ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Antunes, Joaquim Gonçalves"
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- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- Fruut – Perfil Geral do Cliente ParticularPublication . Costa, António Paulo Correia; Antunes, Joaquim GonçalvesNo âmbito do segundo ciclo de estudos do ensino superior português de Mestrado de Marketing, o relatório aqui evidenciado tem como grande finalidade descrever as inúmeras tarefas desenvolvidas no estágio final de mestrado concretizado na empresa Frueat - Fruut, com a duração de 26 semanas (entre 2 de novembro de 2020 a 2 de maio de 2021). O presente relatório aqui enunciado descreve a adoção das mais distintas técnicas de marketing desde a comunicação, tanto offline como online da marca estabelecida pela empresa, como o reforço e o seu posterior aprofundamento de canais de distribuição emergentes. A grande ênfase deste estágio e aquele que ocupou uma maior porção do tempo, residiu na concretização e implementação de um projeto de caixas de subscrição para a Fruut. Todos os dados obtidos a partir destas três grandes tarefas que formam o estágio no seu todo (reforço da comunicação, aprofundamento de canais de distribuição emergentes e caixas de subscrição) foram previamente estudadas, analisadas com base em diretrizes da empresa e, em consequência disso, estes documentos de análise e investigação minuciosa tinham como principal alvo potenciais clientes e concorrentes que aos olhos da empresa interessavam para a implementação e concretização das tarefas já aqui mencionadas no decorrer deste parágrafo. Note-se que, o não alcance das metas e dos fins previamente definidos e avaliados por parte da empresa não refletem a não concretização dos objetivos. O que se terá de fazer é proceder a uma revisão do que foi feito e proceder-se a uma reavaliação de todo o trabalho de forma a colmatar os desvios verificados. No caso menos positivo reitera-se que, os desvios, embora residuais, são, de facto, positivos para a empresa. No caso mais favorável, com o avançar dos projetos definidos para o estágio, continuar-se-á para o próximo passo das tarefas como forma, numa fase final, de implementação efetiva dos projetos/ tarefas definidas para este estágio. Finalmente, no que toca à estruturação do relatório de estágio final de mestrado, numa primeira instância, irá ser feita uma introdução de enquadramento onde se explicita a temática do estágio e a sua pertinência pessoal, social, científica e profissional, entre outros temas; num primeiro capítulo, a descrição detalhada da instituição acolhedora; num segundo capítulo, uma análise, diagnóstico e estratégia da instituição acolhedora; num terceiro capítulo, uma fundamentação teórico-metodológica do relatório proposto; no quarto capítulo a descrição das atividades desenvolvidas no estágio e as apreciações conclusivas.
- Gestão do Marketing nas Termas da AlcafachePublication . Pinto, João Manuel Farias; Antunes, Joaquim GonçalvesNo âmbito do 2º ano de Mestrado em Marketing, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado um estágio nas Termas de Alcafache. Este estágio teve início a 9 de janeiro de 2023 e terminou a 9 de julho de 2023, com uma duração de seis meses. O estágio realizado teve como objetivo a criação de soluções de marketing para as Termas de Alcafache abordando as várias áreas de ação do marketing, desde a gestão das redes sociais com a visão de desenvolver uma maior presença nestes meios, manutenção do website com atualizações das várias ferramentas até à criação de conteúdos e monitorização de campanhas publicitárias nos vários meios físicos e digitais disponíveis. O presente relatório aborda a visão global em que as Termas de Alcafache estão inseridas bem como toda a sua rica história, todo o panorama geral do termalismo na sua base histórica, bem como em Portugal e no mundo, possuindo sempre a conexão com o marketing e todas as atividades desenvolvidas nestes seis meses de estágio curricular.
- Gestão e operacionalização de estratégias de Marketing da Biosphere PortugalPublication . Pereira, Filipa da Rocha; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o meu estágio curricular na Biosphere Portugal, uma empresa dedicada à consultoria em sustentabilidade e turismo. O estágio teve como principais objetivos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica, desenvolver competências práticas na área de marketing e contribuir para as iniciativas de comunicação da empresa. A revisão da literatura aborda a evolução do marketing, com ênfase na transição do marketing tradicional para o marketing digital, e explora a importância das redes sociais no contexto atual. Posteriormente, é apresentada a Biosphere Portugal, detalhando a sua estrutura organizacional, metodologias de trabalho e dinâmicas internas. Durante o estágio, participei em várias atividades, destacando-se a criação de conteúdo, apoio na organização de eventos, elaboração de bases de dados, manuais de software, elaboração de newsletters bimensais e campanhas de e-mail marketing. As metodologias aplicadas incluíram a pesquisa de mercado, análise de dados e monitorização digital, utilizando ferramentas como Google Analytics e redes sociais (META). Esta experiência proporcionou um desenvolvimento significativo das minhas competências em marketing digital, gestão de conteúdos e comunicação, além de uma aprendizagem aprofundada das estratégias de sustentabilidade no setor turístico. As principais conclusões indicam que o estágio na Biosphere Portugal foi fundamental para o meu crescimento profissional, permitindo-me contribuir de forma ativa para as ações de marketing da empresa e adquirir uma visão prática das suas operações. A colaboração com diferentes departamentos e a participação em projetos estratégicos destacaram a importância de uma comunicação interna eficaz e da integração de práticas sustentáveis nas estratégias de marketing.
