Browsing by Author "Malva, Madalena"
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- Desenvolvimentos assintóticos e polinómios ortogonaisPublication . Malva, Madalena; Mendonça, SandraNeste trabalho são discutidos melhoramentos às expansões de Edgeworth usando pontos sela (Daniels, 1954), e são fornecidos resultados no contexto da família exponencial natural (NEF) de Morris com função variância quadrática (QVF). Há apenas seis membros na família de Morris, e são discutidas as famílias de polinómios ortogonais associados, todos pertencentes à classe mais geral dos polinómios de Meixner. Expansões com base em pontos sela podem ser reinterpretados em termos de distribuições conjugadas, seguindo o trabalho de Cramér (1928), o que proporciona as bases gerais para a discussão de aproximações assintóticas no domínio do teorema limite central.
- Developing marketing capabilities through export commitment and innovativenessPublication . Malva, Madalena; Vicente, Margarida; Antunes, Maria JoséThis research examines how marketing capabilities, technological capabilities, and organizational innovation influence export performance. More specifically, we examine the impact of marketing and technological capabilities on organizational innovation and the influence of organizational innovation on export performance. We investigate the mediating role of organizational innovation in the relationships between these two capabilities (i.e. marketing and technological capabilities) and export performance. Survey data of 471 exporting manufacturing firms based in Portugal was used to test the relationships between the constructs analyzed in this study. The findings demonstrate that marketing and technological capabilities have a significant effect on organizational innovation intensity, which in turn has a positive impact on export performance. Organizational innovation positively mediates the relationships between marketing and technological capabilities and export performance. Furthermore, the results show that marketing capabilities have a stronger impact on organizational innovation and export performance than technological capabilities. Implications for scholars and practitioners are discussed along with suggestions for future research.
- Dispersion Index, Panjer Stopped Sums, and Variance of MixturesPublication . Malva, Madalena; Mendonça, Sandra; Pestana, Dinis; Sequeira, Fernando
- Distribuições Conjugadas e AproximaçõesPublication . Malva, Madalena; Pestana, Dinis; Mendonça, SandraResultados assintóticos são inspiração e justificação de importantes aproximações usadas em modelação estatística, mesmo quando o intuito é analisar uma mão-cheia de dados. Há, de facto, situações em que a convergência é rápida, mas muitas outras são conhecidas em que a convergência é deveras lenta. Os estudos sobre velocidades de convergência são naturalmente uma parte essencial do corpus das convergências estocásticas. Ao teorema limite central, se o cerne da investigação não se situar nas questões de velocidade de convergência, basta existência de segundo momento (e mesmo esta exigência pode ser relaxada, usando o conceito de variação lenta de Karamata). Terceiro e quarto momentos - e portanto, indirectamente, assimetria e achatamento da população parente ---, por outro lado, são os instrumentos adequados para a abordagem inicial das questões de velocidade de convergência. Reexpressando assimetria e achatamento em termos dos cumulantes de Thiele-Fisher, e retomando ideias implícitas nas expansões de Gram-Charlier e de Edgeworth, por um lado, e de Cornish-Fisher por outro, reencontramos outros instrumentos preciosos, tais como as transformadas de Esscher e distribuições conjugadas de Cramér-Kninchine, e as aproximações usando ponto de sela (que são a base de toda a área de small sample assymptotics); as expansões de Edgeworth diferidas (por vezes apodadas de (tilted Edgeworth expansions), são, de facto, o traço de união de todos estes resultados. Por outro lado, aproximações excelentes são válidas em situações inesperadas, como demonstramos com o exemplo da estável de Lévy, que apesar de não ter sequer primeiro momento pode ser aproximada de forma muito adequada com aqueles instrumentos, que pareciam ter sido talhados para circunstâncias bem diversas. A investigação de expansões de Edgeworth diferidas levou-nos naturalmente ao estudo de famílias exponenciais (e polinómios ortogonais associados), e particularmente às famílias naturais de Morris, com variância que é função quando muito quadrática do valor médio. Por outro lado, o exemplo da Lévy levou-nos a concentrar algum esforço na aproximação por leis estáveis para somas, obtendo resultados parciais mais interessantes no caso de a distribuição parente estar no domínio de atracção standard. Por outro lado, o recurso a tilting permite bons resultados na chamada zona de grandes desvios, e abre a perspectiva de a velocidade de convergência no teorema limite central melhorar de O(1/n1/2) para O(1/n), desde que se use devidamente a teoria de que Daniels foi pioneiro. Uma excursão pela teoria da informação, perspectivando resultados assintóticos como os que correspondem a entropia máxima em situações bem tipificadas, ajuda a compreender este progresso notável.
