ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Antunes, Joaquim"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para uma estratégia de marketing territorial para a região de Moimenta da BeiraPublication . Monteiro, Alexandre Emanuel Pereira; Antunes, Joaquim; Matias, Ana MafaldaNum contexto de urbanização, de acesa competitividade e desertificação do interior, assiste-se cada vez mais a cenários de concorrência entre territórios pela captação de recursos, investimentos, negócios e até visitantes e turistas, capazes de gerar dinâmicas positivas no território, palco deste movimento. Algumas projeções indiciam que o interior de Portugal terá, em 2040, cerca de um terço da população atual e, se a tendência de declínio demográfico se mantiver, em 90 anos o interior perderá 75 por cento da população. Neste contexto, o presente estudo tem por finalidade alertar os decisores políticos para o desenvolvimento de estratégias que possam atrair pessoas para o interior do país e estancar a sua desertificação. Para o efeito, o projeto que se apresenta vai procurar definir uma estratégia de marketing territorial para o concelho de Moimenta da Beira, tendo por base os seus produtos endógenos, como a maçã, o vinho, o mel, os enchidos, os granitos, o património religioso e cultural e, por fim, o património natural, como a Albufeira do Vilar e a Serra da Nave. Para a realização do referido estudo, foi seguida uma metodologia que teve por base uma revisão de literatura na área do marketing territorial, a análise de dados secundários e a realização de entrevistas aos principais Stakeholders da região. Os resultados deste estudo permitirão definir orientações para reforçar a atratividade e competitividade da oferta territorial junto dos segmentos alvo, ou seja, dos atuais e potenciais utilizadores do território.
- CzRM e a interação digital na administração pública local : estudo de casoMunicípio de ViseuPublication . Correia, Lucília Isabel Gonçalves; Antunes, JoaquimAtualmente as Organizações Públicas Locais têm sido alvejadas por velozes mudanças de paradigma focalizando-se na inovação, desburocratização, simplificação e informação em função das necessidades e preferências dos cidadãos/munícipes. Neste contexto, tem-se refletido em transformações profundas no que refere à integração de novos recursos, procedimentos, processos e métodos de trabalho. As novas tecnologias, a gestão de relacionamento e a interação online, têm contribuído ativamente, para esta expetativa centrando-se numa prestação de serviços de qualidade. É importante salientar que o CzRM deve ser visto como uma filosofia orientadora definida pela administração, que visa criar, desenvolver e aprimorar o relacionamento com os munícipes, e não deverá ser visto apenas como uma simples ferramenta ou software de tecnologias de informação. A presente investigação reflete um estudo de caso integrado numa organização pública local. O Citizen Relationship Management (CzRM) ganha notoriedade quanto às suas potencialidades, permitindo assegurar a modernização autárquica bem como os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os seus munícipes. Comtempla duas fases, numa primeira fase a revisão da literatura, onde foram abordados e selecionados conceitos teóricos significativos, servindo de base ao estudo empírico. Numa segunda fase a respetiva concretização através de um estudo de caso no Município de Viseu, tendo como objetivo principal “Analisar como o Município de Viseu utiliza as funcionalidades do CzRM de forma a potenciar os níveis de satisfação, eficiência, inovação e proximidade dos munícipes”. Neste contexto, foram realizadas entrevistas aos administradores e coordenadores do município e analisados 233 inquéritos de munícipes. Concluindo, que as potencialidades do CzRM sendo devidamente trabalhadas transformar-se-ão numa rede de valor para a prestação de serviços, assegurando os níveis de satisfação e interação desejados e expectáveis pelos munícipes. Os resultados apresentados poderão servir de base orientadora à implementação do sistema de CzRM no Município de Viseu e noutros Municípios, com o intuito assegurar a modernização autárquica bem como os níveis desejados de satisfação, eficiência, inovação e proximidade com os cidadãos/munícipes.
- O marketing em organizações sem fins lucrativos: estudo da satisfação do utilizador e orientações estratégicas para a elaboração de um plano de marketing para a biblioteca municipal de LamegoPublication . Gouveia, Miguel Fernando Fonseca Marques; Antunes, JoaquimO presente projeto de investigação tem como intuito estabelecer orientações estratégicas para a elaboração de um Plano de Marketing numa Organização sem fins lucrativos, mais concretamente nas Bibliotecas Públicas. A Biblioteca Pública Municipal de Lamego foi o espaço selecionado para o efeito. Neste sentido, foi realizado um estudo através da aplicação de um inquérito que permitiu perceber a satisfação dos utilizadores no que concerne aos serviços prestados pela Biblioteca Pública Municipal de Lamego. Tendo em conta os resultados provenientes da análise, elencaram-se algumas orientações estratégicas para a elaboração de um Plano de Marketing para a Biblioteca Pública Municipal de Lamego.
