Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perceções sobre a produção e comercialização de insetos comestíveis e seu papel no desenvolvimento em comunidades rurais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2024_09_Viseu_XCIA_Ata_EI Rural Develop.pdf520.41 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os insetos comestíveis (IC) têm vindo a ser promovidos a nível global como uma forma de diversificar a ingestão de alimentos ricos em proteína de origem animal, devido às suas vantagens em termos de sustentabilidade e impacto ambiental. Porém, a sua criação e comercialização, pode também ser vista como uma forma de promover a sustentabilidade económica de famílias e comunidades rurais. Assim, este trabalho teve por objetivo focar-se nos aspetos económicos e socais associados aos IC. Para tal foi realizada uma investigação por questionário, a participantes residentes em Portugal, através de resposta on-line, numa amostra constituída por 527 participantes. Os resultados mostraram que os participantes reconhecem que os IC podem contribuir para aumentar o rendimento de famílias mais vulneráveis, que em alguns países a criação de insetos está a tornar-se um fator chave na luta contra a pobreza rural, mas também que o rendimento gerado pelos insetos pode ser afetado pelas flutuações de preço do mercado e disponibilidade. Por outro lado, a maioria dos Portugueses desconhece que já podem ser encontrados à venda em supermercados nacionais produtos contendo insetos comestíveis. Em conclusão, este trabalho mostrou algumas perceções e tendências que podem ser úteis para levar criadores Portugueses a investir nesta área.

Description

Keywords

Consumo de insetos rendimento económico investigação por questionário

Citation

Guiné R, Florença S, Costa C, Correia P, Cruz-Lopes L, Esteves B. (2024) Perceções sobre a produção e comercialização de insetos comestíveis e seu papel no desenvolvimento em comunidades rurais, in Livro de atas do XCIA – X Congresso Internacional de Agroecologia, Viseu, pp. 1190-1194.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue