Departamento de Gestão (DG)
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Browsing Departamento de Gestão (DG) by advisor "Abrantes, José Luís"
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- Análise de Mercado da sidra Somersby, em PortugalPublication . Correia, Carla Alexandra de Almeida; Seabra, Cláudia; Abrantes, José LuísEsta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby, em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A., que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos, comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos, consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract: This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers , in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage. The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits, behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.
- Análise qualitativa e quantitativa de menções nas redes sociaisPublication . Tavares, Mariana Moura; Abrantes, José LuísEste projeto, resume o que eu aprendi e desenvolvi durante o estágio que realizei na Markdata. Pretende salientar a importância da presença das marcas na internet, a importância que o social media tem na comunicação das marcas, e o impacto que elas têm nos utilizadores de redes sociais, como o facebook e twitter. O meu estágio debruçou-se principalmente sobre as áreas das grandes superfícies, alimentação, automóveis, bebidas e bancos. Serviu para me enriquecer tanto pessoalmente como profissionalmente, proporcionando-me uma grande aprendizagem principalmente a nível da análise do social media e da grande vantagem que é utilizar as redes sociais para comunicação de marcas.
- Os Backpackers: a importância do WOM e os seus antecedentesPublication . Alves, Sandra da Conceição Ascensão; Abrantes, José Luís; Omag, AclanO presente estudo analisa os factores antecedentes do conteúdo da mensagem Word-of-Mouth (WOM) dos backpackers. Propõe-se um modelo no qual o sentimento de pertença à comunidade backpacker é um constructo mediador essencial entre as motivações de viagem e o conteúdo da mensagem WOM. O modelo é testado empiricamente através de um inquérito a 656 backpackers de 75 países e utilizando um modelo de equações estruturais. Os resultados indicam que a motivação para viajar, os locais onde se dão as interacções sociais, o sentimento de pertença e as actividades culturais realizadas pelos backpackers influenciam o desenvolvimento do conteúdo da mensagem WOM. Implicações teóricas, de gestão e do ponto de vista do marketing são discutidas. Também são apresentadas direcções para futuras pesquisas.
- ECO Casas do Carvalhal: Projeto de turismo em espaço ruralPublication . Seabra, Neuza Filipa de Almeida; Abrantes, José Luís; Barros, Samuel FerreiraO sector de atividade do Turismo é um dos sectores mais importantes no contexto da economia portuguesa. Portugal ocupa o décimo terceiro lugar entre os países europeus que têm o ambiente mais atrativo para o desenvolvimento da indústria de Viagens e Turismo. As ótimas condições climatéricas, excelentes infraestruturas de alojamento para a prática de vários desportos, gastronomia de renome internacional, espírito de hospitalidade, o enorme acervo cultural (monumentos, museus, manifestações culturais, etc.) e a experiência em receber eventos internacionais, faz de Portugal um destino com uma grande capacidade de atração. O Turismo em Espaço Rural (TER) em particular, tem-se assumido, nos últimos anos, como um dos produtos turísticos de excelência em Portugal atraindo turistas nacionais e estrangeiros. Segundo o Secretário de Estado do Empreendedorismo e Inovação, Carlos Oliveira, “O empreendedorismo de base mais local e territorial (…) pode constituir uma resposta para muitas pessoas que estão no desemprego e que nunca pensaram que poderiam criar a sua própria empresa e resolver o seu problema criando e apostando em áreas onde têm competências e que dominam” (Lusa, 2012). O objetivo deste projeto é a criação de um plano de negócios e marketing para uma estrutura de alojamento e spa na Serra do Caramulo, uma área estratégica de desenvolvimento turístico na região centro de Portugal – ECO Casas do Carvalhal.ABSTRACT: Tourism is one of the most important economic sectors in the Portuguese economy. Portugal occupies the thirteenth place among the European countries who present a more attractive environment for the Travel and Tourism industry development. The good climate conditions, excellent infrastructures to sports practice, internationally renowned cuisine, hospitality, the cultural heritage (monuments, museums, cultural events, etc..) and experience in hosting international events, makes Portugal a very attractive destination. Rural Tourism (TER) in particular, has become in recent years as one excellence tourist products in Portugal attracting domestic and foreign tourists. According to the Secretary of State for Entrepreneurship and Innovation, Carlos Oliveira, "The more local and territorial entrepreneurship (...) may be an answer to many people who are unemployed and who never thought they would able to create their own company and solve their problem by creating and investing in areas where they have skills "(Lusa, 2012). The aim of this project is to create a business plan and marketing structure for a Lodgement and Spa business in Serra do Caramulo, a strategic area for tourism development in the central region of Portugal - ECO Homes Carvalhal.
