidade de promover as competências emocionais de todos os intervenientes da relação educativa, que tenham impacto no sucesso escolar” (p. 109). Considerando o objetivo central deste livro, a apresentação de um programa de “desenvolvimento de competências emocionais para alunos, pais e professores”, podemos referir que o mesmo, através de uma intervenção sistémica, veio suprir a necessidade de assegurar uma abordagem integrada, que considere os vários intervenientes educativos numa ótica de empowerment, de modo a alterar comportamentos menos ajustados e potenciar relações interpessoais mais produtivas. O livro encontra-se organizado em dois grandes capítulos, o primeiro incide sobre o enquadramento e justificação teórica e empírica para o desenvolvimento do programa Desenvolver +, apresentado no segundo capítulo. No capítulo 1, é evidenciada a importância do desenvolvimento de competências emocionais em professores, pais e alunos, e o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares. Através da apresentação de resultados de investigações realizadas, os autores concluem em termos gerais que: a aplicação de um “programa de formação para a promoção de competências pessoais (bem-estar e inteligência emocional) e profissionais dos professores de alunos com comportamentos disruptivos” (p. 26) apresenta um contributo positivo para a gestão das emoções em sala de aula e para a melhoria da interação pedagógica; os programas de intervenção centrados nos pais “potenciam a otimização de informação e a melhoria das competências parentais ajustadas, a capacidade de expressão e de regulação das suas emoções” (p. 36), entre outros aspetos; no que concerne à intervenção com alunos, os resultados obtidos evidenciam que as atividades desenvolvidas, relativas às competências e habilidades emocionais, em geral, revelaram ser bem sucedidas e, a partir de observações e dos inventários administrados, verificou-se um aumento significativo do índice de identificação emocional após a implementação de um programa de atividades, elaborado com base no documento contemplado no Currículo do 1ª Ciclo do Ensino Básico, Referencial de Educação para a Saúde (2016), apresentado pelo autores em anexo (pp. 91-93). O foco central desta obra encontra-se nas páginas 109 e seguintes, que consiste na exposição exaustiva e pormenorizada do Programa Desenvolver +. Após a apresentação da sua fundamentação e objetivos gerais, entre os quais salientamos: “promover o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências emocionais, relacionais, sociais, de cidadania ativa, crítica e corresponsável”, bem como “contribuir para melhorar a motivação e promover competências instrumentais para o estudo que potencie o sucesso escolar” (p. 110), é apresentado o Programa Desenvolver +, programa de intervenção sistémica que pode ser aplicado a alunos, respetivos pais e professores “para que, de uma forma integrada, se possam alterar comportamentos menos ajustados e se potenciam relações interpessoais mais produtivas, mais comportamentos positivos e maior sucesso escolar” (p. 14). Em termos de estrutura, o programa é composto por: • 11 sessões destinadas a pais, onde se pretende desenvolver: competências emocionais para a relação com os filhos, competências instrumentais para ajudar os filhos nas tarefas escolares e competências de relação interpessoal: • 11 sessões destinadas a professores, onde se pretende desenvolver: competências emocionais e relacionais, gestão de conflitos (disciplina/indisciplina), gestão de sala de aula e pedagogias diferenciadas; • 11 sessões destinadas a alunos/filhos, onde se pretende desenvolver: motivação para o estudo e para a escola, competências de autocontrolo de comportamentos e competências emocionais e relacionais. O programa é de seguida exposto detalhadamente por sessões tendo em conta os seguintes tópicos: descrição, destinatários, questão/objetivos, métodos/material/equipamento, duração, reflexão/análise crítica da sessão e sugestões de melhoria, tarefa. O que o torna passível de ser utilizado e aplicado por profissionais habilitados para o efeito. Em síntese, trata-se de um livro de significativo rigor científico, bem estruturado, de escrita escorreita, em que todas as opções efetuadas para a construção do Programa Desenvolver + encontram-se fundamentadas em termos teóricos e empíricos. Salientamos que a abordagem sistémica e integrada que o caracteriza faz a diferença relativamente a outros programas existentes na área das competências emocionais.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2019Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, EmíliaEste primeiro volume tem o objetivo de promover a reflexão científica em torno de temáticas atuais no domínio da educação inclusiva, numa perspetiva de interface dos contextos de vida de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas, ressaltando as implicações e desafios para famílias, escolas e comunidades. Os textos que se apresentam abordam diversos temas, desde a análise da inclusão numa sociedade excludente, à observação/avaliação e práticas educativas/ terapêuticas, até ao funcionamento de famílias de crianças/jovens com desenvolvimento atípico. Esta publicação clarifica e fundamenta dimensões relevantes da Educação Especial e Inclusão, sendo propósito da Equipa Editorial deste volume delinear um espaço de reflexão na área.
