ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
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- Motivation and relationship of the student with the school as factors involved in the perceived learningPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José LuísMotivation should be seen as a very important factor in the learning process. The motivated student has the inner strength to learn, to discover and capitalize on capabilities, to improve academic performance and to adapt to the demands of the school context. Contextual factors like the psychological sense of school membership may be also especially important to students’ classroom engagement, their motivation and learning success. So with this study we intend to examine how the sense of school belonging and intrinsic motivation influences perceived learning.A structural model reveals that the negative sense of school belonging has a negative impact on intrinsic motivation and on perceived learning. In turn, intrinsic motivation positively and significantly influences perceived learning in the course.
- O Paradoxo da Incapacidade das pessoas muito idosasPublication . Araújo, Lia; Ribeiro, OscarIntrodução: O grupo de pessoas com 80 e mais anos é o segmento populacional que mais cresce anualmente e espera-se que até 2050 constitua 3.4% do total da população mundial (UN, 2002). Com o avançar da idade, perdas relacionadas com o processo de envelhecimento traduzem-se numa pior saúde física e funcional, mas são precisamente as pessoas mais velhas, com 80 e mais anos, que avaliam a sua saúde como mais positiva, especialmente quando se compararam com outras pessoas. Este paradoxo constitui uma das grandes contradições da literatura que foca as especificidades do grupo dos muito velhos e sugere a influência de outros factores na mediação entre saúde objectiva e subjectiva. Objectivo: Analisar como varia a relação entre a saúde objectiva e a saúde física com o avançar da idade. Metodologia: Recorreu-se a uma amostra de 991 pessoas residentes na comunidade, 698 mulheres (70,4%), com idades compreendidas entre os 65 anos e os 101 anos (média de 74,1 anos, SD 6.5). Na recolha de dados utilizou-se o General Health Questionnaire e o Questionário sobre Saúde e Estilos de Vida. Foi também recolhida informação sociodemográfica. Resultados: Análises comparativas entre os grupos etários demonstraram diferenças significativas na saúde subjectiva, objectiva e mental dos indivíduos. O grupo das pessoas muito idosas (n= 207) revelou pior saúde objectiva, com mais pessoas a apresentar incapacidade (AVD e AIVD), pior capacidade de visão e uma melhor auto-percepção de saúde. As diferenças entre grupos de idade ao nível da saúde subjectiva foram mais significativas na questão sobre como comparam a sua saúde em relação a outras pessoas. Conclusão: Apesar do comprometimento da capacidade funcional e do aumento de distress psicológico, as pessoas com 80 e mais anos não apresentam, necessariamente, uma saúde física pior, nem uma auto-avaliação mais pessimista do seu estado de saúde, especialmente quando se comparam a outras pessoas. Estes dados demonstram que os mais velhos parecem possuir capacidades que podem ser canalizadas e orientadas para prover à sua própria saúde, pelo que conhecer as características deste grupo, considerado a “elite biológica” da sua geração, permite identificar medidas de promoção de um envelhecimento bem sucedido.
- Cultural adaptations of evidence-based family interventions to strengthen families and improve children’s developmental outcomes.Publication . Kumpfer, Karol; Magalhães, Cátia; Xie, JingEvidence-based parenting and family interventions are effective in improving parenting skills, positive parent–child relations and children's developmental outcomes. Programmes based on “principles of effective prevention” do not prove that a programme works. Evidence-based programmes (EBPs) are programmes tested in multiple randomized control trials by different researchers and producing large effect sizes. Hence, selecting a family EBP that best matches the local family needs and culturally adapting is the best route to positive family outcomes versus creating a new unproven programme. Lists of EBPs include the author's recent UNODC worldwide search and www.strengtheningfamilies.org. This article includes recommendations for culturally adapting and implementing a family EBP in diverse cultures plus lessons learned from dissemination of the author's Strengthening Families Programme (SFP) to 22 countries. These include ideas for developing local and international partnerships, language translations, developing new training systems and materials, and funding support from developed nations for the implementation and evaluation.
- Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.Publication . Rocha, João; Sá-Chaves, IdáliaNo quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.
- Potentialities of the International Classification of Functioning, disabilities and Health in educational contextPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaNowadays, the World Health Organization (WHO) has two reference systems, the tenth revision of the International Classification of Diseases (ICD-10) and the International Classification of Functioning, Disabilities and Health (CIF), which plays a central role in the conceptualization of impairment and disability. More recently, WHO has promoted the development of version of the ICF for children and youth (ICF-CY) for universal use in the areas of health, education and rehabilitation. In the Portuguese context, as part of the reorganization of Special Education, the Ministry of Education stipulates that the evaluation is done by reference to the ICF-CY and the results should also serve as a basis for the development of individual educational program.
