ESEV - DCDM - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCDM - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Azevedo, António Manuel Tavares"
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- Análise da Situação Desportiva do Município de VouzelaPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Laranjeira, JoséIntrodução: Compreender a situação desportiva de um determinado contexto é o primeiro passo para conhecer e analisar o seu “estado de arte”, num determinado momento. Esta “fotografia” momentânea deve possibilitar à organização situar-se no presente e, ao mesmo tempo, delinear o(s) caminho(s) que pretende percorrer para a promoção do desporto como práticas culturais que são fator inequívoco de socialização, integração, saúde e bem-estar. Desta forma, urge estabelecer indicadores tangíveis de realização das organizações, que monitorizem a implementação e eficácia das estratégias e determinem o declive entre as metas previamente estabelecidas e o que realmente se completou. Objetivos: Conhecer a carta de instalações desportivas do município de Vouzela; caracterizar a oferta desportiva, através da identificação dos projetos desenvolvidos pela autarquia; conhecer a opinião dos agentes desportivos acerca da situação desportiva do município; conhecer os agentes e os especialistas das diferentes áreas que direta ou indiretamente estão relacionados com a atividade desportiva do município; atualizar a carta de instalações desportivas artificiais do município de Vouzela. Método: O estudo resulta da combinação entre uma investigação exploratória (pesquisa de campo), composta por uma análise exaustiva de uma entidade em específico, assemelhando-se a um estudo de caso e uma descrição que combina técnicas quantitativas e qualitativas. Resultados: O município apresenta 122 instalações desportivas, de base, especializadas e especiais para o espetáculo desportivo, com incidência nas de base formativa (campos, pavilhões e salas); 4% das instalações encontrase sob gestão direta da autarquia, enquanto que apenas 15% requer requalificação; a autarquia aponta para a “desportivização” dos cidadãos, com especial incidência nas faixas etárias dos jovens e idosos, por motivos de natural “autonomia” destes indivíduos e possui um forte vínculo com o associativismo em diversas modalidades desportivas; o número e qualificação dos agentes desportivos envolvidos é considerado insatisfatório, aclamando um aumento quantitativo e qualitativo dos mesmos; os projetos desportivos em vigor não possuem apoio central, sendo sustentados na totalidade pela autarquia. Conclusões: Aumentar o número de agentes desportivos é fundamental para expandir igualmente a dimensão sócio-desportiva do município de Vouzela; o município apresenta uma flexível estruturação dos seus mecanismos de trabalho, uma vez que as suas ações refletem as necessidades dos seus cidadãos, tentando prestar principal apoio às faixas etárias mais debilitadas, através da adoção de uma política de desporto para todos; não é uma organização estanque, estabelecendo relações com os clubes e associações circundantes, princípio que vai ao encontro do fenómeno desportivo, por si igualmente agregador
- As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Lourenço, Carla; Almeida, MarisaIntroduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education (PE) in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: To assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusion: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through PE, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. PE plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.
- Fatores influenciadores e inibidores do desenvolvimento de ações ofensivas em superioridade numérica 7x6 em AndebolPublication . Branco, João; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Ribeiro, RafaelIntrodução: A evolução da modalidade de Andebol tem promovido a sua complexificação, pelo que os treinadores tentam atenuar os efeitos que a diversidade de variáveis poderá causar na obtenção do sucesso das suas equipas. Assim, a criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador. Objetivos: Aferir acerca da perceção dos treinadores no que concerne a fatores influenciadores e inibidores da opção pelo desenvolvimento de ações em superioridade numérica 7x6. Métodos: Foi concebido um guião de entrevista semiestruturada, cujas categorias foram definidas a priori. Resultados: A utilização das ações em superioridade numérica 7x6 deve-se às dificuldades sentidas na criação de situações de finalização em igualdade 6x6, à necessidade de baixar o ritmo de jogo e de diminuir o contacto entre os defensores e os atletas da primeira linha ofensiva e à necessidade de contrariar sistemas defensivos profundos com marcação individual. Os entrevistados restringem ou inibem a utilização das ações 7x6 pela insuficiência de volume e frequência de treino das mesmas, pela sua utilização em momentos nos quais o resultado se encontra equilibrado ou frente a equipas rápidas a explorar as várias formas de transição ofensivas. Conclusões: Dada a incerteza do contexto de competição, não existe uma fórmula específica para tentar resolver os detalhes que o jogo desvenda. Os entrevistados consideram a tomada de decisão fundamental para o sucesso. A forma como o treinador analisa o comportamento da sua equipa e o da equipa adversária exerce influência nas decisões tomadas pelos atletas
- Maximization and optimization in sports organizationsPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreIntroduction: The importance of the study of organizations as social entities of human development and as fundamental agents of change and evolution, that is, as true institutions, leads to the need for their research in the context of Sport. Objetive: This study aims to analyze the appreciation that sports organizations attribute to the principles of Maximization and Optimization. Methods: Azevedo's institutional analysis questionnaire (2014) was used to assess the degree of agreement of sports communities, and organizations were later characterized in typological quadrants according to Figueiredo's mesoscopic analysis model (2006). The study included 154 respondents, belonging to and distributed by the 24 local sports organizations of Viseu’s district and with different positions in their hierarchical structures. Results: The results reveal significant differences in the valuation attributed to both the Maximize pole and the Optimization pole, as well as the integration of organizations into typologies from 1st to 4th quadrants, according to their preferences. Conclusion: The intentions of sports communities aim to regulate and provide stability to organizational social and sports behavior, so as to be accepted and recognized by their peers.
