Browsing by resource type "working paper"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Acesso e exercício do primeiro emprego dos diplomados do ISPVPublication . Sousa, LuisMais que uma questão económica, a dificuldade no acesso ao primeiro emprego regular, por parte dos diplomados do ensino superior, apresenta-se como uma questão eminentemente social, transformando-se num dos fenómenos estruturantes das sociedades ocidentais modernas e numa preocupação de entidades estatais, de onde se salientam as próprias instituições de ensino superior. Face ao progressivo aumento da oferta deste nível de ensino, novos desafios são colocados à população diplomada. As dificuldades na transição para o trabalho ganhou, nos últimos anos, dimensões preocupantes, quando se pensa nas consequências sociais que implica, tendo presente a crescente procura de educação e a hierarquização e regulação da oferta de emprego, que continuam a denotar, de uma forma cada vez mais evidente, dificuldades de absorção de uma mão-de-obra progressivamente mais qualificada. Consequentemente, o que aqui está em causa não é somente o acesso ao emprego, mas igualmente a passagem à vida adulta, reflexo do prolongamento da juventude e das trajectórias escolares. Apresentamos aqui o resultado da análise da transição para o trabalho por parte dos diplomados 2005/06 do ISPV, mais especificamente o acesso e exercício do primeiro emprego regular.
- Alfabetização emocional de professores de Educação EspecialPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Felizardo, SaraO trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.
- As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online, na rede social instagram.Publication . Rodrigues, Ana; Silva, PauloTendo a produção em massa possibilitado uma maior variedade de escolhas, os estilos de vida tornaram-se cada vez mais dependentes do consumo. O final do século XX confirmou a tecnologização do mundo, surgindo deste modo o marketing digital. Esta forma mais recente de marketing combina as técnicas do marketing tradicional com as ferramentas oferecidas pela tecnologia e pela internet, que se tornou num dos maiores veículos de comunicação e publicidade dos tempos atuais. Com isso, surgiram também as marcas criadas e difundidas especificamente na web, passando todo o seu processo de comunicação por esta rede. Este processo baseia-se em estratégias ligeiramente diferentes, criadas no contexto do marketing digital, baseando-se, sobretudo, em redes sociais. O objetivo deste estudo passou por compreender as estratégias de comunicação que as marcas nascidas em contexto online adotam na rede social Instagram, observando-se as suas preferências no que diz respeito a publicações nesta plataforma. Pretendeu-se também entender as motivações das marcas para a escolha do meio online ao invés do meio físico e perceber a importância por elas atribuída às redes sociais, assim como quais as que consideram mais relevantes. Recorreu-se a uma metodologia mista baseada em entrevistas semiestruturadas a seis marcas nascidas em contexto online e a um especialista em marketing digital, seguindo-se a análise de 293 publicações das referidas marcas na rede social Instagram através do modelo Web Content Analysis, de Susan Herring. Procurou-se deste modo contribuir para o aumento do conhecimento sobre as marcas criadas na internet e as suas formas de comunicar nas redes sociais, assim como refletir sobre o crescente domínio e importância do meio online e das suas plataformas.
- Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais e suporte social: análise de trajetórias de vidaPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaA investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem vindo a realçar que este contruto influencia várias dimensões do funcionamento parental e familiar. O presente estudo tem como propósito analisar a influência da perceção do suporte social nas trajetórias de desenvolvimento das famílias, especificamente, no stress, bem-estar e envolvimento parental, no contexto da adaptação à deficiência/ incapacidade. É um estudo qualitativo e compreensivo dos fenómenos em estudo e, para o efeito, constituímos uma amostra de pais de crianças com diferentes problemáticas do domínio cognitivo, motor e perturbações do autismo; provenientes de um distrito da região centro de Portugal. A seleção da amostra foi realizada por técnicos e professores das instituições (associações e escolas) onde foi desenvolvida investigação, que escolheram progenitores com um elevado envolvimento parental no processo educativo e terapêutico. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada que, na sua generalidade, abrange aspetos sociodemográficos e outras informações relacionadas com o passado, presente e o futuro das trajetórias de desenvolvimento parental e familiar. A análise dos discursos dos pais sugere um expressivo envolvimento parental nos processos educativo e terapêutico, bons níveis de suporte social formal e informal, a utilização de estratégias de coping focalizadas na resolução dos problemas e perceções positivas sobre os filhos e sobre as mudanças parentais; não obstante estes resultados, os discursos indiciam um elevado stress parental decorrente das exigências e das barreiras na gestão da vida diária. Os progenitores estão ligados a instituições de apoio e revelam relações de proximidade com outros pais, com quem partilham os problemas, usufruem de apoio emocional e informacional importante no quadro do ajustamento parental. São ainda propostas áreas, medidas e ações no domínio da intervenção familiar.
- Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar.Publication . Felizardo, SaraHodiernamente, as pesquisas sobre o bem-estar e qualidade de vida têm vindo a assumir uma centralidade nos discursos e nas práticas dos profissionais que intervêm na área das populações com fragilidade psicossocial. A literatura científica acentua a vastidão desta linha de estudo, a qual também tem ganho visibilidade no âmbito da investigação sobre as famílias de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, sobre a influência do suporte social (formal e informal) nas dimensões relacionadas com a saúde e o bem-estar dos cuidadores. No quadro de uma abordagem inclusiva e, em linha com orientações nacionais e internacionais, reconhecemos o papel dos pais na defesa dos interesses educativos dos filhos e decisores participantes no processo educativo, pelo que a promoção da sua saúde e bem-estar constituem áreas chave no contexto da intervenção educativa e terapêutica. O presente estudo tem como propósito fazer uma análise comparativa dos pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que concerne ao suporte social (dimensão da rede social e satisfação com o apoio) e ao bem-estar parental (satisfação com a vida). A amostra é constituída por 152 e 149 cuidadores, respetivamente, pais de crianças com e sem NEE. As análises estatísticas revelam que os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas no bem-estar e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Relativamente aos subgrupos de pais de crianças com NEE (problemas cognitivos, motores e Perturbação do Espectro do Autismo) observamos diferenças estatísticas; os progenitores das crianças com autismo revelam valores significativamente mais elevados no suporte social (disponibilidade do suporte e satisfação com o suporte) e na satisfação com a vida.
- Families of children with SEN: perceptions of social support and parental well-beingPublication . Felizardo, Sara; Ferreira, Joaquim; Pereira, Marcelino; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoResearch on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) has been maintained that this construct influences dimensions of parental and family functioning, in particular, aspects related to health and well-being of parents. In the same vein, national and international laws give a central role to parents in the defense of educational interests of the children. Therefore the promotion of quality of life and well-being are key areas in educational and therapeutic contexts. The present study aims to: i) undertaken a comparative analysis of parents of children with and without SEN in relation to social support and parental well-being (life satisfaction); ii) understanding the relationships between variables of social support and welfare. This is a non-experimental and cross-correlated study and a non probabilistic and convenience sample of 301 parents or caregivers of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu (Portugal). The gathering instruments were the Social Support Questionnaire – short version (Pinheiro & Ferreira, 2001); Life Satisfaction Scale (Neto, Barros, & Barros, 1990; Simões, 1992); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). The results show that there are significant and positive correlations between social support and well-being (in the dimension life satisfaction). The statistics analyzes show that the two parents groups have significant differences in welfare and partly on social support (satisfaction with support). Regarding subgroups of parents of children with SEN (cognitive and motor limitations and Autism Spectrum Disorders) we observed significant differences; parents of children with autism showed significantly higher values in social support (availability of support and satisfaction with support) and life satisfaction. The study highlights the predictive value of support in well-being (life satisfaction).
