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- Perspetivas de evolução para plataformas de código aberto na conceção e partilha de conteúdos para e-learningPublication . José P. LousadoO ensino e a formação a distância, assenta no princípio da separação física de aluno/formando e formador. Sendo uma modalidade de formação que facilmente se adapta às inovações tecnológicas, tira partido de novas formas de comunicação, síncrona a assíncrona, pelo que o ensino e formação a distância assume na sua nova vertente, o e-learning, a garantia de que esta não é uma modalidade complementar de ensino e de aprendizagem, mas sim uma forte alternativa ao ensino e formação tradicional. Assente na Internet e nos serviços associados a esta tecnologia o e-learning, permite que sejam criados ambientes artificiais, virtuais, que facilmente se identificam com uma sala de aula, permitindo a interação entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos terão obrigatoriamente de sofrer alterações quer no formato, quer no meio de comunicação. Os professores e formadores terão forçosamente de se adaptar às inovações tecnológicas que dia para dia vão emergindo no campo educacional, pelo que são necessárias ferramentas auxiliares, para a tarefa de criação de conteúdos, bem como a sua publicação e disponibilização on-line. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar um conjunto de ferramentas modernas que são maioritariamente de código aberto e de utilização livre, que podem suportar o e-learning em todas as fases do processo, desde a modelação e produção dos conteúdos, até à sua disponibilização, em ambiente de formação virtual. São abordadas aplicações que podem ser utilizadas em diferentes contextos de ensino aprendizagem, assim como as plataformas que as poderão utilizar, nomeadamente dispositivos móveis, caminhando no sentido do m-learning, como evolução natural do e-learning.
- Exploiting Codon-Triplets Association for Genome Primary Structure AnalysisPublication . Lousado, José; Oliveira, José; Moura, Gabriela; Santos, ManuelAbstract— The way evolution shapes the arrangement of synonymous codons within open reading frames (ORF) for fine tuning mRNA decoding efficiency is not yet understood. Since the ribosome has 3 tRNA binding sites, the context of triplets should be relevant to decoding fidelity and efficiency. We have developed a software application for large-scale analysis of codon-triplet associations to shed new light into this problem. The developed algorithms identify codon-triplets context biases, allowing for large scale comparative codon-triplet analysis and for identification of alterations to the standard genetic code.
- ICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityICT challenges to elderly support – profile and needs diagnosis of non-institutionalized elderly, in Lamego municipalityPublication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Lousado, JoséO presente artigo pretende apresentar um estudo acerca da importância da adaptação dos serviços sociais atuais ao perfil, preferências e necessidades efetivas do indivíduo idoso, desenvolvendo soluções adaptadas, com o apoio das TIC. Como objetivos, foram definidos os seguintes: Identificar os desafios do idadismo; Perceber a importância da adaptação dos serviços disponibilizados pelas organizações sociais aos indivíduos idosos; Apresentar o perfil do idoso não institucionalizado, no concelho de Lamego; Apresentar proposta de intervenção, de acordo com o perfil definido. Em termos metodológicos, na dimensão empírica da investigação, de natureza essencialmente descritiva, construiu-se um formulário, submetido a pré-teste, que veio a servir de base a uma entrevista estruturada, administrada presencialmente a 33 idosos do concelho de Lamego, selecionados segundo os princípios de uma amostra por conveniência. Os dados colhidos foram submetidos a tratamento no software SPSS, versão 25.0, fazendo uso de medidas da estatística descritiva, selecionadas para responder aos objetivos propostos. O presente estudo apresenta o perfil do idoso não institucionalizado, do concelho de Lamego, bem como a proposta de serviços sociais adaptados às necessidades e aos gostos identificados, com o desenho de sistemas tecnológicos de monitorização e de apoio às atividades quotidianas desses indivíduos.