- Early intervention in childhood: study on the evaluation of the satisfaction of familiesPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Gonçalves, Sandra; Felizardo, SaraEarly intervention with children at risk is a unique opportunity to influence positively their future development. This paper presents a study with thirty-five mothers, supported by a Local Intervention Team, in order to assess parental satisfaction on services provided. This desire is particularly relevant not only for the impact they can have on improving the quality of their work, but also in promoting parenting skills and involvement of families in the intervention processes. It is an exploratory study and the results show a high degree of satisfaction in the following dimensions: support to parents, model and support structure and administration of service and less satisfaction areas: dissemination of their rights and social environment in the relationship between parents and professionals.
- Parental stress and social support for families of children with special education needsPublication . Felizardo, SaraThe research on the functions of social support for families of children with special education needs has been sustain that this construct influences different dimensions of parental functioning.
- Predictors of anxiety in centenarians: health, economic factors, and lonelinessPublication . Ribeiro, Oscar; da Costa Teixeira, Laetitia; Araújo, Lia; Afonso, Rosa Marina; Pachana, NancyCentenarians' psychological well-being is presently of great interest in psychogeriatric research but little is known about factors that specifically account for the presence of clinically relevant anxiety symptoms in this age group. This study examined the presence of anxiety and its predictors in a sample of centenarians and aims to contribute to a better understanding of anxiety determinants in extreme old age.
- Successful aging at 100 years: the relevance of subjectivity and psychological resourcesPublication . Araújo, Lia; Ribeiro, Oscar; Teixeira, Laetitia; Paúl, ConstançaVery old individuals seem to present an admirable capacity to overcome adversities and adapt to the challenges of advanced age. However, studies focusing successful pattern of centenarians found that they may easily fail to be categorized as successful agers when objective criteria are applied. The present study examines if centenarians can be considered successful agers. Following Rowe and Kahn's successful aging model, the primary goal was to clarify whether centenarians are able to be successful agers according to objective and subjective criteria of no major disease and disability, high cognitive and physical functioning and engagement with life. The second goal was to investigate whether socio-demographic factors, psychological, social, and economic resources are related to objective and subjective successful aging profiles.
- Entre a Macrorreferencialização da Avaliação do Desempenho Docente e a Burocracia Periférica.Publication . Ramalho, HenriqueEstando enquadrada no paradigma weberiano da sociologia compreensiva e interpretativa, a análise apresentada neste texto decorre, mais latamente, de um estudo de caso focalizado na compreensão das dinâmicas macro, meso e microdiscursivas desenvolvidas em torno da avaliação do desempenho docente. Em linha com o quadro epistemológico sedeado nas ideias-base da sociologia compreensiva, optou-se por uma orientação metodológica que abarca algumas características de um estudo de caso. Em termos procedimentais, recorremos a várias técnicas de observação, designadamente, a entrevistas em profundidade com atores perspetivados como informantes chave do agrupamento de escolas observado, aos documentos oficiais e oficiosos escritos existentes, a testemunhos ou documentos pessoais e, a título de complementaridade, ao inquérito por questionário, vincando-se, assim, um esforço intencional para proceder ao exercício da “triangulação” de dados a partir de diversas fontes de evidência. Concretizamos uma proposta de interpretação e compreensão das diversas relações estabelecidas entre o discurso oficial e as decorrências operadas ou, pelo menos, suscitadas pelas dinâmicas produzidas ao nível das instâncias microinstitucionais do sistema educativo, em torno da prerrogativa de uma macrorreferencialização da avaliação do desempenho docente e dos movimentos (re)produtores da burocracia periférica. O trabalho de análise e interpretação dos resultados da nossa investigação leva-nos, num primeiro ponto, a destacar o efeito centro burocrático das referências macrodiscursivas, analisando a prerrogativa do eixo burocrático alusiva à macroestrutura do sistema educativo, a qual concretiza uma perceção da referencialização baseada no discurso oficial do significado do desempenho docente e consequente avaliação. Porquanto, as estruturas, os normativos, as práticas e os comportamentos surgem, na perspetiva da face oficial do sistema educativo, estruturados e impostos heteronomiamente por via da normalização burocrática central. Num segundo ponto de análise e interpretação dos nossos resultados empíricos, discutimos as lógicas do engajamento dos atores escolares operadas a partir da burocracia periférica, a qual nos remete para a esfera do eixo da burocracia periférica, com os designados movimentos integradores da avaliação, vislumbrados a partir de uma socialização socioprofissional, operada em conformidade com a norma central e das consequentes tendências para a (re)produção do padrão avaliativo central. Como principais conclusões, destacamos, por um lado, a concretização de um esquema de engajamento organizacional de onde sobressaem a lideranças “emergentes”, sedeadas num novo locus de autoridade e poder legais. Por outro lado, alertamos para o efeito da subordinação hierárquica de matriz gerencialista, enquanto tecnologia de regulação periférica da ação dos docentes, a par de um reforço do efeito regulamentar exercido a partir do centro.