Browsing by Author "Sousa, Luis"
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- Acesso e exercício do primeiro emprego dos diplomados do ISPVPublication . Sousa, LuisMais que uma questão económica, a dificuldade no acesso ao primeiro emprego regular, por parte dos diplomados do ensino superior, apresenta-se como uma questão eminentemente social, transformando-se num dos fenómenos estruturantes das sociedades ocidentais modernas e numa preocupação de entidades estatais, de onde se salientam as próprias instituições de ensino superior. Face ao progressivo aumento da oferta deste nível de ensino, novos desafios são colocados à população diplomada. As dificuldades na transição para o trabalho ganhou, nos últimos anos, dimensões preocupantes, quando se pensa nas consequências sociais que implica, tendo presente a crescente procura de educação e a hierarquização e regulação da oferta de emprego, que continuam a denotar, de uma forma cada vez mais evidente, dificuldades de absorção de uma mão-de-obra progressivamente mais qualificada. Consequentemente, o que aqui está em causa não é somente o acesso ao emprego, mas igualmente a passagem à vida adulta, reflexo do prolongamento da juventude e das trajectórias escolares. Apresentamos aqui o resultado da análise da transição para o trabalho por parte dos diplomados 2005/06 do ISPV, mais especificamente o acesso e exercício do primeiro emprego regular.
- Diplomas e (Des)Emprego: um estudo de casoPublication . Sousa, Luis; Gonçalves, CarlosA crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e as necessidades do mercado de trabalho têm-se vindo a aprofundar em Portugal, revelando novos desfasamentos à medida que se assiste ao multiplicar de novas “ofertas” formativas a nível superior e se verifica uma crescente instabilidade ao nível da oferta de emprego, transformando o processo de transição ao trabalho por parte dos diplomados do ensino superior, num processo cada vez mais complexo e instável. A desadequação “aparente” das qualificações obtidas pelo crescente número de diplomados, ainda assim longe da média europeia, e as exigências do mercado de trabalho têm vindo a alterar o sentido e a proeminência do fenómeno do desemprego, originando igualmente reestruturações no próprio conceito de emprego desqualificado que afecta a população mais jovem. Este movimento tem ganho nos últimos anos uma vitalidade crescente, constituindo actualmente uma preocupação para as mais variadas instituições implicadas directa e indirectamente neste processo. Pretende-se assim com este trabalho, primeiramente, caracterizar o processo de acesso ao ensino superior por parte dos finalistas (2005/06), proceder à avaliação da formação académica e exteriorizar estratégias e posturas de preparação para o trabalho por parte dos mesmos. De seguida procura-se analisar e caracterizar os processos de transição para o trabalho destes diplomados, respectivos percursos profissionais, os movimentos de fixação regional, tendo presente as relações estabelecidas entre o ISPV, nas diversas áreas de formação, e o mercado de trabalho local. Procurar-se-á, por fim, evidenciar as representações e perspectivas dos jovens diplomados face ao curso superior obtido e ao emprego, antes e após a sua transição para o trabalho, bem como os seus respectivos projectos profissionais.
- Empreendedorismo e Ensino Superior: contornos de implementação do programa PoliempreendePublication . Sousa, LuisA aparente inadequação das qualificações obtidas pelo número crescente de licenciados e as exigências do mercado de trabalho, vem mudando a direção e a proeminência do fenómeno do desemprego, resultando numa reestruturação da desclassificação do emprego jovem. A crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e no mercado de trabalho tem vindo, assim, a aumentar em Portugal, revelando novas lacunas, tornando o processo de transição de diplomados do ensino superior para o mercado de trabalho e para a vida adulta, num processo complexo e instável. Esta situação é representada pelo aumento da concorrência no mercado de trabalho, pelas taxas de desemprego e pela crescente falta de ligação entre as qualificações, competências pessoais e profissionais, oportunidades de carreira e expetativas profissionais. Este movimento vem ganhando, nos últimos anos, vitalidade crescente e, atualmente, representa uma grande preocupação para as várias instituições que estão direta e indiretamente envolvidos neste processo. Promover o empreendedorismo representa hoje, um dos principais aspetos na formação graduados e, simultaneamente, um apoio à transição para o processo de trabalho. O Poliempreende ( 9 ª edição em 2013 ) representa os esforços do Ensino Superior Politécnico neste movimento , e nós pretendemos aqui, contextualizá-lo no cenário nacional verificar, de uma forma exploratória, os seus contornos de aplicação, até ao momento.