- O marketing no desempenho de uma empresa: ações e campanhasPublication . Figueiredo, Daniela Francisca; Antunes, Joaquim GonçalvesO marketing está presente em todo o tipo de negócio ou empresa. Nos dias de hoje é uma ferramenta importantíssima para levar mais além um produto, serviço ou marca. O presente relatório é o resultado final do estágio curricular exercido em funções de assistente de marketing no Grupo Visabeira, colocando em prática os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo do meu percurso académico na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu no mestrado de marketing. No decorrer do estágio, o planeamento de ações e campanhas de unidades do Grupo Visabeira foram o ponto fulcral para o desenvolvimento deste trabalho final. O processo por detrás da criação de uma campanha é algo complexo e com fases a serem respeitadas, é neste trabalho que também apresento as mesmas, até ao resultado final de uma campanha/ação.
- Pesquisa de Mercado na Área de Jornalismo: O caso do Jornal do CentroPublication . Marques, Mariana Henriques Carvalho; Antunes, Joaquim Gonçalves; Cotta, JoãoO relatório que se segue tem como objeto apresentar as atividades realizadas durante o estágio curricular no Jornal do Centro em Viseu, como o fim de obter o grau de Mestre em Marketing no Instituto Politécnico de Viseu-Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O principal objetivo deste estágio foi a realização de uma pesquisa de mercado para os diversos serviços do Jornal Do Centro (Rádio, Jornal, TV) do ponto de vista do consumidor e do tecido empresarial (patrocinadores). Esta pesquisa enquadrou-se num contexto de compreender o posicionamento da empresa relativamente ao público viseense, assim como perceber os pontos fortes e fracos da mesma, de forma a poder criar uma estratégia para cativar mais o público a consumir os conteúdos da empresa. O processo desta pesquisa passou por um inquérito interno dentro da empresa sobre as fraquezas da mesma e os motivos pela qual esta não vende mais ou tem pouco conhecimento a nível comercial. A segunda fase envolveu a realização de um inquérito de forma a determinar se as suposições estavam corretas. Após a análise dos resultados foi possível perceber como a marca se posiciona no público viseense, o conhecimento das marcas associadas ao Jornal do Centro e problemas relacionados com a plataforma digital. Após a modificação de alguns fatores negativos na empresa foi realizado um novo inquérito para compreender o impacto das mudanças pelos inquiridos.
- Planeamento estratégico no desenvolvimento de uma marca online. O caso da Silvamathias wines da empresa VolupioPublication . Martins, Ana Margarida Lages; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e sugeridas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Volupio – estratégias de comunicação Lda., integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de seis meses e decorreu numa empresa de comunicação e marketing que desenvolveu a marca de vinhos “Silvamathias wines”, sendo que as funções desempenhadas durante o estágio se concentraram sobretudo no desenvolvimento digital desta marca no setor dos vinhos, executando a criação, desenvolvimento e planeamento de conteúdo através de fotografias, vídeos e stop motions. Da mesma forma foram sugeridas alterações de modo a implementar novas atividades e impulsionar o crescimento da marca. O relatório divide-se em cinco pontos, nomeadamente, uma apresentação e caracterização da empresa onde o estágio foi realizado e uma análise detalhada à marca, tendo em conta o seu planeamento estratégico, bem como uma contextualização no seu mercado. De seguida, um enquadramento teórico do setor envolvente, dos processos intrínsecos e extrínsecos da criação de uma marca de vinhos, marketing no setor vitivinícola e extensões deste, ou seja, dar continuidade com a importância do marketing digital, criação de conteúdo e de marketing relacional neste setor. Uma vez efetuado o contexto do estágio, é descrito em pormenor as atividades desenvolvidas, bem como atividades que foram sugeridas. Na parte final do relatório encontra-se uma breve reflexão e apreciação crítica do período de estágio, mencionando pontos negativos e positivos desta experiência, assim como competências adquiridas.