Browsing by Author "Sousa, Catarina Carneiro de"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- All My Independent Women: An Art Network on Gender IssuesPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Cruz, CarlaAll My Independent Women (AMIW) is an ongoing artistic project based on the debate around gender issues. Its primary aim is to bring to light feminist practices, underrepresented in the Portuguese context. This project was initiated in Portugal but expanded beyond national borders, and now takes place irregularly in various parts of the world. In this article, we will focus on the importance of this international network that grows each year and the way the Internet enhances this process. The several editions have taken the form of art exhibitions that materialize the collective reading of Portuguese feminist books — first “Dicionário da Crítica Feminista / Dictionary of Feminist Criticism” and later, “Novas Cartas Portuguesas / New Portuguese Letters”, both milestones of Portuguese feminist thought. However, the project went beyond the conventional exhibition format by expanding itself in cyberspace, through the use of social media and online virtual environments: the metaverse.
- Art Practice in Collaborative Virtual EnvironmentsPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Eustáquio, LuísThis article addresses and characterises creative art processes in Collaborative Virtual Environments (CVEs), examining how most art works in CVEs escape and resist taxonomic classification given their unstable and fluid nature, which is often open and participatory.
- O Avatar como Corpo ExpressivoPublication . Sousa, Catarina Carneiro deEste estudo analisa o uso de avatares em um ambiente mediado, em particular a sua contribuição para a produção de uma corporeidade virtual. Esta investigação concentra-se na experiência de corporeidade em ambientes virtuais multiutilizador sociais e nas affordances de avatares nesse contexto. O avatar apresenta-se como o signo visível de um corpo distribuído, produzido em conjunto peloo utilizador, código e hardware.
- Creative Collaborative Virtual EnvironmentsPublication . Eustáquio, Luís; Sousa, Catarina Carneiro deThe authors propose to define Creative Collaborative Virtual Environments (CCVEs), as platforms for collaborative and distributed creation in online communities. This will be established by examining virtual worlds as agents of change towards new creative and collaborative models. CCVEs are grounded on three key elements: creation, collaboration, and distribution. These relate not only to the technical, but also to the social layers of virtual online communities. Shared creativity and distributed authorship are approached as examples of specific dynamics rooted upon these three elements. The concept of CCVE is important to the design of emerging virtual worlds, specifically regarding the preservation of affordances for collaborative creativity. Discussion based on these observations demonstrates how collaborative creation of new content and meaning takes place in CCVEs, and how they transform communicative and creative agency in digital communities.
- Criatividade e Arte em Mundos VirtuaisPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Eustáquio, LuísOs mundos virtuais são um meio de crescente relevância. Oferecem possibilidades únicas para criação e interação, sendo por isso objeto de utilização e investigação em numerosas áreas. Este artigo estuda a prática artística em mundos virtuais. Através da discussão de projetos artísticos selecionados pela sua abrangência e pertinência, são definidas tipologias de arte em mundos virtuais. Estas tipologias identificam um conjunto de funcionalidades indispensáveis à realização desses projetos, que no seu conjunto, evidenciam as três affordances fundamentais para o conceito de Ambiente Virtual Colaborativo Criativo: criação, colaboração e distribui- ção. Definindo as fundações necessárias a uma plataforma criativa, aberta à colaboração e partilha, este estudo contribui para o futuro de mundos virtuais enquanto local para a co-criação de conteúdo e significado, por comunidades artísticas e pelo público geral.
- Desenho no DigitalPublication . Sousa, Catarina Carneiro deHá no desenho contemporâneo uma dimensão digital que não pode ser ignorada. O propósito deste capítulo é pensar, de forma muito breve, alguns dos diferentes processos pelos quais esta dimensão digital se tem manifestado no desenho autónomo. Para isso iremos comparar as diferenças entre a remediação digital de processos tradicionais e processos nativamente digitais. Parece- nos particularmente signi"cativo distingui-los, por um lado, mas também compreender como podem, atualmente, tender para a hibridização.
- Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula; Rito, Pedro NevesA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
- IPVerso, Educação e CocriaçãoPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, PaulaNeste capítulo iremos explicar o que é o simulador IPVerso, em que contexto e como foi desenvolvido, enquanto resultado de uma atividade cocriativa. Explicaremos sucintamente o que se entende por Metaverso e por Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos. Vamos abordar os diferentes processos partilhados que desenvolvemos através de diversas workshops e os temas que debatemos nos nossos seminários. Iremos demonstrar que este simulador e as exposições nele patentes são o resultado destes processos cocriativos, comprovando o potencial da utilização do Metaverso em contexto académico
- IPVerso, Education and Co-CreationPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula
- Kromosomer – an experience in shared creative work and expressionPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Dahlsveen, HeidiKromosomer is a storytelling performance that interacted with digital, virtual and social media, using characters from Norwegian legends as a motto to raise questions on alterety: the "other, the not normal, the one that looks "different", which we want to distance ourselves from. The abject, something outside the subject and object, prior to the subconscious, something primitive that has not yet manifested itself symbolically.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