- Estudo de mercado da formação profissional: um caso de estudoPublication . Ramalho, Ricardo André do Carmo Pais Machado; Abrantes, José Luís; Araújo, PatríciaO presente trabalho consiste num relatório de estágio que visa apresentar a empresa Bestcenter, organização acolhedora deste, e as tarefas que foram realizadas no âmbito do mesmo. Serão apresentados também 2 estudos de mercado da formação profissional de 2 países, a Polónia e o Brasil. A metodologia utilizada para a realização dos estudos de mercado consistiu em pesquisas efectuadas através da internet. Os mesmos abordam aspectos sociais, culturais, económicos sobre os países em causa, bem como das regiões onde a empresa Bestcenter vai internacionalizar a sua actividade. São 2 países com boa taxa de empregabilidade, com um bom crescimento do do PIB, com mão-de-obra atractiva, quer a nível de custos quer a nível de conhecimentos gerais. O estágio curricular foi bastante positivo visto ter sido o meu 1º contacto com o mercado de trabalho. A empresa Bestcenter é uma empresa de formação profissional e consultoria, com sede em Viseu, que se encontra a expandir as suas actividades. ABSTRACT: This work consists of a probation report which aims to present the company Bestcenter, welcoming organization and the tasks that were carried out under this. Are also presented two market research training of two countries, Poland and Brazil. The methodology used to carry out market research consisted of sourveys over the internet They adress social, cultural, economic on the countries concerned as well as regions where the company will Bestcenter internationalize its business. They are two countries woth employment rate, with a a good growth of GDP, with hand labor atrractive either at costo or at the level of general knowledge. The traineeship was very positive because it was my first contact with the labor market. The Bestcenter company is a company training and consulting, with localization in Viseu and which is expanding its activities.
- Estudo do mercado Brasileiro da formação e consultoriaPublication . Varandas, Catarina Raquel Gomes; Abrantes, José LuísO objetivo deste documento é realizar uma pequena descrição da organização onde o estágio foi desenvolvido, e das tarefas realizadas nesta mesma. O estágio desenvolveu-se numa empresa localizada em Viseu, e decorreu no período compreendido entre outubro de 2013 a janeiro de 2014. A empresa foi constituída em 2003, e é uma empresa que presta serviços de formação e consultoria formativa. As empresas tendem cada vez mais a internacionalizarem-se, e esse é um dos objetivos da empresa, apostar na formação no mercado Brasileiro, nomeadamente de cursos na área da Produção Industrial, para obter assim uma grande notoriedade e explorar novos horizontes, desenvolvendo aí negócios. Uma vez que empresa atua na área da Formação e Consultoria, e tem o objetivo de se internacionalizar, é muito importante previamente, fazer uma análise económica e concorrencial do mercado de Fortaleza e do Cariri (Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte) em termos de empresas que atuam na mesma área que esta, para que ao realizar esta análise tenha um conhecimento mais profundo do mercado onde vai atuar, neste caso de Fortaleza e do Cariri e se assim for preciso rever a oferta da empresa, em termos de carga horária, preços e comunicação de cursos. Este trabalho será dividido em duas partes: - Primeira parte: apresentação do grupo Bestcenter, desde os seus produtos e marcas, as principais áreas de formação e consultoria onde actua, a sua estrutura organizacional, os seus clientes e concorrência, etc; - Segunda parte: o estágio na empresa Bestcenter, nomeadamente, os estudos de mercado que realizei, ou seja, as tarefas executadas durante este; e também o projecto de estágio, um estudo de mercado do nordeste brasileiro, baseado no Country Notebook1 , com vista a conhecer esta região a nível económico e cultural, uma vez que empresa já actua nesta região e pretende ser mais abrangente.
