ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Ferreira, Sónia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O papel da comunicação sustentável no distanciamento da reputação Fast Fashion, por parte de uma marca: Estudo de caso ZaraPublication . Saraiva, Beatriz Margarida Loureiro; Ferreira, SóniaA temática da sustentabilidade quer nos processos de produção, quer no negócio como um todo é cada vez mais valorizada pelo consumidor. A indústria da moda, uma das mais criticadas pela consumo de recursos naturais, está sob enorme pressão por parte de organizações ambientais, consumidores e leis governamentais, para que tomem ações que visem diminuir o seu impacto ambiental. O presente estudo visa abordar o papel da comunicação sustentável tem tido como meio para atingir estas exigências, e alterar a imagem percebida pelo consumidor, distanciando-se da sua reputação fast fashion. A investigação decorre através de três analises, começando pelo estudo do website da marca Zara, mais concretamente a secção dedicada à extensão de marca. De seguida, é efetuada a análise da página da marca, na rede social Instagram, onde após uma análise das publicações "verdes", efetuadas ao longo de dois anos (2021 e 2022), se realizou uma comparação. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos alargados esforços efetuados pela marca, esta não efetua investimentos significativos na sua comunicação, através da rede social Instagram. Por fim, e de forma a entender a perceção do consumidor, em relação à comunicação sustentável, foi aplicado um questionário, estudando a imagem inicial e final de uma marca fast fashion, após a exposição ao chamado "marketing verde'. É também, através dos resultados obtidos que se verifica que, apesar de a sustentabilidade ser algo que capta o consumidor e a uma temática a que este dá valor, não constitui uma prioridade quando é efetuada a decisão de compra. Conclui-se então, que as marcas deveram investir na comunicação dos seus esforços sociais e ambientais de forma a dar a conhecer os mesmos ao seu público e destacar o seu produto.
- O Papel da Responsabilidade Social no Envolvimento nas Redes Sociais e Brand Attachment das Marcas de Moda - Estudo de Caso da Geração ZPublication . Lopes, Margarida Caramelo; Santos, Sara; Ferreira, SóniaO conceito de responsabilidade social e ambiental é cada vez mais valorizado pelo consumidor, que se encontra mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Com o objetivo de se adaptarem a esta nova realidade, as marcas de moda utilizam as redes sociais para divulgar as iniciativas conscientes » sustentáveis, promovendo uma imagem positiva e criando uma relação com os consumidores. Assim sendo, as plataformas digitais tornaram-se numa ferramenta essencial, para à criação de brand attachment através da partilha de ações de responsabilidade social, desenvolvendo uma ligação entre o consumidor e a marca. O objetivo da presente investigação danalisaro papel daresponsabilidade social na criação de envolvimento nas redes sociais das marcas de moda e no desenvolvimento da ligação à marca, por parte da Geração Z. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo empírico, constituído por entrevistas a três marcas de moda sustentáveis portuguesas (La Mot. Flair by MR e Kalimearal, pela análise às redes sociais de três marcas de moda sustentáveis (Naz, Isto e Tentree) e por fim, foi realizado um Inquérito por questionário, onde se aplicou à uma amostra de 284 individuos, Os resultados obtidos confirmaram à impacto positivo da responsabilidade social no envolvimento dos consumidores nés redes sociars das marcas de moda, e também demonstraram a influência da responsabilidade social da marca, nó desenvolvimento de brand attachment.
- The Influence of User-Generated Content on Tourism Organizations - The Case of Portuguese Center RegionPublication . Vasconcelos, Maria de Almeida; Santos, Sara; Ferreira, SóniaÀ Internet alterou o panorama da comunicação e levantou desafios significativos em várias áreas de atividade, incluindo a do turismo e hospitalidade. Devido à abundância de destinos turísticos disponíveis atualmente, a competição é notória. Por conseguinte, os destinos turísticos devem conceber estratégias para se destacarem, construírem, e reforçarem a familiaridade e ligação do cliente com a marca. As plataformas digitais, especialmente as redes sociais, são hoje veículos eficazes para a comunicação, atingindo milhões de utilizadores. Como tal, é fundamental que os conteúdos partilhados sejam relevantes e educativos. Além disso, o advento da Web 2.0 proporcionou aos utilizadores a oportunidade de se transformarem de espectadores passivos para criadores, facilitando a troca de pensamentos e conteúdos com outros utilizadores. Conceitos como “conteúdo gerado pelo utilizador” e “boca a boca online” são particularmente significativos neste contexto. Estes são muitas vezes reconhecidos pelos turistas como fontes de informação fiáveis e fidedignas, por vezes mais do que conteúdo criado pela empresa. Estes podem influenciar a decisão de visita de um potencial turista, o que os torna fundamentais para os destinos. Este estudo assume como orientação metodológica a investigação correlacional, com abordagem mista, quanto à natureza dos dados. Como parte do método qualitativo, foi realizado um inquérito por entrevista com a Chefe do Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal, Adriana Rodrigues. Adicionalmente, foi realizado um focus group para melhor compreender a opinião dos turistas da Região Centro de Portugal relativamente às variáveis estudadas nesta investigação. No âmbito da abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário aos turistas e potenciais turistas da Região Centro de Portugal, constituindo-se uma amostra de 515 participantes. Os dados recolhidos foram submetidos a análise estatística utilizando para este propósito o software Smart PLS 3.3.2. Os resultados obtidos sugerem a influência do conteúdo gerado pelos utilizadores na perceção e na qualidade percebida do destino, bem como na intenção de visita. Esta última, por sua vez, influencia o envolvimento dos turistas nas redes sociais. Este estudo “demonstrou também que o boca-a-boca online influencia todas as dimensões do valor da marca do destino.