Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- A procissão dos livros: Performance de leitura ritualizadaPublication . Almeida, Lina; souto e melo, ana luísa; Balula, João PauloA leitura é, cada vez mais, uma atividade imprescindível para ajudar a compreender o mundo que nos rodeia, altamente potenciadora do progresso social, tendo assumido, muitas vezes, ao longo dos tempos, um estatuto de ritual. A associação da leitura ao ritual, enquanto pensamento em ação, quando mobilizada para a criação de espaços e contextos artísticos, encontra na Performance uma manifestação que atualiza, a partir das necessidades individuais e coletivas, o universo de experiências dos participantes, através da manipulação do corpo e de elementos simbólicos. Assim, no âmbito de um Mestrado em Animação Artística, foi desenvolvido o projeto “A Procissão dos livros” com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos urbanos, envolvendo a comunidade, capazes de promover a consciencialização da importância da leitura a partir de um processo reflexivo de manifestação cultural comunitária. Neste trabalho, pretendemos apresentar o projeto e partilhar a reflexão desenvolvida na sua implementação. A Performance “Procissão dos livros”, inspirada no ritual, percorreu as ruas de uma cidade, culminando numa Instalação (“Iluminados por um livro”), patente, primeiro, na Biblioteca Municipal e, depois, no átrio principal de uma instituição de Ensino Superior. Esta apropriação do ritual, da Performance e da Instalação para a promoção da leitura interpelou, ao longo de vários meses, um público diversificado, permitindo-lhe uma forma diferente de fruir a arte, ao mesmo tempo que o convidava a refletir sobre a importância da leitura e da partilha do espaço e do tempo em que performer e público são cúmplices e construtores de comunidade. ABSTACT The procession of books: reading performance ritualized Reading is an essential activity to help us to understand the world around us, highly potentiating social progress, having taken many times over the years, though owner of a ritual status. The association of reading to ritual, while thinking in action, when mobilized for the creation of spaces and artistic contexts, is a performance manifestation in updating. From the individual to collective needs, the experiences of the participants are universal as they manipulate the body and symbolic elements. Thus, under a Master of Arts Recreation, it was developed the project “The Procession of the books” in order to create spaces and urban artistic contexts, involving the community, able to promote awareness of the importance of reading from a reflective process of community cultural event. In this work, we intend to present the project and share the reflection developed in its implementation. The performance “Procession of the books”, inspired by the ritual, ran through the streets of a city, culminating in an installation (“Enlightened by a book”), patent, first, in the Municipal Library, and then in the main lobby of an education institution. Over several months, this appropriation of ritual, performance and installation for the promotion of reading questioned a diverse audience, allowing them a different way to enjoy art, while inviting people to reflect on the importance of reading and sharing space and time, performer and audience, as community partners and builders.
- Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on EducationPublication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
- Iluminados pelos Livros – Promoção da Leitura através da Animação ArtísticaPublication . Balula, João Paulo; Almeida, Lina; Souto E Melo, Ana LuísaA leitura é uma atividade crítica para o desenvolvimento e para o progresso social. Esta atividade é imprescindível para compreender e interpretar o mundo que nos rodeia. Apesar da diversidade, cada vez maior, dos suportes para a leitura, justifica-se, ainda hoje, realçar a centralidade do livro, que se mantém, na cultura ocidental, há vários séculos. O póster “Iluminados pelos livros” resulta da reflexão, e pretende fazer refletir, sobre a promoção do livro e da leitura através da animação artística. Assim, destaca-se o impacto de uma instalação, parte do projeto “Procissão dos Livros”, implementado no âmbito do Mestrado em Animação Artística, na Escola Superior de Educação de Viseu, como apogeu de uma performance artística que percorreu as ruas da cidade, entre o parque Aquilino Ribeiro e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Esta instalação voltou a ser apresentada ao público, num segundo momento, como forma de celebrar o dia mundial do livro (23 de abril de 2014). Adereços da “procissão”, manequins, livros e lâmpadas, tendo o ritual como mote inspirador, provocaram milhares de utilizadores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, uma instituição direcionada para a formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais do desporto, da educação, da comunicação e das artes, num átrio coberto por um lanço de escadas suspensas e ladeado por três painéis que integravam texto e imagem. A forma como, no projeto, houve a apropriação do ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu-lhe uma forma diferente de fruir uma manifestação artística, ao mesmo tempo que era interpelado para a leitura.
- Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a EducaçãoPublication . Silva, Ana Isabel; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rocha, João; Menezes, Luís; Figueiredo, Maria; Felizardo, SaraA Escola Superior de Educação de Viseu realiza, entre 25 e 27 de novembro de 2021, o 9.º Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on Education. Este congresso internacional centra-se nas problemáticas da educação, incidindo nas práticas de investigação e nas práticas em diferentes cenários educativos. Esta edição procura olhar sobre a educação para a cidadania, renovando a participação de diferentes atores e convidando a diálogos inclusivos num exercício de participação e cidadania. O congresso inclui duas conferências plenárias, vários painéis e três espaços abertos à submissão de trabalhos no campo da educação, na forma de pósteres e de comunicações orais. Este livro de resumos procura descrever, em traços largos, os três dias da 9.ª edição do Congresso Olhares sobre a Educação/2nd International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a diversidade de perspetivas sobre muitas das questões educativas mais atuais.