- Firms’ Resources and Capabilities: Their Influence on Export PerformancePublication . Vicente, Margarida; Teixeira, Mário Sérgio; Abrantes, José LuísImprove the firms’ effectiveness in export markets is essential to ensure the survival, growth and competitive advantage of exporting firms. Within export markets, firms face a dynamic environment, with a strong competition and rapid technological changes. Through the acquisition and development of internal resources and capabilities, exporting firms can respond more effectively to the competitive and turbulent environment of foreign markets, and thus achieve a superior performance. This is the central subject of this research, which seeks to identify the key resources and capabilities of exporting firms that contribute to increase their effectiveness in export markets. More specifically, this study: (1) develops a scale to measure innovation capability of exporting firms, identifies its key dimensions and tests the impact of all these dimensions on export venture performance; (2) examines the effect of technological turbulence on the development of organizational management dynamic capability, and investigates if organizational management dynamic capability contributes to leverage operational capabilities for innovation (i.e., innovativeness, innovation strategy and technological capability) in order to increase export market effectiveness; and (3) analyzes the influence of firms’ export commitment and innovativeness on the development of their marketing capabilities (i.e., pricing, new product development, marketing communication and distribution), and tests the effect of all these factors on export market effectiveness. An online survey was administrated to exporting manufacturing firms operating in Portugal. The results demonstrate that innovation capability of exporting firms is a higher-order construct formed by four dimensions: innovativeness, technological capability, innovation strategy and new product development capability. All four dimensions are positively and significantly related to export venture performance. The findings also demonstrate that technological turbulence has a significant influence on the development of organizational management dynamic capability, which, in turn, has a significant impact on firms’ operational capabilities for innovation, specifically innovativeness, innovation strategy, and technological capability. However, only innovation strategy and technological capability have a significant direct effect on export market effectiveness. Finally, export commitment has a significant influence on the degree of firms’ innovativeness, which, in turn, has a significant impact on the development of marketing capabilities. In other words, marketing capabilities development depends directly on the level of innovativeness and indirectly on firms’ resources committed to export activity. Export commitment and two marketing capabilities, specifically new product development and marketing communication, have a direct effect on export market effectiveness.
- Marketing territorial: plano estratégico para o Município de VouzelaPublication . Pedro, Marina Ribeiro; Abrantes, José LuísNuma conjuntura onde se assiste a uma enorme concorrência entre territórios no que diz respeito á captação de novos recursos que impulsionam o desenvolvimento (investimentos, moradores, turistas, novas indústrias), torna-se essencial um plano estratégico aliado a uma perspectiva de marketing territorial. Esta perspectiva de marketing territorial aliado a um plano estratégico constitui uma ferramenta essencial no que diz respeito á construção de uma imagem positiva e eficaz do território, que assim aumenta a sua capacidade de atrair recursos e reter os já existentes. O propósito desta dissertação assenta num plano estratégico de Marketing Territorial para o municipio de Vouzela, no qual através de um diagnóstico multi-sectorial se avalia a percepção dos residentes relativamente ás dinâmicas de desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação global do território. Desse diagnóstico resulta numa análise SWOT onde se percepcionam as forças, as fraquezas, ameaças e as oportunidades, do território, e através destas desenvolve-se um plano estratégico de marketing territorial de forma a valorizar e estruturar o território , através de acções que assegurem a satisfação dos cidadãos, investidores e visitantes.
- A utilização do e-Marketing nas práticas de marketing e a performance de exportaçãoPublication . Silva, Bruno Ricardo Correia da; Vicente, Margarida Alexandra Lopes; Abrantes, José LuísEste estudo analisa a utilização das práticas de marketing das empresas exportadoras portuguesas, mais concretamente a utilização do e-marketing por parte destas empresas e a sua performance de exportação. O estudo utiliza o modelo conceptual desenvolvido por Coviello, Milley, & Marcolin (2001) para analisar cinco práticas de marketing em contexto de exportação, designadamente o marketing transacional, o marketing de base de dados, o emarketing, o marketing de interação e o marketing de rede. Os resultados obtidos permitem concluir que as empresas usam as cinco práticas de marketing. Contudo, as mais utilizadas são o marketing de interação, o marketing de rede, e o marketing de base de dados. O eMarketing possui um índice de utilização abaixo das restantes práticas de marketing. O estudo permitiu também identificar associações entre as práticas de marketing e os indicadores de performance de exportação e com as variáveis de ambiente competitivo.