Browsing by Author "Tavares, Fernanda"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Actas do XIII Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Cunha, Helena; Tavares, FernandaEste livro contém um conjunto de artigos de investigação resultantes do XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.
- Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Tavares, Fernanda; Pinto, HéliaEm 2017, realiza-se em Viseu, pela terceira vez, o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), dinamizado pelo Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM). Estes seminários aconteceram em 1992 e em 2002. Em 1992 realizou-se na Escola Superior de Educação de Viseu o III SIEM. Foi neste seminário que surgiu, de forma mais visível, o Grupo de Trabalho de Investigação, com a aprovação dos seus objetivos e linhas orientadoras. A ideia de constituir, no seio da Associação de Professores de Matemática, um grupo de trabalho dedicado à Investigação em Educação Matemática vinha de trás, do Encontro de Professores de Matemática (ProfMat) de 1989, em Viana do Castelo, por iniciativa de João Pedro da Ponte. Em 1992, Viseu sucedia, assim, ao SIEM das Caldas da Rainha, em 1990, e ao SIEM do Porto, no ano seguinte. A revista Quadrante, publicada pelo GTI, tem tantos anos quantos decorreram desde esse primeiro SIEM em Viseu, 25 anos. Pode dizer-se que a Quadrante nasceu em Viseu, na medida em que no seu número inaugural, que saiu nesse ano de 1992, publicou textos baseados em comunicações realizadas no III SIEM.
- Dificuldades Reveladas por Alunos em Contextos de Aplicação ou Modelação MatemáticaPublication . Tavares, FernandaCom o estudo realizado procurámos identificar, descrever e analisar as dificuldades manifestadas pelos alunos em contexto de resolução de problemas ligados à realidade, procurando perceber a forma como alunos recém-chegados ao ensino superior utilizam os seus conhecimentos matemáticos para resolver situações ligadas à realidade, tendo disponíveis algumas ferramentas computacionais.
- Interacções na aula de MatemáticaPublication . Monteiro, Cecília; Menezes, Luís; Tavares, Fernanda; Ponte, João Pedro; Almiro, João; Matos, José ManuelEste livro colige um conjunto de trabalhos apresentados no Seminário de Investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática, realizado em Abril de 1999, na cidade de Mangualde. A escolha do tema do seminário, que dá o nome a esta obra – Interacções na Aula de Matemática — foi precedida de bastante discussão no seio do grupo incumbido de organizar este evento. A par das Interacções na Aula de Matemática surgiu também a hipótese de nos centrarmos sobre a Comunicação na Aula de Matemática. Na verdade, existe uma grande proximidade e interligação entre ambos os temas, como se evidencia nos trabalhos de investigação realizados no âmbito da educação matemática. A comunicação verbal que ocorre na sala de aula é uma forma de interacção recorrendo tanto à linguagem natural como à linguagem matemática. Neste sentido, pode-se estudar as interacções entre alunos e professor sem se estar preocupado com questões relacionadas com o processo comunicativo. Por se reconhecer maior abrangência no tema das Interacções comparativamente com o da Comunicação, optou-se pelo primeiro como temática central do encontro. Outro aspecto que influenciou, de algum modo, a escolha do tema foi a tradição de investigação em educação matemática que existe por detrás de cada um dos temas, tanto no plano nacional como no plano internacional.
- Números racionais não negativos - tarefas para o 5.º anoPublication . Menezes, Luís; Rodrigues, Cátia; Tavares, Fernanda; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosEste livro contém um conjunto de tarefas matemáticas, e a sua exploração, para apoio ao novo programa de Matemática do ensino básico.