ESEV - DCA - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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- Representações de higiene social e de eugenia criminal na obra do médico Luís de PinaPublication . Barroso, PauloPartindo do pressuposto de que o estudo da personalidade permite estabelecer as tendências constitucionais dos delinquentes, considera-se útil o papel desempenhado pelas diversas ciências sociais e humanas que explicam a génese do crime. No entanto, o estudo da personalidade criminal não é tão simples e constante nem inspira tão confiantes certezas nos resultados. Apesar deste carácter incerto, deposita-se alguma credibilidade nas psicoscopias e psicometrias dos delinquentes, tendo o objectivo de estabelecer prognósticos de conduta. Independentemente do emprego dos mais categorizados e idóneos testes ou provas na identificação e classificação social dos delinquentes, essas possibilidades são, por vezes, modestas e limitadas, porque ocorrem deficiências, insucessos de prognóstico e diagnóstico. O médico Luís de Pina (1901-1972) chamou a atenção para o facto de, na Medicina, Antropologia Social e Criminal, Psicologia, Direito, Biologia Criminal ou Criminologia, serem objecto de preocupações periciais e científicas os delinquentes, isto é, “as personalidades delinquenciais aprisionadas”. Tendo por base este enquadramento teórico, a vasta obra de Luís de Pina, essencialmente nas áreas mencionadas, encontra-se ainda desconhecida. Tendo por base o estudo e análise de significativas investigações académicas deste autor, os objectivos da presente proposta de comunicação passam por i) abordar as formas de representação social da eugenia criminal; ii) contribuir para a divulgação desta temática disciplinar em voga no século XX português; iii) demonstrar a importância da Antropologia na Medicina e também a correspondente importância da Medicina na investigação criminal e na aplicação da lei sobre os criminosos (nomeadamente as questões da imputabilidade e da liberdade condicional); e iv) relevar o ensino e a investigação científica aplicável à organização política e social e à designada “higiene social”. A metodologia seguida prende-se com uma vertente eminentemente teórica: a recolha selectiva e significativa de textos do autor e posterior análise, compreensão e interpretação. Os resultados do estudo traduzem-se na concretização dos seus objectivos propostos, isto é, a contribuição para a divulgação científica e melhoramento dos mecanismos e dispositivos da organização social em Portugal realizados por Luís de Pina.
- Pós-modernidade e globalização da educação em Gilles LipovetskyPublication . Barroso, PauloA obra O Crepúsculo do Dever constitui um diagnóstico das sociedades contemporâneas ocidentais. Trata-se de uma análise sociológica em que Lipovetsky considera que vivemos numa época de pós-modernidade. Uma época que se caracteriza por ser pós-moralista, porque a moral religiosa tradicional foi rejeitada a favor de uma moral laica. Esta perspectiva crítica da sociedade e do Homem (ou da condição humana) faz uma abordagem da precariedade do sistema de valores pós-moderno que sustenta as sociedades contemporâneas. Os valores não desaparecem, mas transformam-se. A época do dever (da moral austera e das virtudes colectivas) terminou. Estamos agora na época do pós-dever, porque procuramos uma moral pela qual a realização pessoal orienta a cultura.
- Language-use as a grammatical construction of the worldPublication . Barroso, PauloThe aim of this paper is to take into account possible answers to the following questions raised by the reading of Wittgenstein’s remarks on the philosophy of psychology: how is the connection between public signs (e.g. ordinary words) and mental images established? In other words: why does a mental image have a certain meaning or refer to a given content? This topic supposes the linguistic expression and rests mostly on the general relation between subjectivity and privacy of experience and the public nature of language.
- Mythic meanings and ideology for beliefs in God: Is religious fear a disease?Publication . Barroso, PauloEvery day we make use of a huge variety of signs. For the most times, we do it deliberately, creating a wide range of messages and meanings. However, sometimes we use signs unconsciously, since verbal language is not the only medium for human communication. The problem is: we still creating a wide range of messages and meanings using signs unconsciously? A sign can be used without any intention of the emitter to communicate anything?
- Documentário com Características InterativasPublication . De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Antunes, Maria JoãoFace à crescente e constante evolução tecnológica são evidentes as rápidas mudanças ocorridas no contexto da comunicação audiovisual. As transformações no processo produtivo do audiovisual, na relação com os suportes de difusão e de visualização, como nos modos de consumo dos produtos comunicacionais não podem ser dissociadas dos novos suportes e linguagens que derivam da tecnologia digital e interativa. Considera-se, por isso, pertinente estudar as limitações, as possibilidades e as implicações da transposição do documentário convencional, com uma estrutura marcadamente linear, com um forte carácter autoral e unidirecional na relação com o espectador, para um ambiente Web potenciador de interatividade e promotor de uma apropriação adaptada às características próprias que determinam o perfil de consumo de utilizadores/públicos diferenciados. No presente artigo faz-se uma análise sumária dos conceitos que resultam da relação entre o documentário e as plataformas digitais interativas, em particular a Internet. Com base na revisão efetuada, propõe-se uma abordagem metodológica – sustentada pelas técnicas de recolha de dados análise fílmica e inquérito por entrevista, e abarcando três tipos diferenciados de intervenientes: realizadores/documentaristas, programadores Web e utilizadores da Internet (especialistas e não especialistas da área audiovisual) - que visa responder à questão de investigação “De que forma o ambiente digital interativo pode afetar práticas de produção e apropriação do género audiovisual documentário?”. Do estudo efetuado prevê-se obter resultados que atestem se novos modos de apropriação do documentário, assentes na comunicação interativa, influem na necessidade de implementar novas formas e/ou práticas de produção documental. The convergence of media, focusing on digital technologies, assumes new forms of content production. This technological mediation also enhance new consumer profiles. Changes in the process of audiovisual production cannot be dissociated from the new media and languages, that derive from digital technology and interactivity. It is relevant to study limitations, possibilities and implications of the implementation of the documentary to a conventional Web environment: the passage of the documentary with a linear structure, with strong characteristics of the author and unidirectional in relation to the viewer, to a context of interactivity that determine the consumption profile of users. This paper describes a brief analysis of the concepts that result from the relationship between documentary and interactive digital platforms, particularly the Internet. Based on a review of the literature, we propose a methodological approach, supported by film analysis and interview: producers / filmmakers, web developers and Internet users (experts and non experts in the field recording). The aim is to answer the research question "How does the interactive digital environment affect production practices and appropriation of audiovisual documentary genre?".
