ESTGV - DG - Capítulo em obra nacional, como autor
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Browsing ESTGV - DG - Capítulo em obra nacional, como autor by Author "Barroco, Cristina"
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- A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interiorPublication . Barroco, Cristina; Antunes, JoaquimO presente artigo tem como objectivo analisar o contributo do Enoturismo para o desenvolvimento das regiões do interior do país, através de um dos seus principais instrumentos – as Rotas de Vinho. Actualmente, Portugal apresenta 11 Rotas de Vinho que se assumem como pólos catalisadores das potencialidades que as regiões vitícolas encerram em si, funcionando como alavancas de desenvolvimento local e regional. As Rotas de Vinho contribuem para o desenvolvimento de novos produtos turísticos e diversificação da oferta e possibilitam a promoção de determinados locais, tentando combater as assimetrias regionais e captando novos investimentos para o turismo. Neste estudo procura-se perceber como estão organizadas essas rotas e quais os serviços que disponibilizam aos visitantes. Para isso, procede-se à recolha, sistematização e análise de informação resultante de diversas pesquisas, consulta bibliográfica e entrevistas junto de alguns aderentes das rotas. A informação obtida constituirá um ponto de partida na implementação de algumas estratégias para tornar as Rotas de Vinho mais competitivas e, consequentemente, aumentar o seu poder de atractividade, através da complementaridade com outros produtos turísticos das regiões.
- Do vinho ao terroir: Experiências enoturísticas envolventes e transformadorasPublication . Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Salvado, Josefina; Barroco, Cristina; Simões, Orlando; Albuquerque, Helena; Carneiro, Maria João
- A experiência enoturística cocriada pelos agentes da ofertaPublication . Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Conceição; Barroco, Cristina; Cunha, Diana; Pereira, Carla; Salvado, Josefina; Araújo, CristinaOs agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.
- O Impacto dos Incêndios no Turismo em Espaço Rural na Região CentroPublication . Amaro, Suzanne; Barroco, CristinaOs incêndios são um fenómeno que provoca alterações significativas ao nível da paisagem e que tem consequências negativas ambientais, sociais e económicas. Os incêndios que ocorreram em junho e outubro de 2017, na Região Centro, tiveram consequências trágicas, nomeadamente a nível de vidas humanas em que mais de uma centena de pessoas perderam a vida e registaram-se dezenas de feridos. Os fogos obrigaram a evacuar localidades e a realojar populações. Cerca de dez mil pessoas ficaram sem emprego porque as empresas ficaram sem capacidade produtiva (Público, 2018). Estima-se que, só com os incêndios de outubro, 350 empresas ficaram afetadas, causando um prejuízo na ordem dos 360 milhões de euros (Diário de Notícias, 2017a). Segundo a Comissão Europeia, os incêndios destruíram mais de 316.000 hectares em 2017 (Observador, 2017a). Outro impacto significativo foi a nível do Turismo na Região Centro, com a destruição parcial ou completa de empreendimentos turísticos e de diversas atrações turísticas, ligadas à natureza, como, por exemplo, os percursos pedestres, as áreas protegidas e as praias fluviais. Em particular, o Turismo em Espaço Rural (TER), um produto turístico que está ligado à natureza e às paisagens e que delas depende, poderá ter visto a sua tendência de crescimento na Região Centro afetada com os avassaladores incêndios que ocorreram em 2017. O TER é um produto turístico desenvolvido em zonas rurais que disponibiliza um conjunto de atividades e serviços em que a natureza assume uma importância determinante. Como produto completo e diversificado, este disponibiliza alojamento, restauração, animação e lazer, com base num acolhimento personalizado. O seu desenvolvimento deve contribuir para a valorização das características rurais da região, que são a base da oferta, onde os valores, saberes e histórias das comunidades rurais representam uma diferenciação para o turista em termos de experiência. Este estudo tem como objetivo principal identificar os impactos que os incêndios de junho e outubro de 2017 provocaram na oferta de TER na Região Centro, mais especificamente nos 59 concelhos mais afetados por esta calamidade. Pretende-se identificar os impactos diretos (nas estruturas e áreas dos empreendimentos) e os impactos indiretos (serviços e produtos disponibilizados pelas unidades). Serão, ainda, elencadas algumas medidas que os empreendimentos estão a dinamizar no sentido de continuar a afirmar a Região Centro como um destino rural de excelência.
- Mangualde - a terra do entusiasmo e da forçaPublication . Barroco, Cristina; Augusto, LuísaA competitividade de um país ou de uma região na atração de investimento tem sido debatida e estudada por inúmeros investigadores. No entanto, está longe de ser claro o que significa a palavra “competitivo” quando se refere a um país ou uma região. Este capítulo pretende identificar os fatores que fazem de Mangualde um sucesso na atração de investimento. Nesse sentido, o capítulo começa com uma breve apresentação do município e identifica-se a sua estratégia. Caracteriza-se o marketing mix territorial e apresentam-se as principais ações desenvolvidas e que potenciam Mangualde como um concelho atrativo para investimento. O capítulo termina com a apresentação de um caso exemplar, o da PSA Peugeot Citroen.