- Distribuições duais, sua genese e caracterizaçõesPublication . Malva, Madalena; Sequeira, FernandoSeja X uma variável aleatória positiva, com função de distribuição F e valor médio mu. É óbvio que f*(x)=(1-F(x))/mu é uma função densidade de probabilidade no caso de X ser absolutamente contínua, e p*k=(1-F(x))/mu, k pertence a N, é uma função massa de probabilidade no caso de X ser discreta; dizemos que f e f* são funções densidade de probabilidade duais, e pk e p*k são funções massa de probabilidade duais. Se X for Exponencial, f*=f, uma propriedade característica que tem interesse investigar no âmbito mais geral das densidades duais de funções densidade de probabilidade Pareto generalizadas, e outras densidades de Pearson — betas, F de Fisher-Snedecor — que lhes estão associadas de forma simples. No caso de discretas, propriedade análoga é válida no que respeita variáveis geométricas. Na interpretação deste tipo de dualidade encontram-se algumas aplicações interessantes. A dual da Poisson pode ser interpretada num esquema de filtragem com filtro uniforme discreto. Filtros uniformes contínuos são investigados no âmbito de dualidade de variáveis absolutamente contínuas.
- Domínios de Atracção e Velocidades de ConvergênciaPublication . Malva, MadalenaGomes e Pestana (Nonstandard domains of attraction and rates of convergence. New perspectives in theoretical and applied statistics, Wiley Ser. Prob. Math. Statistics, 1987) mostraram que o comportamento pré-assintótico, em valores extremos ocorre em grande variedade de situações e encontraram uma explicação: o domínio de atracção de uma lei estável pode ser particionado num ''domínio de atracção standard`` - em que as constantes de atracção são da forma A n^(1/alpha), onde alpha, é o índice de atracção da estável -, e num domínio de atracção não-standard, em que as constantes de atracção são necessariamente da forma L(n)n^(1/alpha) com L(n), de variação lenta, convergindo para 0, ou infinito. Neste trabalho exploramos a questão da qualidade da aproximação nas caudas no domínio de atracção não standard de uma estável simétrica, impondo um controle extra na sua variação, com um parâmetro de segunda ordem.
- A estatística na medicina fetal: o rastreio da diabetes gestacional e aumento de peso recomendado pela IOMPublication . Matos, Ana; Henriques, Carla; Malva, Madalena; Ferreira, Carolina; Pereira, SusanaO Institute of Medicine (IOM) recomenda ganho de peso diferenciado durante a gravidez de acordo com o índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional da grávida para a população dos Estados Unidos. Analisou-se a adequabilidade destas recomendações na população em estudo no que diz respeito ao peso do recém-nascido e ao risco de parto por cesariana. Adicionalmente, tendo em vista diagnosticar a diabetes gestacional o mais cedo possível, compararam-se valores da análise O´Sullivan em 2 trimestres e propôs-se um limiar de decisão para 1º trimestre.
- Expansões de Edgeworth e Aproximações Pré-AssintóticasPublication . Malva, Madalena; Mendonça, Sandra; Pestana, DinisA ideia de aproximar uma função por outra é central em todas as áreas da matemática, e a invenção dos polinómios ortogonais foi um avanço sobre a aproximação por polinómios de Taylor. As expansões de Edgeworth permitiram-nos construir o enquadramento adequado para repensar o teorema limite central clássico, e as expansões de Edgewortk diferidas (tilted) forneceram novos instrumentos para tratar grandes desvios de somas de variáveis aleatórias. Apresentamos alguns resultados similares para a aproximação de estatísticas ordinais, com uma breve incursão na tema de aproximações pré-assintóticas.
