Browsing by Author "Silva, Daniel Marques"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A pequena sereia: arquétipo da adolescênciaPublication . Silva, Ernestina Maria; Silva, Daniel Marques; André, Suzana MariaO actual fascínio pela adolescência é um fenómeno relativamente recente na história do desenvolvimento psicossocial do ser humano e, mais ainda, na história do seu estudo e compreensão. É na segunda metade do século XX que se inicia a grande profusão de investigações nesse domínio. O primeiro livro – Adolescence – foi escrito pelo americano Stanley Hall, em 1905. Segundo ele o adolescente opunha-se à criança pela intensa vida interior de reflexão sobre os sentimentos vivenciados. Era uma visão conflitual e que negligenciava os factores sócio culturais que se vieram posteriormente a considerar como fundamentais (Monteiro e Santos, 1998). Na mesma época S. Freud publica os “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, obra que trouxe uma gigantesca contribuição à compreensibilidade da sexualidade infantil, bem como às transformações da puberdade (Dias e Vicente, 1984). É um período de limites controversos, tanto no seu início como no seu terminus, principalmente em termos de limites cronológicos. O seu início é associado ao início da puberdade (aparecimento da menarca/aparecimento da ejaculação) e o seu fim à aquisição de uma identidade sexual fixa e também à formação do carácter (Sampaio, 1994).
- Perceção das mães sobre as práticas dos enfermeiros na promoção do aleitamento maternoPublication . Castro, Raquel José Silva; Silva, Ernestina Maria Batoca; Silva, Daniel MarquesEnquadramento: Amamentar é um ato cujo sucesso depende de fatores históricos, socioculturais e psicológicos da mãe, assim como do compromisso e conhecimento técnico-científico dos profissionais de saúde na promoção e apoio ao aleitamento materno. Objectivos: Identificar a perceção das mães sobre as práticas dos enfermeiros na promoção do aleitamento materno. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística intencional de 88 mães de crianças entre os 2 dias e 3 anos. Utilizámos 1 questionário aplicado em maio de 2012. Resultados: As práticas dos enfermeiros experienciadas por 43,2% das mães foram consideradas pelos investigadores como razoáveis e em 29,5% das mães as práticas foram consideradas como más. A escolaridade, o local e tempo dedicado à atividade laboral estão relacionadas com a perceção das mães sobre as práticas na promoção do aleitamento materno. Conclusão: Os enfermeiros deverão refletir sobre as suas práticas e sua formação em aleitamento materno, motivando as mães não apenas numa perspetiva técnica e normativa mas também numa vertente psicossocial, adequando as suas práticas às necessidades de cada mulher.
- Perceção parental sobre hábitos e qualidade do sono das crianças em idade pré-escolarPublication . Silva, Ernestina Maria Batoca; Simões, Paula Alexandra Duarte; Macedo, Mónica Cristina dos Santos Amaral de; Duarte, João Carvalho; Silva, Daniel MarquesEnquadramento: A qualidade do sono é determinante para o bem-estar durante o dia e para otimizar o desempenho nas atividades de cada criança. Objetivos: Caracterizar os hábitos e a qualidade de sono percebidos pelos pais das crianças em idade pré-escolar. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional. Amostra não probabilística com 642 pais de crianças que frequentavam o ensino pré-escolar dos concelhos de Albergaria-a-Velha (64,2%) e Águeda (35,8%). Utilizou-se o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Resultados: Apurou-se que 64,8% das crianças foi classificada como tendo boa qualidade de sono; 47,2% demoram a adormecer entre 16 a 30 minutos; 88,3% dormem entre 09h30 e 10h30 horas; 84% apresentam uma eficiência habitual do sono muito boa; 75,4% referem perturbação do sono; 97,5% não usam medicação para dormir e 76,6% não referem disfunção diurna. Conclusão: Embora a qualidade do sono seja boa na maioria das crianças, foram identificados vários aspetos preocupantes. Assim, é necessário que seja fornecida educação sobre a higiene do sono aos pais e à comunidade pré-escolar.
