ESEV - DCDM - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCDM - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Title
Now showing 1 - 10 of 66
Results Per Page
Sort Options
- A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da BeiraPublication . Silva, Carla; Pereira, AntoninoÉ extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
- As actividades de expressão e educação físico-motora no desenvolvimento da personalidadePublication . Esteves, João LuísO contributo orientado no complexo processo de desenvolvimento da personalidade de crianças e jovens terá sido, desde sempre, uma das maiores preocupações da instituição Escola. De entre as variadíssimas actividades desenvolvidas em contexto escolar destacamos as actividades corporais, em especial as que se apresentam sob a forma de jogo. Fundamentalmente, porque são alvo de forte adesão por parte das crianças devido à motivação que geralmente consigo transportam.E precisamente por serem aliciantes para os alunos, as actividades corporais devem ser, e são-no efectivamente, um veículo privilegiado neste processo de desenvolvimento da personalidade.
- Análise da Situação Desportiva do Município de VouzelaPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Laranjeira, JoséIntrodução: Compreender a situação desportiva de um determinado contexto é o primeiro passo para conhecer e analisar o seu “estado de arte”, num determinado momento. Esta “fotografia” momentânea deve possibilitar à organização situar-se no presente e, ao mesmo tempo, delinear o(s) caminho(s) que pretende percorrer para a promoção do desporto como práticas culturais que são fator inequívoco de socialização, integração, saúde e bem-estar. Desta forma, urge estabelecer indicadores tangíveis de realização das organizações, que monitorizem a implementação e eficácia das estratégias e determinem o declive entre as metas previamente estabelecidas e o que realmente se completou. Objetivos: Conhecer a carta de instalações desportivas do município de Vouzela; caracterizar a oferta desportiva, através da identificação dos projetos desenvolvidos pela autarquia; conhecer a opinião dos agentes desportivos acerca da situação desportiva do município; conhecer os agentes e os especialistas das diferentes áreas que direta ou indiretamente estão relacionados com a atividade desportiva do município; atualizar a carta de instalações desportivas artificiais do município de Vouzela. Método: O estudo resulta da combinação entre uma investigação exploratória (pesquisa de campo), composta por uma análise exaustiva de uma entidade em específico, assemelhando-se a um estudo de caso e uma descrição que combina técnicas quantitativas e qualitativas. Resultados: O município apresenta 122 instalações desportivas, de base, especializadas e especiais para o espetáculo desportivo, com incidência nas de base formativa (campos, pavilhões e salas); 4% das instalações encontrase sob gestão direta da autarquia, enquanto que apenas 15% requer requalificação; a autarquia aponta para a “desportivização” dos cidadãos, com especial incidência nas faixas etárias dos jovens e idosos, por motivos de natural “autonomia” destes indivíduos e possui um forte vínculo com o associativismo em diversas modalidades desportivas; o número e qualificação dos agentes desportivos envolvidos é considerado insatisfatório, aclamando um aumento quantitativo e qualitativo dos mesmos; os projetos desportivos em vigor não possuem apoio central, sendo sustentados na totalidade pela autarquia. Conclusões: Aumentar o número de agentes desportivos é fundamental para expandir igualmente a dimensão sócio-desportiva do município de Vouzela; o município apresenta uma flexível estruturação dos seus mecanismos de trabalho, uma vez que as suas ações refletem as necessidades dos seus cidadãos, tentando prestar principal apoio às faixas etárias mais debilitadas, através da adoção de uma política de desporto para todos; não é uma organização estanque, estabelecendo relações com os clubes e associações circundantes, princípio que vai ao encontro do fenómeno desportivo, por si igualmente agregador
- As Artes Marciais e Desportos de Combate na Educação Física Escolar – Interpretação CurricularPublication . Bruno Avelar-Rosa, Abel FigueiredoOs Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) em Portugal assinalam a necessidade de garantir o ecletismo e o desenvolvimento multilateral das crianças e jovens. Partindo desta assunção, é observada a proposta curricular efetuada no âmbito das artes marciais e desportos de combate (AM&DC) em relação com a atual formação académica de base dos futuros professores de Educação Física. No seguimento das particularidades analisadas, é efetuada uma proposta de matriz teórica para a abordagem transversal das AM&DC que enfatiza as ações referenciais destas práticas ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de um processo de ensinoaprendizagem vinculado às diferentes possibilidades motrizes que conferem oposição dual. A estruturação das AM&DC apresentadas elogia assim o desenvolvimento de um "saber lutar" transversal promovido pela resolução de problemas associados à lógica dual das tarefas lutatórias, o qual se assume como independente dos constrangimentos técnicos e regulamentares particulares das diferentes modalidades deste grupo de práticas. Esta perspetiva procura estimular os professores, particularmente aqueles que não são especialistas neste âmbito, a compreender a estrutura global das AM&DC para sua posterior aplicação em contexto escolar.
