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Pacheco Figueiredo, Maria

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  • As potencialidades do photovoice enquanto metodología participativa na formação de Educadores Sociais
    Publication . Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança
    O estudo providencia informação sobre uma experiência do valor do photovoice enquanto metodologia pedagógica na licenciatura de Educação Social. 35 estudantes que frequentaram “Intervenção socioeducativa com crianças e jovens” analisaram temas relacionados com essas populações e 23 estudantes de “Intervenção socioeducativa com pessoas idosas” analisaram temas relacionados com envelhecimento. A análise do photovoice revelou que muitas das fotografias tinham um significado pessoal e demonstraram ter também impacto noutros alunos, denotando benefícios em criar diálogo na turma. Os estudantes enfatizaram que o uso do photovoice permitiu-lhes aumentar a consciência das potencialidades e fragilidades da sua comunidade e promover o diálogo crítico.
  • VIAS | ViseuInterAgeStories: o património como pretexto e contexto no desenvolvimento de práticas intergeracionais e de inclusão social
    Publication . Gomes, Cristina Azevedo; Rodrigues, Dalila; Araújo, Lia; Mendes, Cristiana; Figueiredo, Maria Pacheco
    Um contributo muito importante para a qualidade de vida numa idade mais avançada é a participação em atividades comunitárias e de interação social, que ganham expressão e intensidade quando se concretizam entre diferentes gerações. As práticas integeracionais permitem o reforço da solidariedade e a coesão social em crianças e idosos. O património de uma cidade, integrando locais de referência, memória e reminiscências de várias gerações de habitantes, afirma-se como contexto natural e facilitador de encontro intergeracional. Por outro lado, reconhecem-se e valorizam-se as oportunidades que a ubiquidade e transparência das tecnologias oferecem no sentido de alargar e expandir as formas de experienciar, viver e apropriar os espaços e ambientes urbanos. O projeto VIAS | ViseuInterAgeStories pretende desenvolver uma aplicação para dispositivos móveis, que desafie crianças e seniores a criar e partilhar histórias da sua cidade, promovendo práticas de interação colaborativa entre diferentes gerações, aprofundando o sentido de pertença à sua cidade. A partir de uma teia de locais de valor patrimonial, cultural e natural, do centro histórico da cidade de Viseu, as crianças e os seniores são convidadas, enquanto passeiam e interagem com esses locais, a construir as suas histórias sobre e nesses locais, através de uma app. A sobreposição de camadas multigeracionais, em formato multimédia, nesta teia de valor patrimonial, permite a construção colaborativa de significado e (re)significado dos lugares, afirmando um maior sentido identitário da cidade. Este trabalho apresenta e discute resultados de várias oficinas desenvolvidas no âmbito do projeto VIAS, em contextos não formais, com crianças, de idades entre os 8 e 12 anos, e com seniores, com mais de 65 anos de idade. Numa abordagem metodológica participativa, convocaram-se estes atores para explorar os locais do centro urbano de Viseu com maior significado para os próprios. A partir deste mapeamento foi possível começar a construir colaborativamente, e em interação entre gerações, narrativas sobre vários locais da cidade. As memórias e significados sobre o património desbloquearam práticas intergeracionais onde crianças e seniores se sentiram úteis, ensinando uns aos outros e aprendendo uns com os outros
  • Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa
    Publication . Jales Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria João
    El papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la creación de conocimiento que haga visible la matriz teórica en que se inscribe su praxis profesional (Berñe, 2014; Corrreia, Martins, Azevedo & Delgado, 2014). En el ámbito de las contribuciones de la Pedagogía Social, mientras el cuadro conceptual que fundamenta la praxis del Educador Social, evidenciamos la emergencia del abordaje dialógico cuyo foco está en apoyar la capacidad de empowerment de los sujetos posibilitando que estos se prevean nuevas formas visualizando otras posibilidades de futuro. La praxis socioeducativa se centra, así, en una ampliación de la visión de cambio que lleve al Educador Social a resignificar el espacio de diálogo como un contexto colaborativo, respondiendo a las exigencias de una era post-moderna. Se trata de potenciar recursos y potencialidades, en vez de incidir en los posibles déficits, alejándose de intervenciones asistencialistas para la capacitación del individuo. En una profesión orientada para la promoción de la autosuficiencia, solaz e inclusión de los clientes, como es el caso de la educación social, es fundamental que los procesos relativos a las prácticas reflejen y sean coherentes con las metas. En esta comunicación evidenciaremos que la respuesta más eficaz y renovada a los desafíos que se colocan, en el mundo contemporáneo, al trabajo social y a la praxis socioeducativa, es el abordaje dialógico (Garavan, 2013). Para el efecto, se identificarán los principios en que esta última se sostiene y sus potencialidades en la contribución para una comprensión distinguida de las prácticas. Presentaremos las implicaciones de ahí decurrentes, para la praxis del Educador Social, expresamente en el ámbito del recurso de la metodología participativa, en los procesos de capacitación y autonomizada de los sujetos. Nos enfocaremos para el efecto en la importancia de la metodología de investigación-acción participativa que es el photovoice como herramienta ilustrativa de una opción y recurso pedagógico asiente en los presupuestos del abordaje dialógica. El photovoice adopta el abordaje de Freire de la educación para una conciencia crítica, una vez que los participantes consideran su realidad histórica, institucional, social y política y promueve el desarrollo de diálogos que posibilitan que los significados producidos sean vistos como construcciones sociales que puedan ser vueltas a ver y negociadas. La enseñanza del photovoice en cursos de ámbito social, ya reportado por diversos autores (Mulder & Dull, 2014) permitió verificar que la explotación de ideas a través de esta herramienta pedagógica permite dar un significado personal a los contenidos más conceptuales promoviendo una mayor implicación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Las evidencias que presentaremos retratan la experiencia del recurso al photovoice, mientras la metodología de investigación-acción participativa, susceptible de ser usada como herramienta de intervención y/o instrumento de investigación (Wang, Morrel-Samuels, Hutchison, Bell & Pestronk, 2004). Su utilización fue promovida en la licenciatura en Educación Social, de nuestra institución de enseñanza superior, más concretamente en dos unidades curriculares, en dos años consecutivos, en las cuales, respetivamente cincuenta y siete estudiantes (2014) y ocho estudiantes (2015) participaron en la experiencia de uso de la metodología y en el estudio de su pertinencia, analizando temas relacionados con la infancia, juventud y envejecimiento (Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2015; Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2016). En ambos casos fueron proporcionadas orientaciones para la elaboración de proyectos individuales de photovoice siendo que los alumnos quitaron fotografías originales relacionadas con la temática a explorar. Después de un periodo de dos meses, en que los alumnos pudieron investigar conceptos y problemáticas, asociadas a las referidas unidades curriculares, cada uno tuvo oportunidad de discutir con los docentes la temática que pretendía abordar en su photovoice y posibles formas de la operacionalizar. Las fotografías quitadas por los estudiantes les permitieron reflejar sobre el asunto de forma individual y colectiva. El análisis del photovoice y de las reflexiones críticas, a través de procesos de categorización emergente, reveló que las fotografías tuvieron un significado personal evidenciando beneficios en promover el diálogo asiente en la implicancia y participación de los mismos en la recoja de información y reflexión dividida de las temáticas. Los resultados evidenciarán que esta herramienta faculta una forma de acceso a la información altamente productiva, pues, desafía el sujeto a comprometerse con la problemática, envolviéndose en el proceso de la recojida de información ampliando, de este modo, las posibilidades de diálogo informado en los aprendizajes a desarrollar. A través de los resultados evidenciados, mostraremos que este recurso pedagógico faculta y promueve la implementación de los principios del abordaje dialógico, en el cuadro conceptual de la Pedagogía Social.
  • Intergenerationality and sharing stories in inclusive and digital contexts
    Publication . Azevedo Gomes, Cristina; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, Sara; Figueiredo, Maria Pacheco; Araújo, Lia; Fidalgo, Susana
    Within the quality of life paradigm, intergenerational and digital activities emerge as a relevant approach to blur boundaries and enhance the participation and inclusion between generations. In this context, we have developed a study that is part of a broader line of research, including the VIAS – Viseu Inter-Age Stories project, whose aim is to promote inclusive and collaborative intergenerationality practices, to enhance support and sense of belonging to a community thereby promoting greater personal well-being. It is an exploratory study, designed to be collaborative and participatory between generations. In this first phase of the project, we present the results of an intergenerational workshop, in which 23 children and seniors participated, using two questionnaires and naturalistic observation. In short, the results of the observations reveal indicators of involvement in the intergenerational interactions; the central role of seniors at the beginning of the interactions and in telling stories about the city and personal memories; the use of technologies emerging as support for narratives. The written reports of the participants show an appreciation of intergenerational relational dynamics and processes of learning and sharing of knowledge between generations. These early results (and subsequent workshops) will allow a cross-generational collaborative mobile application to be designed.
  • Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem
    Publication . Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco
    O photovoice é uma técnica de investigação-ação participativa, que se insere na metodologia qualitativa, e através da qual as pessoas criam e discutem fotografias como um meio de desencadear mudanças pessoais e comunitárias (Wang et al., 1998). Apesar de o seu uso ser mais associado à área da intervenção social, são várias as experiências no ensino superior com recurso ao photovoice, as quais reportam benefícios significativos (e.g., Malka, 2020), registando-se um considerável aumento nos últimos tempos de pandemia, devido a ser uma metodologia facilmente desenvolvida a distância (Rania et al., 2021). Neste capítulo, apresentamos uma experiência do uso do photovoice com estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) no âmbito de duas unidades curriculares (uc) do curso de licenciatura em Educação Social, que se iniciou no ano letivo 2014/15 e se mantém até ao presente. Procura-se que a partilha dos princípios, procedimentos e resultados desta experiência, incluindo a opinião de antigos/as estudantes que participaram na mesma, possa inspirar outros/as colegas.
  • Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
    Publication . Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Maria João; Jales Ribeiro, Esperança
    O photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que permite a partilha de conceções e experiências vividas através de fotografias com o propósito de melhorar aspetos das comunidades em que é desenvolvido. O seu uso tem sido privilegiado em comunidades marginalizadas ou em desvantagem. É uma das metodologias apresentadas na formação de Educadores Sociais da Escola Superior de Educação de Viseu, dada a sua difusão quer como ferramenta de intervenção quer como instrumento de investigação. Durante a formação destes profissionais, é importante criar situações e usar metodologias em que os estudantes possam considerar a sua própria atuação e refletir criticamente sobre crenças fundamentais relacionadas com a realidade e com os contextos de intervenção. Várias experiências internacionais e nacionais têm revelado vantagens importantes da utilização pedagógica do photovoice no ensino superior. Este estudo procurou caraterizar as perspetivas de estudantes do 3.º ano da licenciatura no final do seu curso sobre a metodologia enquanto estratégia de intervenção socioeducativa, no que diz respeito à experiência de utilização da metodologia num trabalho realizado no âmbito das unidades curriculares de Intervenção socioeducativa com crianças e jovens e Intervenção socioeducativa com pessoas idosas, e às possibilidades de utilização da metodologia no futuro profissional. Ambos os conjuntos de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo que demonstrou que os participantes consideram vantagens significativas na utilização da metodologia quer como estratégia formativa quer como estratégia de intervenção profissional.