- Recreation: The organization of other spaces for other learningsPublication . Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresIntrodução: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Através dos brinquedos e das brincadeiras, a criança descobre e explora o mundo que a rodeia. O jogo assume uma componente pedagógica fundamental, uma forma inata de aprender, permitindo à criança desenvolver a sua capacidade de experimentar e apropriar-se do que a rodeia, de forma simples e, por conseguinte, tão formadora. Objetivos: Construímos o corpus deste estudo, cujos objetivos foram: (i) conhecer as perspetivas dos participantes sobre o lúdico e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB; (ii) identificar as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; (iii) percecionar como as escolas concebem os espaços de recreio. Método: O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual semiestruturada, organizada a partir de um conjunto de dezasseis questões efetuadas a professores do 1.º CEB de dois agrupamentos distintos do distrito de Viseu. Participaram do estudo seis professores com experiência profissional, situada entre 10 e 30 anos, no Ensino Primário. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados, desenvolvida em três fases. Resultados: A perceção dos participantes revela que brincar está fortemente associado a aprender, sendo que a criança descobre o seu papel na sociedade e no mundo enquanto se envolve em diferentes atividades e brincadeiras. O recreio é um espaço privilegiado e um dos mais valorizados pela criança, na medida em que oferece oportunidades de alegria e prazer social. Constitui um contexto no qual a socialização assume extrema importância, quer através da interação entre pares, quer da interação que a criança estabelece e desenvolve com os adultos responsáveis por ela. Conclusões: O recreio e os momentos de brincadeira beneficiam a criança e arcam um papel decisivo no seu desenvolvimento global. No contexto específico do nosso estudo, os professores reconhecem esta importância e fazem uso do espaço exterior para implementar atividades para as suas classes, especialmente as que envolvem contacto com a natureza, de modo a facilitar as aprendizagens das suas crianças. Atualmente, o peso e relevância de tais atividades têm vindo a ser gradualmente reconhecidos pelos especialistas.
- Sport training, motivation and well-being place. Study with young swimmersPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução:O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivasrevelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos:Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos:Ogrupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados:Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bem-estar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância emqualquer das dimensões trabalhadas.Conclusão: Éinegável a contribuição do Desportono desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desportoe/ou atividade física constituium importante catalisador para o combate ao abandonoda prática desportiva.
- Validação de um questionário de análise institucional das organizações desportivas autárquicas do distrito de ViseuPublication . Azevedo, António Manuel TavaresA importância do estudo das organizações enquanto entidades sociais de desenvolvimento humano e como agentes fundamentais da mudança e da evolução, ou seja, enquanto verdadeiras instituições, conduz à necessidade da sua investigação no contexto do Desporto. Com efeito, o presente estudo decorre no sentido da construção e validação de um instrumento de análise institucional que modele o quadro intencional de comunidades desportivas, concretamente um questionário que tente medir as dimensões institucionais da Especialização, Uniformização e Centralização. Para tal, recorreu-se aos processos de validação de conteúdo (por pares de especialistas) e de validação fatorial, assim como ao estudo da fidelidade, através da análise da sua consistência interna. O grupo estudado contempla as comunidades desportivas intencionais das 24 organizações desportivas autárquicas do distrito de Viseu, com diferentes funções nas respetivas estruturas hierárquicas. Os resultados obtidos no processo de validação revelaram a extração de uma solução final constituída por três factores que agrupam 31 itens e comportam índices aceitáveis de validade e fidelidade o que, de acordo com o modelo inicial interpretativo, verifica a possibilidade de analisar institucionalmente as organizações desportivas, enquadrando e caracterizando as intenções das comunidades desportivas nos seus respetivos contextos.
- Ventajas y desventajas de las acciones en una situación de juego 7x6 en balonmano sala: Percepción de entrenadores de PortugalPublication . Branco, João Carlos Rodrigues; Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreA modalidade de andebol encerra uma complexidade de organização tática, técnica, física, psicológica e social. Tal tem conduzido treinadores e investigadores a quantificar indicadores predefinidos para analisar as ações que ocorrem com maior frequência em contexto de competição. Perante as restrições impostas pelos regulamentos, os atletas operam para tentar criar situações de superioridade numérica em relação à defesa adversária e, dessa forma, vencer. O presente estudo visa analisar as vantagens e desvantagens da utilização das ações em superioridade numérica ofensiva no contexto da modalidade. Para o efeito, foi concebido um guião de entrevista semiestruturada cujas categorias foram definidas a priori, aplicado a treinadores das duas principais divisões de elite do sistema competitivo da modalidade em Portugal. A criação de um plano estratégico para cada jogo ultrapassa os campos teórico e ideológico do treinador, na medida em que não decorre somente das suas ideias de jogo. As vantagens e desvantagens na utilização de ações em superioridade numérica derivam das crenças que o treinador possui acerca das características dos seus atletas e inerentes índices de preparação. Na génese de utilização das ações em superioridade numérica deverão estar, invariavelmente, os processos de análise e questionamento permanente durante os períodos de treino e/ou competição.