- Audio folios management system for foreign language learningPublication . Lousado, José; Oliveira, Isabel; Costa, Carlos M.; Roberto, Maria T.Teaching and learning using technology has, for some years, been the focus of various researchers. From vocational schools, through basic education to higher education, the use of teaching aids based on information technologies is now a common practice. Today, more than making large computing solutions to support the activities of e-learning, it is important to focus on software specific solutions whose cost of production/implementation has a quick return. In this context the need emerged to move forward with a system to support teaching and learning of foreign languages to facilitate communication between teachers and students. It is on this issue that we present a proposal to develop a computing solution that enables students to develop the skills of reading and speaking foreign languages within the classroom context or outside the classroom. In this specific case we address the English language. We also present a working prototype, which is available as freeware for the educational and the scientific community and can be used without restriction. Experimentally, tests were made with 20 volunteer students from ESTGL. They used the prototype, in order to validate the usability tests. Finally, we present some results that show the progression of learning in those students who used the system
- Large scale comparative genomics of codon contextPublication . Lousado, José; Moura, Gabriela; Pinheiro, Miguel; Oliveira, José; Santos, ManuelThe efficiency of protein synthesis is highly dependent on codon usage and codon context. Indeed, the choice of particular synonymous codons is constrained by neighbour codons (codon context) to optimize mRNA decoding speed and accuracy. This is related to spatial (steric) effects created by the need to accommodate 3 tRNAs in the ribosome A-, P- and E-sites. Since these tRNAs interact with each other, with their cognate codons and with various structural domains of rRNAs, the structure of the 6 nucleotide RNA helix formed by the anticodon-codon interactions is strongly int1uenced by the type of codons and tRNAs present in the ribosome decoding centre. To ensure proper tRNA selection and correct codon decoding the rRNA monitors the structure of the codon-anticodon RNA helix. We hypothesized that large scale comparative analysis of 3 consecutive codons, corresponding to the ribosome A-, P- and E-sites codons, would unveil novel codon biases and "bad" codon combinations that are error prone. For this, we have built a software package that counts codon triplets in complete assemblies of open reading frames (ORFeomes) and used the ORFeome sequences of 12 fungal species, including Aspergillus fumigatus, Saccharomyces cerevisiae, and Candida albicans to validate our working hypothesis. We have used data mining methodologies to explore this large dataset of 220,000 combinations of 3 consecutive codons, and extracted the most biased contexts. The data showed that three-codon contexts are species-specific, although major context rules could also be found. Interestingly, biases introduced at DNA replication and transcription levels, namely trinucleotide repeats, play an important role in the evolution of ORFeomes. Candida albicans revealed unique features and very strong context biases. For example, codon triplet biases is much stronger in C. albicans than in other species and it has a very high number of consecutive codon repeats, which comprise up to 6% of the total ORFeome
- A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de BolonhaPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, JoséO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.
- Abstract proceedings of International conference on tourism and social support technologies – innovation and local developmentPublication . Lousado, José; Guedes, Anabela; Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
- GeneSplit - Uma Aplicação para o Estudo de Associações de Codões e de Aminoácidos em ORFeomasPublication . Lousado, José; Oliveira, José; Moura, Gabriela; Santos, ManuelA descodificação de genomas, em particular do genoma humano, constituiu um marco cientifico extremamente importante nas últimas décadas e veio abrir caminho a novas áreas de investigação como a genómica e a proteómica. Espera-se que os avanços de conhecimento introduzidos por estas áreas tragam novas perspectivas sobre a forma como são diagnosticadas e tratadas muitas das doenças actuais, nomeadamente as que têm uma associação clara com disfunções ao nível do genotipo. Neste artigo, apresentamos uma aplicação computacional que permite estudar associações anormais de codões em orfeomas, i.e. em sequências responsáveis pela construção de proteínas. Os resultados biológicos já obtidos mostram claramente a utilidade prática do software desenvolvido, que é disponibilizado de uma forma pública para a comunidade científica