ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGV - DG - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Ferreira, Bruno Emanuel Morgado"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Digitalização de Pequenas e Médias Empresas: Planeamento e Aplicação de Marketing DigitalPublication . Sousa, António Francisco Baptista de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente relatório é o culminar de 9 meses de estágio curricular na empresa Miúdos Frenéticos, expondo as várias estratégias de Marketing aplicadas nos diferentes projetos, negócios e serviços da empresa, utilizando os conhecimentos e competências que adquiri ao longo do percurso académico na licenciatura e mestrado em Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. O objetivo para a realização do estágio foi a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mestrado em diferentes dimensões do marketing tais como, o marketing digital, o marketing de conteúdo e o marketing tradicional aplicando uma variedade de estratégias em diferentes setores, tais como a restauração e retalho, setores esses em que a empresa Miúdos Frenéticos atua. Ao longo deste relatório será apresentado um enquadramento teórico incidindo na fundamentação das estratégias utilizadas, essas que por sua vez serão enunciadas e explicadas nos respetivos setores em que foram aplicadas durante o estágio. Na parte final do relatório é apresentada uma apreciação crítica ao estágio, expondo tanto os pontos positivos como negativos complementando com sugestões a implementar de modo a potencializar os diferentes negócios e projetos da empresa.
- Marketing digital aplicado em B2B no caso da PICadvancedPublication . Teixeira, João Miguel Afonso; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoCom a revolução tecnológica instalada no nosso quotidiano e o consequente aumento do consumo de dados digitais que permitem a prestação de serviços, surgiu a necessidade de igual crescente acompanhamento das plataformas digitais. Com a exigência da adaptação da camada empresarial a este período, o investimento na área do marketing digital é notado como crucial, sendo os principais consumidores mais informados e atentos, tornando assim o mercado cada vez mais exigente e complexo. Neste relatório serão abordados temas do marketing digital considerados relevantes, cruzando vertentes como a integração de palavras-chave no perfil da organização, incorporação do Google Ads para aumentar as visualizações do website, realização de publicações sobre os produtos e serviços disponíveis, assim como a utilização do e-mail marketing com o objetivo de aumentar o engagement da PICadvanced – organização empresarial B2B no sector de telecomunicações onde foi realizado este estágio – com a comunidade envolvente. Através deste estudo e das implementações práticas executadas durante o período de estágio, tornou-se evidente a importância do marketing digital nas organizações, bem como foram demonstradas as vantagens que o investimento nesta área pode beneficiar as mesmas economicamente e financeiramente – no que se refere a conversões em vendas, como na notoriedade da própria marca – através do reconhecimento da comunidade regional e nacional.
- The tops of the trees: Digital MarketingPublication . Fernandes, Hugo Emanuel da Cruz; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente estágio teve como principal objetivo o desenvolvimento do branding, um conceito fundamental para a criação e manutenção da identidade de uma marca no mercado. CasalMadeiras é uma empresa dedicada à comercialização de madeiras e derivados, com uma forte presença no setor devido à sua longa trajetória e compromisso com a qualidade dos seus produtos. Durante este período, foram realizadas diversas atividades que permitiram compreender a importância do branding na estratégia empresarial. Inicialmente, foi feita uma análise detalhada da marca CasalMadeiras, avaliando a sua identidade visual, posicionamento no mercado e a perceção dos clientes. Esta análise incluiu o estudo dos elementos visuais da marca, como o logótipo, cores, tipografia e materiais promocionais, assim como a comunicação nas redes sociais e no website oficial. Todo este plano visou aumentar a coerência e reconhecimento da marca CasalMadeiras no mercado, através de uma comunicação mais eficaz e estratégica. Foram sugeridas melhorias no design do logótipo para torná-lo mais moderno e apelativo, mantendo a essência e tradição da empresa. Estas experiências práticas foram fundamentais para perceber como o branding integra-se nas operações diárias da empresa e a sua influência nas decisões comerciais. Uma parte significativa do estágio foi dedicada ao estudo de casos de sucesso de outras empresas do setor madeireiro, para identificar boas práticas e tendências que pudessem ser adaptadas à realidade de CasalMadeiras. Este benchmarking permitiu compreender a importância da inovação e da adaptação às mudanças do mercado, assim como a necessidade de uma marca forte e consistente para enfrentar a concorrência. O presente estágio proporcionou uma experiência valiosa em branding, destacando a importância de uma identidade de marca bem definida e coerente para o sucesso empresarial. As atividades desenvolvidas contribuíram para a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos, preparando para futuras oportunidades profissionais na área do marketing e branding.