Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Marques dos Santos, Paula Alexandra

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração
    Publication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
  • Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
    Publication . Coutinho, Emília; Oliveira, A.; Reis, C.; Oliveira, Isabel; Maltez, L.; Osório, S.; Parreira, V.; Nelas, Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Duarte, João
    Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
  • Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração
    Publication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as compe-tências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
  • O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal
    Publication . Balula, Ana; Vasconcelos, Sandra; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Pinto, Ana; Brunheta, Virgínia
    Decorrente da crescente valorização de profissionais qualificados, a formação superior em Secretariado tem vindo a adquirir um carácter mais transversal, procurando adaptar-se às exigências de um mercado em expansão. Assente nesta premissa, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a ser desafiadas a promover processos de ensino e de aprendizagem focados na prática, designadamente através da inclusão de estágios nos planos curriculares. Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a evolução das competências exigidas ao profissional da área de Secretariado em contexto de trabalho real, tendo em conta as áreas de formação base e objetivos individuais descritos nos planos de trabalho individuais, definidos pelos estudantes, orientadores internos e orientadores da entidade de acolhimento. Para tal, sua designação e uma unidade curricular de Estágio no seu plano de estudos, procedeu-se à recolha documental dos planos desenvolvidos entre 2012 e 2018, tendo os dados recolhidos sido tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Para além de mudanças ao nível do género e setor de atividade, os resultados reforçam a transversalidade e a transdisciplinaridade da área, sendo que as áreas de formação base com maior relevância estão ligadas à produção/gestão documental e da informação, às competências de comunicação e à utilização de aplicações de escritório.
  • Foreign languages communicative skills in Secretarial Studies
    Publication . Guedes, Anabela; Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra
    The aim of the foreign languages teaching is to enable students to further de-velop and use English language skills in general and specific contexts and this aim is always achieved through the practice of the four skills - reading, writing, listen-ing and speaking. As far as speaking skills are concerned, oral assessment and role-play situations are often used by English teachers to assess students’ skills. Students pursuing a degree in Secretarial Studies and Administrative Assistance at ESTGL and want to become successful administrative professionals must be aware of the importance of English in their future jobs and must be prepared to communicate in real contexts. This paper, using a descriptive humanistic-inter-pretative methodology, aims to acknowledge that role-play is one technique a language teacher can explore and to substantiate the Communicative Language Teaching approach used in the Bachelor of Secretarial Studies and Administrative Assistance. We concluded that it boosts students’ confidence and their personal interaction skills.
  • Designing and implementing an inclusive peer mentoring program in higher education
    Publication . Antunes, Sandra; Oliveira, Isabel; Guedes, Anabela; Marques dos Santos, Paula Alexandra