- Keith Haring’s personal visual lexicon and public semiotic-artPublication . Barroso, Paulo
- Retórica da imagem publicitária no espaço público pós-secular: metáforas e iconocracia do pensamento colectivoPublication . Barroso, PauloPartindo do pressuposto de que hoje vivemos, paradoxalmente, num tempo e num espaço globais, fundidos e estereotipados, ambos caraterizados pela proliferação de estilos de vida uniformizados e de formas de cultura essencialmente visuais, a omnipresença de ecrãs e, por conseguinte, de imagens estrategicamente trabalhadas influenciam os modos de ver, comunicar, agir e pensar de um modo deliberado ou inadvertido. Neste sentido, o problema a analisar com esta proposta de artigo são as implicações semânticas e pragmáticas da retórica sobre os discursos modernos, i.e. pretende-se responder à questão: Qual é a relação da ubiquidade retórica visual com a massificação da sociedade e a (re)criação de mitos ou imaginários sociais num tempo e espaço pós-seculares? Da ideia de “civilização da imagem” de Deleuze como civilização do cliché e da ubiquidade das imagens, segue-se uma estratégia reflexiva e crítica, com o objectivo de compreender a iconocracia do espaço público e testar a hipótese da sua tautologia pelos discursos epidícticos e apodícticos, que resemantizam e secularizam este espaço público em imaginário social e modo estratégico de expressão do pensamento colectivo.
- Das representações de engenharia social da Belle Époque às práticas actuais de eugenia na identificação de patologiasPublication . Barroso, PauloNa História da Medicina em Portugal, durante a Belle Époque, as práticas médicas de engenharia social estudaram a personalidade e estabeleceram tendências constitucionais dos delinquentes com base na ciência, para assim explicar a génese do crime. Apesar de a credibilidade (nas psicoscopias e psicometrias dos delinquentes) estabelecer prognósticos de conduta, o estudo da personalidade criminal não é tão simples e constante nem inspira tão confiantes certezas. Independentemente do emprego dos mais categorizados e idóneos testes ou provas, essas possibilidades são, por vezes, modestas e limitadas, porque ocorrem deficiências, insucessos de prognóstico e diagnóstico. Na Medicina, Antropologia Social e Criminal, Psicologia, Direito, Biologia Criminal ou Criminologia, os delinquentes eram objecto de preocupações periciais e científicas, ao mesmo tempo que a ciência servia interesses higienistas na organização social.
- Os media digitais, a gastronomia e a marca do destino: o caso da Região Dão Lafões e Alto-PaivaPublication . Augusto, Luísa; Barroco, CristinaA gastronomia é um elemento poderoso na construção da marca das regiões e dos destinos. Os novos meios de comunicação podem reforçar a imagem destes através da disseminação regular de conteúdos e mensagens consistentes e coerentes, dos produtos endógenos, que definem a identidade gastronómica de uma região, desempenhando, assim, um papel crucial na promoção e valorização desses mesmos produtos e da marca do destino. Este estudo exploratório tem como objetivo analisar o papel dos media digitais (websites, facebook e blogues) na disseminação de informação sobre a marca do destino Dão Lafões e Alto Paiva (RDLAP), através da comunicação e divulgação da gastronomia e dos produtos endógenos desta região. São analisados os websites da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e das cinco Câmaras Municipais que integram a RDLAP. Analisaram-se, também, os websites, facebook e blogues das Entidades Produtoras e das Confrarias Gastronómicas desta região. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos. Os resultados obtidos confirmam que nos media digitais dos Produtores e das Câmaras Municipais são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. Este estudo traz um contributo científico, na medida em que aprofunda o conhecimento sobre marcas de regiões e prático, sugerindo pistas orientadoras para os diferentes intervenientes responsáveis pela comunicação da identidade gastronómica do destino.
- As práticas de comunicação em ambiente, de Cabo Verde à República Checa: dois territórios unidos pela sustentabilidade.Publication . Silva, Paulo; Pato, Lúcia; Campos, SofiaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, ONGs, municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar um posicionamento omnicanal e que a comunicação online é uma componente crucial das estratégias de comunicação. OBJETIVO O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar as estratégias de comunicação de dois territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações ambientais e da sustentabilidade, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. METODOLOGIA Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas quatro entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e ainda da cidade de Praga (República Checa). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO As estratégias de comunicação, ações de sensibilização e a tipologia dos conteúdos são as categorias que apresentam maior robustez. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das estratégias de comunicação omnicanal que privilegiam tipologias de conteúdos tradicionais e online. IMPLICAÇÕES São discutidas as implicações que se concentram na difusão e aplicação de boas práticas de comunicação dos municípios estudados e o modo de envolvimento da comunidade nos objetivos definidos.