- As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Lourenço, Carla; Almeida, MarisaIntroduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education (PE) in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: To assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusion: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through PE, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. PE plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.
- Barcelona, Immigració i Cultures Esportives: Estudi per a determinar criteris d'intervenció i promoció esportivaPublication . Niubó, Martí; Avelar-Rosa, BrunoResultados do estudo sobre os critérios de intervenção e promoção desportiva em coletivos imigrantes da cidade de Barcelona.
- Caracterização sociodemográfica dos utentes de um Parque de Desportos de Natureza em PortugalPublication . Almeida Soares, João Filipe; Vasconcelos, CarlosOs espaços naturais são cada vez mais procurados pelo homem, como forma de fugir às rotinas do dia-a-dia. Desta forma verifica-se um notório crescimento da prática deDesporto de Natureza. Este estudo teve como objetivo fazer uma caracterização e associação das variáveis sociodemográficas dos praticantes de Desporto de Naturezade um dos maiores parques de Desporto de Natureza e Aventura de Portugal. Para a recolha de dados utilizámos um inquérito por questionário. Quanto aos resultados encontrados, são os indivíduos entre os 26 e os 35 anos, do sexo masculino, solteiros, do Norte de Portugal, com uma educação correspondente ao Ensino Superior e com um rendimento individual mensal entre os 500 e os 1000 euros que mais procuraram o referido Parque de Desporto de Natureza e Aventura. A proporção de indivíduos com idades até aos 30 anos é significantemente superior nos indivíduos solteiros e que auferem até 1000 euros mensais. A proporção de indivíduos provenientes do Norte de Portugal é significativamente superior nos indivíduos com formação correspondente ao Ensino Básico e Secundário e que auferem até 1000 euros mensais. A proporção de indivíduos que têm o Ensino Superior é significativamente superior nos indivíduos que auferem mais de 1000 euros por mês. Estes resultados poderão permitir à empresa que gere este Parque de Desporto de Natureza e Aventura o estabelecer de estratégias para captar um público-alvo com características menos visíveis neste estudo e desta forma aumentar os potenciais clientes do Parque
- Caracterización y desarrollo del “saber luchar”: contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combatePublication . Avelar-Rosa, Bruno; Gomes, Mariana; Figueiredo, Abel; López-Ros, VíctorEl objetivo de este trabajo es definir los principios y contenidos técnico‐tácticos que caracterizan el “saber luchar” en el ámbito de las artes marciales y deportes de combate entendidos en su sentido global. Desde el punto de vista metodológico, buscamos detectar los límites práxicos del conjunto de las diferentes disciplinas de las artes marciales y deportes de combate a través del análisis de puntos de convergencia que puedan conferirles consistencia como grupo de prácticas, y a partir de los cuales resulte posible desarrollar un proceso de enseñanza‐aprendizaje coherente. Los principios y contenidos que consideramos desde esta perspectiva integrada establecen las posibilidades de acción independientemente de los condicionantes técnicos institucionalizados por las diferentes modalidades de combate. Sobre la base de la “estructura técnico‐táctica del saber luchar”, se propone desarrollar el “saber luchar” enfatizando la importancia de incidir sobre la “intención táctica” de los aprendices. La distribución y categorización de las acciones luctatorias que presentamos busca ofrecer herramientas y criterios para ayudar en el proceso de iniciación a las artes marciales y deportes de combate.
- Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.Publication . Santos, Ricardo; Pereira, AntoninoOs alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua
- A Comunidade Desportiva Intencional como Objecto de Investigação e Desenvolvimento da Gestão do DesportoPublication . Figueiredo, AbelEste artigo procura situar as bases programáticas para os exercícios de autoconsciência conceptual interpretativa da gestão do desporto. Utilizam-se alguns pressupostos de uma hermenêutica da motricidade humana, com Manuel SÉRGIO, em contexto desportivo concreto, com Gustavo PIRES. O “movo-me logo existo” elogiados por SÉRGIO (1987) integram o sentir e o pensar humano (FIGUEIREDO, 1996). No entanto, o pano de fundo colectivo dado pelo “estou implicado, logo existo”, inspirado em ORTIZ-OSÉS, assume relevância teórica imprescindível para o elogio da dimensão social no fenómeno desportivo e, assim, na gestão do desporto como instrumento de interpretação e, ao mesmo tempo, de acção sobre o desporto. A definição da motricidade como objecto de estudo e desenvolvimento, o elogio da acção motrícia para lá do motor expressado, são o caminho encontrado para demonstrar a integração da dimensão institucional do conceito de desporto em Gustavo PIRES, apresentando, assim, a comunidade desportiva intencional como objecto de investigação e desenvolvimento da Gestão do Desporto. Ainda em coerência com o modelo mesoscópico de análise transversal (FIGUEIREDO, 2006), termina-se o artigo a elogiar as federações desportivas como os espaços intermédios da institucionalização do desporto, entre os clubes e o quadro internacional olímpico.