- Emprego e Trajetórias Profissionais: o caso dos diplomados do Instituto Superior Politécnico de ViseuPublication . Sousa, LuisMais que uma questão económica, a dificuldade no acesso ao primeiro emprego regular, por parte dos diplomados do ensino superior, apresenta-se como uma questão eminentemente social, transformando-se num dos fenómenos estruturantes das sociedades ocidentais modernas e numa preocupação de entidades estatais, de onde se salientam as próprias instituições de ensino superior. As dificuldades na transição para o trabalho ganhou, nos últimos anos, dimensões preocupantes, quando se pensa nas consequências sociais que implica, tendo presente, a crescente procura de educação e a hierarquização e regulação da oferta de emprego, que continuam a denotar, de uma forma cada vez mais evidente, dificuldades de absorção de uma mão-de-obra progressivamente mais qualificada. Consequentemente, o que aqui está em causa não é somente o acesso ao emprego, mas igualmente a passagem à vida adulta, reflexo do prolongamento da juventude e das trajectórias escolares. Apresentamos aqui o resultado da análise da transição para o trabalho por parte dos diplomados 2005/06 do ISPV, mais especificamente o acesso e exercício do primeiro emprego regular.
- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, LuisA crescente falta de linearidade entre o sistema de formação a nível superior e as características e necessidades evidenciadas pelo mercado de trabalho têm vindo a aprofundar-se em Portugal, revelando novos desfasamentos, à medida que se assiste ao multiplicar de novas “ofertas” formativas a nível superior e se verifica uma crescente instabilidade ao nível da oferta de emprego, transformando o processo de transição para o trabalho, por parte dos diplomados do Ensino Superior, num processo cada vez mais complexo e instável. Este movimento leva a que o acesso a este nível de ensino e a preparação para o trabalho, ainda durante o período de formação, representem posturas de inequívoca pertinência e reveladoras do grau de consciência individual por parte dos jovens face aos desafios da concorrência laboral bem como a sua ligação com a área científica frequentada. Pretende-se primeiramente analisar as particularidades e motivações de acesso por parte dos finalistas 2005/06 do Instituto Politécnico de Viseu, tendo presente o contexto social, geográfico e institucional, e em seguida verificar que tipo de representações e posturas os finalistas exteriorizam face ao acesso, formação, diploma e futuro laboral.
- Processo (s) de Transição ao Trabalho: o caso dos diplomados em Comunicação Social da ESEVPublication . Sousa, LuisA problemática da Transição ao Trabalho, por parte dos diplomados do Ensino Superior, tem ganho na última década em Portugal, uma visibilidade científica crescente. As questões do Desemprego, até aqui maioritariamente ligada aos que não detinham formação de índole superior, alarga-se, atingindo actualmente e de uma forma indiscriminada, o todo populacional, fundamentalmente os pertencentes às fachas etárias mais jovens. Consequentemente perde cada vez mais coerência falar em grupos mais propensos ou não ao Desemprego, o facto é que se verifica uma heterogeneidade crescente na composição dos que são atingidos pelo mesmo. Procurar-se-á analisar de que forma decorreu a integração profissional e respectivos percursos profissionais, por parte dos diplomados tentando igualmente verificar de que forma o acesso a este mesmo diploma superior, acarretou mutações ao nível da sua mobilidade social e geográfica, tendo em conta o enquadramento geográfico específico que caracterizava o respectivo objecto de estudo. As representações dos mesmos face à formação recebida, bem como face ao emprego exercido na altura, constituíam igualmente preocupações paralelas a esta pesquisa.