- Marketing relacional e as redes sociais em unidades hoteleiras : um estudo na região autónoma da MadeiraPublication . Santos, Ascensão Magda Gomes; Morais, Nídia Salomé; Antunes, JoaquimO principal objetivo desta investigação passou por perceber a importância que o marketing relacional e as redes sociais possuem no setor da hotelaria da Região Autónoma da Madeira. Para isso, realizou-se uma investigação e uma abordagem teórica sobre o tema marketing relacional, de forma a compreender os principais pontos desta técnica, como a satisfação, fidelização e as relações de qualidade, seguida de uma abordagem teórica às redes sociais e à região em estudo. A metodologia adotada passou por duas técnicas distintas, uma abordagem qualitativa e uma abordagem quantitativa. Na abordagem qualitativa realizou-se uma entrevista a três hotéis de forma a perceber que ferramentas utilizam na manutenção dos relacionamentos com os seus hóspedes. Na abordagem quantitativa aplicou-se um questionário aos turistas hospedados em hotéis na região, tendo-se obtido uma amostra de 188 indivíduos. Os resultados demonstram acima de tudo que se os hotéis tiverem em conta a personalização, o acompanhamento nas redes sociais, proporcionarem atividades extras, uma boa qualidade de serviço e informações verdadeiras e diversificadas, irão aumentar a satisfação dos seus clientes e posteriormente poderão alcançar a confiança e estabelecer uma boa relação com os seus consumidores obtendo a sua fidelização.
- Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidoresPublication . Alves, Graça Isabel Ramalho; Antunes, JoaquimOs recentes desenvolvimentos tecnológicos têm vindo a alterar as estratégias empresariais e o comportamento do consumidor. O surgimento das redes sociais veio mudar as regras de comunicação de marca. A comunicação é agora transparente e interativa, deixou de se fazer numa única direção e passou a ter múltiplas participações. Dada esta conjuntura o desafio está em garantir a eficácia das ações de marketing e comunicação das empresas, numa fase em que o consumidor tem o poder da informação e de decisão. A solução passa por estabelecer relações de confiança e proximidade com os consumidores. Nas redes sociais a construção de relacionamentos é exponencialmente aumentada, sem restrições no que diz respeito ao espaço e ao tempo. Assim, são cada vez mais as marcas que não prescindem de uma presença nas redes sociais para construir relações próximas com os consumidores, alcançando vantagens competitivas no mercado. É perante esta tendência que surge este projeto de investigação. Considera-se pertinente perceber o comportamento dos consumidores portugueses nas redes sociais, analisar a sua relação com as marcas e consequências nas decisões de compra. Procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamento do tema e recorreu-se à aplicação de questionários para estudar o comportamento dos utilizadores de redes sociais. Os resultados realçam a exponencial utilização e a crescente tendência de acompanhar marcas nas redes sociais. Verifica-se que os consumidores esperam alcançar benefícios pessoais com a proximidade às marcas e que o acompanhamento destas nas redes sociais, influencia o comportamento de compra. ABSTRACT Recent technological developments are changing businesses’ strategies and consumer behavior. The emergence of social networks has changed the rules of brand communication. Nowadays, communication is transparent and interactive; it no longer has a single direction and has started to have multiple participations. In this structure the challenge is to make brand communication reach their audiences, when the consumer has the power of information and decisionmaking. The solution is to establish trust and proximity relationships with consumers. In social networks relationship building has increased, with no restrictions in relation to space and time. Therefore, many brands do not discontinue their presence in social networks in order to build closer relationships with consumers, to achieve competitive advantages in the market. This research project emerges according to this trend. It is pertinent to realize that the behavior of Portuguese consumers in social networks, analyze their relationship with brands and their impact on purchasing decisions. A bibliographic content related to the theme was collected and questionnaires were conducted to study the behavior of social networks’ users. The results emphasize the exponential use of social networks and the increasing tendency to follow brands. It appears that consumers expect to achieve personal benefits with proximity to the brands and monitoring brands in social networks influences buying behaviour.
- A representação da comunicação e do marketing no sistema bancário português : o caso Caixa Geral de DepósitosPublication . Aguiar, Ana Francisca Barreira; Oliveira, Ana Maria; Antunes, JoaquimVivemos numa sociedade de comunicação que nos torna dependentes das tecnologias, sendo impensável nos dias que correm vivermos sem telemóvel, sem televisão, sem carro, sem computador e sem internet. As empresas tiveram que se adaptar a novos métodos para conseguirem comunicar os seus produtos e serviços ao seu público-alvo. O marketing evoluiu e as publicidades são pensadas ao pormenor, de forma a influenciarem de alguma forma o comportamento do consumidor. As estratégias são elaboradas de forma criteriosa para atingirem um objetivo e é através dele que são então construídas cada uma das publicidades que entram pela nossa casa todos os dias, várias vezes ao dia. Para esta dissertação foi efetuado um questionário, que foi distribuído por clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na tentativa de compreender de que forma as publicidades do banco eram recebidas pelos seus clientes, se influenciavam os seus comportamentos e qual a qualidade que estes atribuíam às mesmas. Foram escolhidas três campanhas publicitárias transmitidas em televisão nos dois últimos anos e foi feita uma análise de discurso de cada vídeo, na tentativa de perceber quais os objetivos específicos de cada uma das campanhas e se efetivamente conseguiram atingi-los.