- Family and well-being: Contributions to an inclusive education.Publication . Felizardo, SaraProblem Statement This study aims to compare parent`s perceptions of children with and without Special Educational Needs (SEN), with regard to social support and parental well-being (life satisfaction). Research Questions: Are there significant differences between parent`s perceptions of children with and without special needs, in relation to social support and parental life satisfaction? Purpose of Study: Research on the well-being and quality of life as well as the influence of social support have come to assume a central role in the discourses and practices of professionals working with families of children with SEN, in order to develop intervention strategies directed to parental needs. Research Methods: This is a non-experimental and cross-correlated study with a non probabilistic convenience sample of 152 and 149 caregivers respectively parents of children with and without SEN. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the Municipality of Viseu. The gathering instruments were Social Support Questionnaire, Life Satisfaction Scale and a parental questionnaire. Findings: The statistical analysis reveals that the two groups of parents have significant differences in well-being and partly on social support (satisfaction with support). Regarding the subgroups of parents of children with SEN (cognitive, motor, autism disorders) we observed statistical differences: parents of children with autism showed significantly higher values in social support and satisfaction with life. Conclusions: The values of the well-being/ life satisfaction appear to be substantially linked to social support and to the family system problems. These results lead us to rethink the forms and formats of intervention in this area, particularly regarding the type of support to provide that should be according with the needs and resources of families.
- Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professoresPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaNa atualidade, a educação inclusiva assume uma centralidade no quadro dos discursos políticos e nos dispositivos legais, constituindo a agenda atual da comunidade educativa internacional. A escola inclusiva é conceptualizada como um espaço aberto, onde a diversidade social, educativa e cultural de cada aluno deve ser reconhecida e valorizada e, consequentemente, assumida no âmbito dos processos de ensino aprendizagem e na adoção de estratégicas pedagógicas diferenciadas. Convergentemente, a diversidade não pode ser concebida como um constrangimento, mas antes, uma oportunidade de inovação, potenciadora do desenvolvimento de todos os alunos e do próprio professor, que tem aqui um contexto propício ao aperfeiçoamento das suas competências pessoais e profissionais. No contexto nacional, temos vindo a assistir a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o nosso alvo de análise. O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial de escolas da região de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial da CIF.
- Inclusion, parental involvement and social support: a study on the perceptions of parents and teachersPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaProposal Information Research on the roles of social support in families of children with special educational needs has been argued that this construct influences directly and indirectly various aspects of parental functioning and family, including parental involvement in the educational process. This study aims to: i) conduct a comparative analysis of groups of parents of children with and without special needs, with regard to the variables of social support and parental involvement in school; ii) understand the relationships between the perspectives of parents and teachers (regular education and special education) about the involvement and participation of parents in school.
- Inclusion, parental stress and social support in families of children with Special Educational NeedsPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaThis study is part of a current line of research on the potential of social support in families of children with Special Educational Needs (SEN) and the link between social support and health outcomes and parental well-being (Dunst, Trivette & Jodry, 1997). In this context, social support can be defined as the set of resources provided to an individual or group, for members of their social network. Under the inclusive paradigm, the research aims: i) to compare groups of parents of children with and without special education needs, with regard to the variables social support and parental stress; ii) understand the relationships between stress and social support variables; iii) to analyze the predictive dimension of social support on parental stress. This is a non-experimental and cross-correlated study with a non probabilistic convenience sample of 301 parents or caregivers. Data were collected in groups of schools and institutions of support for disabled children on the district of Viseu. The gathering instruments were the Parental Stress Index (Adidin & Santos, 2003), the Social Support Questionnaire – short version (Pinheiro & Ferreira, 2001); Parental Questionnaire (sociodemographic, family and school data). Both groups of parents show significant differences in all total and partial evaluations of parental stress and partly on social support (satisfaction with support), but not in the availability of social networking, Regression analysis for parental stress enhances the predictive value of social support, behaviour problems and family problems. Conclusion: Social support arises as a variable that has significant relationships with parental stress, emerging with a strong predictive power. This line of research should be continued in order to analyze the role of social support as mediator variable of parental stress and well-being in families of children with special education needs.