- Livro de Resumos do Olhares sobre a EducaçãoPublication . Rocha, João; Ribeiro, António; Menezes, Luís; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana Isabel; Figueiredo, MariaVolvidos 40 anos do Instituto Politécnico do Viseu, realizou-se, na Escola Superior de Educação, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, em formato virtual, a 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education. Este ano, o congresso versou sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, convidando a uma reflexão e a um debate que abraça diferentes áreas de formação e interseta diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. À semelhança de edições anteriores, este evento incluiu no seu programa duas conferências plenárias: a primeira, incidindo sobre Aprendizagem no ensino superior, pela voz de Xavier Giménez Font, da Universidade de Barcelona; a segunda, convoca João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa, com o título Estudos de aula na formação de professores. Esta 8.ª edição teve, também, um painel que revelou cartografias de inclusão no ensino superior e contemplou, ainda, dois espaços abertos à submissão de trabalhos, na forma de pósteres e de comunicações orais que relataram experiências de ensino, realizações educativas, ou projetos de intervenção e investigação. Nesta edição, houve ainda um espaço para dois seminários temáticos que decorreram em sessões paralelas com as comunicações orais. Este livro de resumos procura documentar a vivacidade científica que se viveu durante estes dois dias da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a variedade e a profundidade de perspetivas sobre as questões educativas mais prementes da atualidade.
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2020Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, EmíliaCom o objetivo de dar continuidade à divulgação do trabalho de pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional na área da Educação Especial, decorrente da atividade desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Especial, os(as) autores(as) confrontam-nos com percursos teóricos, concetuais e empíricos que vão desde uma perspetiva escolar até uma conceção que procura explorar os meandros da Educação Especial e, recorrentemente, da educação inclusiva para além da escola, dando um significado mais consolidado da ideia de sociedade inclusiva.
- Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras DemênciasPublication . Carreira, José; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, SusanaAlzheimer’s Disease International started out as the international umbrella organisation of all Alzheimers associations. It aimed to give global voice to the Alzheimers and dementia community at multilateral level (WHO, UN etc). At that time nobody advocated globally for dementia and indeed nobody knew what the prevalence and incidence figures were. As ADI continued to grow from its initial 4 members, it quickly realised that the stigma and discrimination that surrounded dementia would also need to be addressed globally and so it increased its effort to include data gathering, public policy and awareness raising. Sadly, combatting the stigma and discrimination for those living with dementia and their carers remains one of our most prominent activities to this day. Along these lines. I was grateful to attend the ‘IV International Seminar on Alzheimer's and other Dementias: Knowing, Understanding and Intervening’ to discuss the challenges of the COVID 19 pandemic for people with dementia and their caregivers. Poignantly, the COVID-19 pandemic has highlighted just how widespread ageism and discrimination is towards those living with Dementia. Many lives of older people were lost all over the world due to governments ignoring the clear and present danger the virus posed to them in a number of different and chilling ways. An example is the decision to deprioritise treatment for those having COVID-19 with dementia as an underlying condition. Shockingly in Canada, of all COVID-19 deaths in 2020, dementia or Alzheimer’s disease was reported on 36 per cent of death certificates; in Australia dementia constituted 41% of all COVID19 deaths; 26% in the UK; and 20% in regions of Italy. Many governments are still to publish their data, and, more worryingly, many are not capturing this data at all. On top of this, emerging data is also suggesting that COVID-19 may be exacerbating the dementia crisis globally: • Many people living with dementia have experienced cognitive deterioration from lack of social engagement due to social isolation, shielding, distancing and lack of social services • Many carers and people living with dementia have seen the onset of depression and anxiety as a consequence of social distancing and lack of respite and care support • More recently, we have started to look at the impact of long Covid on the brain and there is a genuine concern we may be facing more onset of dementia as a consequence of COVID-19 infection. In light of these sobering statistics, throughout the COVID-19 pandemic Alzheimer’s Disease International have continued to highlight the discrimination that has occurred globally. For those living with dementia and their carers we have developed guidance on topics such as mental health and wellbeing. On the international stage, we have continued to draw attention to these inequalities 4 through our work with the WHO and Governments around the world, maintaining pressure through coverage in the media. However, more must be done to ensure that the disproportionate impact of the COVID-19 on those living with dementia or their carers is never forgotten, nor repeated in the future. Many ask what can be done to combat the stigma and discrimination that persists. Since the launch of the World Health Organisation’s (WHO) Global action plan on the public health response to dementia 2017 – 2025, Alzheimers Disease International have advocated for the universal adoption of the recommendations set out in this plan. These seven action areas include: Dementia as a public health priority; Dementia awareness and friendliness; Dementia risk reduction; Diagnosis, treatment, care, and support; Support for dementia carers; Information systems for dementia and Dementia research and innovation. Alzheimer’s Disease International strongly believes that incorporating these seven action areas into national dementia plans is the best way to address dementia related issues in each country. Through these seminars and conferences, it is essential that we all work together to break the stigma surrounding the disease. We have created a strong momentum and a strong voice but we need to continue to press for change at every level to ensure a better life for people living with dementia and their families. Collectively, I therefore reiterate my call for the Portuguese government to show leadership by implementing a fully funded national dementia plan to support the 229,000 people living with dementia in Portugal.
- Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em riscoPublication . Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Susana FonsecaA presente publicação, em formato e-book, surge na sequência de uma iniciativa que começou com a primeira edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco, em junho de 2019, organizado pelas docentes e alunos das Unidades Curriculares de Política Social e de Saúde Infanto-Juvenil e Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, da Escola Superior de Educação de Viseu. Este seminário teve como objetivo promover a partilha de conhecimento oriundo quer da prática, quer da investigação e apresentar o “estado da arte” da Política Social e de Saúde, em torno de temáticas relacionadas com crianças e jovens em risco e suas famílias. Face à adesão e envolvimento verificados na primeira edição do Seminário, abraçou-se o desafio de organizar a 2ª edição, em formato online, em junho de 2021. Esta, e dada a conjetura pandémica mundial, entendeu-se dever ser centrada na compreensão dos desafios acrescidos e novas necessidades que a pandemia COVID-19 fez emergir, bem como no reconhecimento das oportunidades de análise e mudança promotoras da qualidade do apoio que é prestado a crianças e jovens em situação de risco e perigo. Em ambos os Seminários pretendeu-se criar um espaço de partilha, de reflexão e troca de opiniões entre os participantes, académicos, investigadores, estudantes, profissionais, visando, não apenas a apresentação de projetos de investigação, mas também a partilha de boas práticas, de projetos de carácter social e de experiências formativas dos alunos. O presente e-book, intitulado Reflexões em Torno da Pandemia COVID-19, é assim produto científico decorrente das atividades do último Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco e que reúne um número significativo de comunicações que decorreram ao longo do evento, de investigadores e profissionais do terreno, de âmbito nacional e internacional, mas também agrega outros contributos, com o propósito de promover a divulgação de trabalhos de mestrado, estudos/investigações recentes, bem como de boas práticas desenvolvidas por várias entidades parceiras. Foram reunidos oito textos que estiveram na base das comunicações orais apresentadas nos vários painéis temáticos do Seminário, traduzindo o conhecimento na sua relação com os diversos campos e domínios de intervenção. O documento encontra-se, assim, organizado em duas partes, nomeadamente, a primeira parte, Seção 1 - Reflexões em torno da pandemia Covid19, que inclui seis textos sobre temáticas como: Risco e Perigo na Pandemia, Burnout parental, Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida no contexto do Ensino Superior, Programas de parentalidade para prevenção de violência; O papel da escola em tempo de pandemia e Impacto da pandemia na adolescência como medida de proteção. A segunda parte intitula-se - Secção 2 - Temas transversais de intervenção com crianças e jovens em risco e perigo – e reúne 2 textos em torno das Crianças e adolescentes em acolhimento residencial; o papel dos observadores face ao bullying e relação com outras vulnerabilidades. O documento revela bem as sinergias multidisciplinares, interinstitucionais, quer a nível nacional, quer internacional, que o Seminário conseguiu mobilizar. A pertinência científica e social das apresentações e respetivos textos são evidentes, alcançando indubitavelmente o objetivo de recentrar o debate e a reflexão, desta 2ª Edição, em torno dos impactos da pandemia COVID-19 em situações de risco e perigo. A todos/as o nosso agradecimento por termos podido contar com a vossa participação neste Seminário. A Comissão de Organização
- Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2021Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, RosinaNa senda de apontamentos anteriores no âmbito da Educação Especial e Inclusiva, projeto que emergiu do mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, convidamos, a mais um diálogo, potenciado pelos autores, através da investigação e reflexão, por estes proporcionada, na área da educação especial e inclusiva, que incide sobre a análise de atitudes, práticas e narrativas de diferentes agentes educativos a respeito da inclusão, em contextos tão distintos como sejam os da educação pré-escolar e do ensino superior.
- Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de ViseuPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda
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