- Identifying characteristics of marketing-influenced eating vulnerabilityPublication . Henriques, Carla; Guiné, Raquel P. F.; Matos, Ana; Malva, MadalenaNumerous people’s dietary decisions are influenced by commercial and marketing motiva- tions. Advertising and marketing tactics are in fact intended to pique consumer attention and influence their purchasing decisions. Yong people are known to be particularly vulner- able [1], and it is of interest to identify some other characteristics that may differentiate most vulnerable consumers. In this study, based in a sample of size 11919, collected as part of the project EATMOT [3], marketing motivations in food choices are analyzed through seven items. Factor analysis was applied by country, looking for a factor structure common to all countries. Three items were consistently combined in one factor. The other items were studied individually. Five variables were, then, considered to measure marketing mo- tivations in consumer’s food choices and used in a cluster analysis. Ward’s method, single linkage, and average linkage were three hierarchical techniques that were used; their results were considered as initial solutions for the k-means method. To find an optimal number of clusters, k-means method was applied to 50 bootstrap samples and the similarity of cluster solutions for different numbers of clusters was examined using the rand index [2]. The two cluster solution emerged as an optimal solution, distinguishing consumers more prone to the influence of marketing (Figure 1). Then, using statistical tests and logistic regression analysis, these two clusters were com- pared. For example, consumers of the Notably Motivated cluster were significantly younger (32.7 vs 36.7 years old, p < 0.005), as expected, and this cluster also had a higher per- centage of women (72.2% vs. 70.2%, p=0.016), a higher percentage of single individuals (51.9% vs. 37.9%, p < 0.005), a lower proportion of individuals with university education (58.3% vs. 66.1%, p < 0.005), more consumers living in rural or suburban areas (37.2% vs. 27.6%, p < 0.005), and more consumers without an active professional activity, that is, unemployed, non-working students or retired (43.1% vs.31.1%, p < 0.005). Furthermore, higher BMI and less physical exercise revealed to be associated with a greater chance of belonging to the notably motivated group (p < 0.005). We thus obtained evidence that the propensity for higher levels of commercial and marketing motivations is associated with socio-demographic, anthropometric, behavioural and health related characteristics of the consumer.
- Marketing motivations influencing food choice in 16 countries: segmentation and cluster analysis.Publication . Henriques, Carla; Matos, Ana; Malva, Madalena; Bartkiene, E.; Djekic, I.; Tarcea, M.; Saric, M.; Bizjak, M.; Dolar, V.; EL-Kenawy, A.; Ferreira, V.; Klava, D.; Korzeniowska, M.; Vittadini, E.; Leal, M.; Frez-Muñoz, L.; Papageorgiou, M.; Guiné, RaquelFood behaviour is governed by different kinds of motivations, some of individual nature and others related with the external food environment. This study investigated the eating motivations in sixteen countries with respect to commercial and marketing influences on food choices. The questionnaire survey was developed between September 2017 and June 2018, via online tools, targeting a convenience sample of residents in sixteen countries (Argentina, Brazil, Croatia, Egypt, Greece, Hungary, Italy, Latvia, Lithuania, Netherlands, Poland, Portugal, Romania, Serbia, Slovenia and the United States of America). The number of valid responses received was 11,919 participants. The data were treated using SPSS software, and the main statistical techniques used included exploratory factor analysis, evaluation of internal reliability through Cronbach’s alpha, cluster analysis (hierarchical and k-means) and logistic regression. The results obtained showed two groups of people: low motivated and notably motivated consumers. The results showed high asymmetries between countries, with highest percentage of highly motivated consumers in Egypt and the lowest percentage of highly motivated in Portugal. It was further observed that consumers more influenced by commercial and marketing aspects (the notably motivated) tend to be women, young, single, less educated, less likely to be professionally active, and those who live mostly in rural or suburban areas. Less exercise and overweight are also factors associated with greater propensity for commercial and marketing motivations. Furthermore, health problems such as shellfish or gluten intolerance, hypertension and high cholesterol confer less propensity to be in the segment of the notably motivated consumers. In conclusion, this work highlighted the role of geographic, sociodemographic and lifestyle factors as food choice determinants.