- Perception of health professionals about neonatal palliative carePublication . Silva, Ernestina Maria Batoca; Silva, Maria José Machado; Silva, Daniel MarquesTo identify the perception of health professionals about neonatal palliative care. Method: A phenomenological qualitative study, a non-probabilistic sample, of 15 health professionals from a neonatal intensive care unit in northern Portugal. Content analysis was performed. Results: Despite their lack of training in palliative care, the health professionals showed concern for the dignity, quality of life and comfort of the newborn and family. They expressed emotional and relational difficulties in following the trajectories of serious illness and death and in the ethical decisions regarding the end-of-life. Conclusion: It is emphasized that professionals are sensitive to pain and suffering and reveal dedicated and committed in the care of the newborn and family. They are available to train and embrace the current challenges posed by the constitution of pediatric palliative care teams and to help achieve an organizational culture that advances in such care.
- O ruído em neonatologia : perceção dos profissionais de saúdePublication . Silva, Ernestina Maria Veríssimo Batoca; Ramos, Ana Cristina Faria Silva; Duarte, João Carvalho; Silva, Daniel MarquesEnquadramento: É reconhecido o impacto negativo do ruído no recém-nascido em unidades de neonatologia, bem como nos pais e profissionais de saúde, sendo importante a sensibilização para a redução e controlo deste agente stressor. Objetivos: Identificar a perceção dos profissionais de saúde sobre o ruído em neonatologia. Metodologia: Estudo quali-quantitativo e descritivo. Amostra não probabilística com 52 profissionais de saúde. Utilizou-se um questionário ad-hoc construído para o efeito. Resultados: Os profissionais, na sua maioria, consideram a unidade de neonatologia ruidosa, incómoda no desempenho de funções e consideram existir efeitos adversos do ruído, apesar de apresentarem poucos conhecimentos sobre os valores de decibéis recomendados para uma unidade neonatal. Conclusão: A perceção dos profissionais de saúde sobre o ruído indica a necessidade de implementação de um programa de redução de ruído. Considerou-se pertinente a formação e envolvimento da equipa, de forma a serem elementos ativos e mobilizadores na adoção de medidas que promovam um ambiente acusticamente mais saudável para o recém-nascido e bem-estar dos pais e dos profissionais de saúde.
- Sucesso Escolar e Inteligência EmocionalPublication . Silva, Daniel Marques; Duarte, João CarvalhoO Sucesso Escolar é uma temática de relevante interesse para estudantes, pais, professores e instituições escolares. Torna-se importante compreender os fatores que poderão influenciar o desempenho e o sucesso dos estudantes, nomeadamente dos que frequentam o ensino superior. Este estudo procura identificar o modo como a Inteligência Emocional (EI) se relaciona com o Sucesso Escolar nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV). Metodologia: A colheita de dados efetuou-se em Setembro de 2011, numa amostra de 287 estudantes e o tipo de estudo caracteriza-se como quantitativo não experimental, descritivo-correlacional, de corte transversal. Para a colheita de dados utilizámos um questionário de caracterização sócio demográfica e académica e uma escala de avaliação de Inteligência Emocional (EI) da autoria de Rego & Fernandes (2005) Resultados: O género, o estado civil, o tempo de deslocação até à escola e o possuir bolsa de estudo não influenciam o Sucesso Escolar dos estudantes. Verificámos que a idade e o semestre que os estudantes frequentam têm influência sobre os resultados escolares. Os fatores da escala da Inteligência Emocional exercem influência sobre o Sucesso Escolar. Conclusão: Os resultados encontrados neste estudo convidam a uma reflexão sobre a implementação de estratégias que permitam desenvolver nos estudantes a inteligência emocional, de forma a melhorar globalmente o sucesso escolar e, de modo especial, na vertente do ensino clínico.