Browsing by Author "Matos, Isabel Aires de, orient."
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- Consciência fonológica e aprendizagem da linguagem escrita em idade pré-escolarPublication . Coelho, Ananbela Lourenço da Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O domínio da linguagem escrita é essencial para a sobrevivência na sociedade actual, uma vez que nos últimos anos se tem assistido a uma mudança na forma de encarar a apropriação da linguagem escrita pelas crianças em idade pré-escolar. Vários investigadores (Yopp, 1988; Freitas, 1997; Sim-Sim, 2009), têm-se debruçado sobre o construto que assume a consciência fonológica para a aquisição de competências da aprendizagem da escrita. Para que as crianças progridam nas suas conceptualizações sobre a escrita é necessário que adquiram a capacidade de análise do oral e conhecimentos sobre as características da escrita, ao mesmo tempo, que compreendam que as palavras orais são constituídas por vários componentes sonoros (Silva, 1997). Este estudo pretendeu verificar a relação existente entre o desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da linguagem escrita em criança de idade pré-escolar e ainda analisar o contributo que a realização de tarefas de consciência fonológica implicariam nas de escrita. O objectivo principal deste estudo prende-se com estabelecer uma análise da evolução das capacidades fonológicas em função do nível conceptual das crianças em relação à escrita. A aprendizagem da linguagem escrita constitui uma tarefa cognitiva muito exigente, que poderá ser tanto mais facilitada quanto mais desenvolvida linguisticamente estiver a criança. Os dados obtidos permitiram salientar que as tarefas de treino de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar irão dotá-las de conhecimentos, capacidades e competências relevantes para a aprendizagem da linguagem escrita. Deste modo, o educador deve ser um agente de mudança, que programa, reflecte e avalia todo o seu trabalho, com qualidade (Bertram & Pascal, 2009), ao mesmo tempo que assume uma “pedagogia-em-participação (…) cria conversação e significações que se expressam na riqueza das linguagens plurais, narra as aprendizagens experienciais” (Oliveira-Formosinho, 2009, p.89), daí o presente estudo estar associado a uma mudança sustentada de práticas, virada para a qualidade da aprendizagem da consciência fonológica como factor de desenvolvimento da linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : a leitura de histórias e a construção de narrativas de crianças em idade pré-escolar : novas tendências de comunicação e marketing político em PortugalPublication . Oliveira, Marta Rafaela de Sousa Oliveira; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio traduz o percurso profissional desenvolvido numa turma de pré-escolar de um jardim-de-infância de Viseu e numa turma de 2º ano de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Viseu. Partindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender a importância das histórias na construção de um código oral. Daqui surgiu a necessidade de desenvolver um projeto de investigação. A natureza deste estudo foi qualitativa. Os métodos utilizados na recolha de dados foram testes realizados a três crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade. Após a recolha de dados, estes foram sujeitos à análise de conteúdo. Através da análise dos resultados verificou-se a importância de contar histórias para a aquisição da linguagem.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : consciência fonológica em crianças da educação pré-escolarPublication . Albuquerque, Renata Silva; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta experiência permitiu verificar que algumas crianças apresentavam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, particularmente na fonologia. Partiu-se para a formulação de um problema que pretende colmatar lacunas ao nível do desenvolvimento da linguagem oral: “Que estratégias se poderão implementar para desenvolver a consciência fonológica?”. O objetivo principal deste estudo é perceber como se pode desenvolver a consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar, de modo a facilitar a entrada no 1.º CEB, nomeadamente no que respeita à iniciação à leitura e à escrita. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa com a metodologia de observação participante; os dados foram recolhidos no jardim de infância onde o investigador assumiu o papel principal de recolha dos dados. Os instrumentos utilizados durante a recolha de dados foram a observação participante e tarefas de consciência fonológica propostas às crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram concluir que é importante treinar e estimular a consciência fonológica na educação pré-escolar e que são várias as estratégias que o educador de infância pode utilizar.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolarPublication . Almeida, Sónia Marisa Rodrigues de; Matos, Isabel Aires de, orient.O presente Relatório Final é constituído por duas partes: a primeira parte reflete o estágio desenvolvido na Educação Pré-Escolar, numa instituição pública do concelho de Viseu; a segunda parte relata uma investigação levada a cabo sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar. Através deste estudo pretendeu-se avaliar o desenvolvimento da linguagem oral no jardim de infância. Assim, tivemos como propósito aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem oral e qual a sua importância, mais precisamente, como é que o desenvolvimento da consciência fonológica no jardim de infância otimiza o processo de desenvolvimento da linguagem oral, assim como a explicitação de possíveis estratégias e algumas atividades a desenvolver com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : português língua não materna e integração de crianças na escola portuguesaPublication . Guimarães, Diana Cristina da Costa; Matos, Isabel Aires de, orient.O presente relatório final de estágio centra-se no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar, de instituições públicas da cidade de Viseu. Enquadra-se no decurso da formação na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos dois semestres de estágio fomo-nos deparando com algumas realidades existentes nas nossas escolas, como a existência de alunos cuja língua materna não é o português. Assim surgiu o interesse por um conhecimento mais alargado sobre esta temática, levando-nos a uma questão – problema: “Que dificuldades enfrentam os alunos de PLNM na escola portuguesa?” Deste modo, tendo em conta a investigação a realizar, decidimos analisar quatro crianças, de diferentes nacionalidades, que se encontram a estudar numa escola pública da cidade de Viseu. Opámos por uma metodologia de investigação qualitativa, baseada num estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, a observação participante e entrevistas às crianças, à professora da turma e ao professor de apoio destes alunos. Os dados obtidos na investigação, permitiu-nos conhecer melhor a realidade escolar dos alunos de PLNM