ESEV - DCEN - Outros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Cortes na piza (ensino secundário) – caso multimédiaPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Paula; Menezes, LuísOs casos multimédia focam-se em aulas que se desenvolvem em torno de uma tarefa matemática, sendo ilustrados com segmentos de vídeo de diferentes fases das aulas, com resoluções escritas dos alunos e com comentários do próprio professor sobre essas aulas. Na construção do caso multimédia adotamos um modelo de quatro fases para a estrutura da aula, de acordo com um quadro elaborado para descrever as ações intencionais do professor em aulas exploratórias.
- Eleição para o delegado de turma (3.º ciclo) – caso multimédiaPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Paula; Menezes, LuísOs casos multimédia focam-se em aulas que se desenvolvem em torno de uma tarefa matemática, sendo ilustrados com segmentos de vídeo de diferentes fases das aulas, com resoluções escritas dos alunos e com comentários do próprio professor sobre essas aulas. Na construção do caso multimédia adotamos um modelo de quatro fases para a estrutura da aula, de acordo com um quadro elaborado para descrever as ações intencionais do professor em aulas exploratórias.
- Cubos com autocolantes (1.º ciclo) – caso multimédiaPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Paula; Menezes, LuísOs casos multimédia focam-se em aulas que se desenvolvem em torno de uma tarefa matemática, sendo ilustrados com segmentos de vídeo de diferentes fases das aulas, com resoluções escritas dos alunos e com comentários do próprio professor sobre essas aulas. Na construção do caso multimédia adotamos um modelo de quatro fases para a estrutura da aula, de acordo com um quadro elaborado para descrever as ações intencionais do professor em aulas exploratórias.
- Subidas e descidas dos combustíveis (2.º ciclo) – caso multimédiaPublication . Menezes, Luís; Oliveira, Hélia; Canavarro, PaulaOs casos multimédia focam-se em aulas que se desenvolvem em torno de uma tarefa matemática, sendo ilustrados com segmentos de vídeo de diferentes fases das aulas, com resoluções escritas dos alunos e com comentários do próprio professor sobre essas aulas. Na construção do caso multimédia adotamos um modelo de quatro fases para a estrutura da aula, de acordo com um quadro elaborado para descrever as ações intencionais do professor em aulas exploratórias.
- Penso, comunico, resolvoPublication . Menezes, Luís; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Rodrigues, Cátia; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Novo, SóniaEsta brochura destina-se a alunos do ensino básico (1.º a 9.º anos), tendo como objetivo fornecer informação sobre as capacidades transversais que o novo Programa de Matemática português (2007) veio destacar.
- Anãs Castanhas: Entre Estrelas e PlanetasPublication . Carvalheiro, Luis Carlos de OliveiraAs Anãs Castanhas são, actualmente, um dos campos de maior investigação em Astronomia e Astrofísica. Até há bem pouco tempo atrás, as Anãs Castanhas eram tidas como objectos míticos, vagabundos num terreno desconhecido algures entre Estrelas e Planetas. A sua massa era demasiado pequena para que pudessem ser estrelas, mas por outro lado, demasiado grande para que pudessem ser planetas. Assim, esperava-se que fossem ténues, na ordem de um milhar de vezes menos luminosas que o Sol, e relativamente frias, com temperaturas menores que 2500 graus Celsius. Devido à intrínseca fraca luminosidade e baixa temperatura, as Anãs Castanhas não foram descobertas até 1995. Contudo, e actualmente, o número está a crescer rapidamente, graças a pesquisas com telescópios equipados com detectores de infra-vermelhos bastante sensíveis. Estima-se, nos dias de hoje, que as Anãs Castanhas sejam aproximadamente tão numerosas como as estrelas "normais" nas galáxias. Este trabalho pretende ser uma investigação completa e detalhada sobre este tema fascinante.